PplWare Mobile

Smartphones: O que se passa com a autonomia das baterias?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Leal says:

    O meu é um Hauwei P20 pro e considero-me bem servido, com uma utilização intensiva dura-me dia e meio e com uma utilização normal, dois ou três dias!!

  2. Marcos says:

    Boas as informações, estão de parabens
    Obrigado

  3. hommer says:

    de facto por mais evoluídos que estejam a nível de hardware e optimização de software, a bateria continua a ser o calcanhar de Aquiles , não metem baterias de maior capacidade para não comprometer a espessura do telefone…

    no entanto há soluções no mercado para combater esse problema, para utilizadores extremos em que a bateria não chega para um dia inteiro, e nem toda gente gosta de andar sempre com o telefone agarrado ao carregador…

    ainda uso um galaxy S4 , e num uso abusivo mal durava um dia com a bateria de origem, até que comprei uma bateria de athermarket com 3x a capacidade da original e respectiva capa, ficou um pouco atijolado, mas isso a mim não incomoda nada, o que é certo é que em uso extremo agora dura 5 dias sem passar pelo carregador, em uso moderado chego a estar mais de 15 dias sem necessidade de carregar o telefone…

    preciso de um telefone funcional e não de um telefone para andar a mostrar, logo a autonomia é algo que valorizo bastante, dai estar a borrifar-me para a opinião de outros, andar agora constantemente a carregar o telefone, isso para mim não funciona…

    tenho amigos, colegas, familiares, com telefones recentes e muitos de topo, numa utilização intensiva os ditos mal duram um dia, sejam android ou IOS, tem de andar sempre a carregar o telefone mais que uma vez ao dia, já lhes disse que tem capas powerbank que facilita para essas situações, mas não a desculpa é sempre que fica grosso e não gostam ou não cabe nos bolsos, enfim cada um sabe de sim, eu ao menos ando descansado…

  4. el chapo says:

    nao tenho nada a reclamar do meu xiaomi M1 da para 48 horas seguidas

  5. Interpol says:

    Tenho um Asus Zenfone Zoom S (entre o 3 e o 4) há um ano e meio. A bateria de 5000mAh foi um fator em consideração para o comprar. No início durava tranquilamente 3 dias uso normal, agora aguenta 2 dias (redes moveis e Bluetooth sempre ligados, jogos, spotify sempre que ando de carro e muitas vezes localização e maps). É provável que ao fim de três anos já só aguente 1 dia.

    Fico admirado como é que as pessoas pagam mais de 800€ por um smartphone (independentemente da marca) que dura apenas 1 dia inicialmente ou como vemos, às vezes nem isso. Depois têm o telemóvel a carregar em casa, no trabalho, no carro… são as opções de cada um.
    Mas se o utilizador comum começar a ligar mais a este fator, as marcas farão um esforço nesse sentido. Quem sabe para o ano não haja uma marca a mandar um topo de gama com garantia de 2 dias de utilização intensiva. Seria muito mais impressionante do que ter mais 100 de pontuação no benchmark xyz.

    • Far says:

      Ora nem mais. Nem sequer é rara a situação em que um novo modelo pouco mais tem a oferecer do que ter o ultimo cpu da moda que pouco ou nada mais trásdo que meia duzia de valores a mais nesses ditos benchmarks. O quecna prática em pouco se traduz em mais valias para o utilizador.

      Já anunciar um telefone com o dobro da autonomia nem pensar.
      Os consumidores já estão habituados à giga-joga de andar sempre a carregar o aparelho e andar com carregadores portateis etc. Meter o nome do ultimo chip numa apresentação tem muito mais impacto (nos dias que corre) do que anunciar 48h de autonomia.

      Culpa de quem? 😛

    • Nuno Oliveira says:

      Garantia de 2 dias de autonomia?
      Nenhuna marca te dá garantia nem de 5 horas quanto mais de 2 dias…
      Eu percebo onde queres chegar mas a autonomia de um smartphone é do mais subjetivo que há…
      E não me venham com a utilização normal e intensiva que isso para mim não faz sentido nenhum já que é, novamente, subjetivo.
      O mesmo aparelho com cartões de operadoras diferentes pode ter autonomia muito diferente dependendo da cobertura…
      É como comparar a autonomia pelo SoT…
      Um gajo a andar pelo facebook 2 horas ou a jogar ou a editar uns vídeos senpre em duas horas vai ter um consumo completamente diferente…
      Uma coisa é certa, as baterias podem melhorar, já que há sempre como aumentar a capacidade como muitas marcas já fazem. Agora garantias é para esquecer…

  6. Mklserra says:

    Praticamente toda a gente tem possibilidade de carregar o smartphone diariamente. Qual é a diferença de chegar ao final do dia com 20% ou 50% se o hábito é de o pôr a carregar para mais 1 dia?
    E actualmente com os fast charge, ficas com a bateria quase carregada em minutos. Até acho uma jogada inteligente abdicar da autonomia para ganhos estéticos e de outros aspectos

    • Polo says:

      A diferença é carregar só de 2 em 2 dias

    • Renato Nismo says:

      só é preciso saber conhecer os telemóveis e a autonomia deles para não ter de dar o trabalho de carregar todos os dias, já o Redmi 5 que ofereci a ela, não precisa de carregar todos os dias porque tem uma grande autonomia, e consequentemente menos desperdícios de ciclos.

  7. Varanda da Europa says:

    Tenho Oukitel K10, 4/5 dias com tudo ligado no máximo.

  8. engenheiro jose socrates says:

    Xiaomi Mi A1 nao esta na lista estranho tenho um e ele dura dia e meio na boa penso eu de que

  9. cmarqxx says:

    Uso um “velhinho” lumia 920, e com uso medio/normal a bateria dura bem mais de um dia. E já tem mais de cinco anos.

    • Miguel says:

      Tive o 925 branco, tinha a melhor bateria e construção que já tive nas mãos, era algo de fantástico… Roubaram-me assim que o descansei ao meu lado, nunca o bloqueei, quem roubou que o aproveite, que era mesmo bom, não o queria jogado numa gaveta haha

  10. Bruce says:

    Eu vi que smartphone tem mais autonomia neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LkiniAkBOyU
    Iphone … está certo…

  11. GM says:

    E Huawei é o quê, se não chinoca? Apesar de ser aburguesada, continua a ser chinoca!

  12. pois says:

    O meu Xiaomi Redmi Note 4 de 140€ de 2017 faz sempre em média 10h de ecrã, grande máquina em todos os aspetos…dado o preço.

  13. Liliana Costa says:

    Xiaomi é k tá a dar 4000mah de bateria tenho o resumo 5plus é sempre andar Huawei com bateria igual deve durar bem menos o meu dura 2 3 dias sempre a utilizar

  14. Bruno says:

    Bem eu tenho um cubot h3, com 6000mha.
    Em média tive sempre até ao dia de hoje pelo menos 2 dias completos de bateria. Mas é frequente andar 3 a 4 dias sem carregar.
    O melhor que alcancei em termos de ecrã ligado foram quase 13h, mas normalmente atingo as 10h.
    Quando o comprei foi precisamente está a razão e estou extremamente satisfeito desde então.

    • Bruno says:

      O meu tlm pesa 210gr era interessante ver a interação dele com a tua cabeça se tivesses a coragem de dizer-me na cara a verborreia que escreves.
      Trata-te.

  15. Joao Ferreira says:

    Xiaomi Redmi 4X, com brilho a 10% e ligar apenas wifi quando vou à net, dura facilmente 5 dias.

  16. Paulo Ferreira says:

    Xiaomi Mi Max 2 com bateria que nunca mais acaba.
    Quase uma semana em uso normal: feeds, e-mail e algum YouTube.

  17. Diogo says:

    Eu tenho um Huawei mate 20 pro á pouco mais de 24h mas já estou surpreendido com a autonomia é de longe superior a qualquer iPhone e Android que já tive. Nada apontar até agora.

  18. Paulo Rodrigues says:

    Não. ‘Graças a Deus’ não tenho esse problema. Com a utilização que faço atingo facilmente + de 2 dias de bateria com o meu Xiaomi redmi note 4 X.

  19. MiguelC says:

    O meu “chinoca” xioami dura-me quase uma semana.

  20. Mateus says:

    O S8 e S9 Plus cá de casa carregamos normalmente apenas até 80% e depois quando chegamos a casa novamente de uns 30-40% que tem, por isso carregamos diariamente. Mas se deixássemos dos 100 aos 10%, 2 dias passávamos sem tomada.

  21. Mateus says:

    De referir no teste: qual o brilho e resolução e apps instaladas?

    O teste só é equivalente se for o software mais atual, poupança de bateria desligada e apenas as Apps e resolução de fábrica (nos Samsung de fábrica a 1080p) e com um brilho semelhante. Se o teste não estiver nestes moldes não quer dizer nada. Por exemplo 50% de brilho no note 9 pode ser até menos brilho que no iPhone XR…

    Tudo tem que ser comparável.

  22. Rui Piçarra says:

    Tenho um Hauwei P20 pro, e com uma utilização intensiva dura-me dia e meio e com uma utilização normal, dois ou três dias, já para não falar do modo ultra poupança

  23. Cláudio lopes says:

    Tenho um HUAWEI P SMART DE 2018, podendo assim dizer compatível com o Samsung s8 . Mas com melhor Câmara. E vos posso dizer que na utilização normal ou seja ligar (chamada/recebidas/feitas) de duração média entre 30 minutos a 2h ,utilização constante de Wifi e dados móveis… e ouvir música… venhos vos dizer que a fim do 3 dia estou a sorrir com um restante 30% de bateria as 21h.
    Muito muito bom e carregamentos de média 1h 20minutos … muito muito bom ..
    Ps troquei o meu SAMSUNG S8 POR ESTE HUAWEI P SMART

  24. bola says:

    Faltam o Mate 20 PRO que tem apenas a Melhor bateria do momento e todos o OP6/6T que têm uma gestão e duração excelentes mesmo.

  25. Jorge Ferreira says:

    Boas, o meu dura para 2 dias na maior! Oukitel wp2 “10000 de bateria ;-)”.. Infelizmente a malta gosta de ser enganada e comprar sempre o “melhor”. Mas acaba por comprar mais do mesmo…

  26. Jotas says:

    Nokia 2… E lento, mas a bateria dura mais de dois dias em uso normal.

  27. Amilcar Alho says:

    “atingo”, faz parte do novo acordo ortográfico…?!

  28. Miguel says:

    Eu acho que enquanto não tivermos autonomias para 4 ou 5 dias inteiros tudo o resto devia parar a evolução, para mim preferia ter um telefone com uma interface mais simples, menos apps em background, etc
    Mas isso é impossível quando todo o mundo te força o contrário.. hoje em dia todas as aplicações querem fazer tudo..
    Todas querem direito a mexer em ficheiros, chamar, enviar sms, acesso à net, etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.