Uma visão da LG Portugal: Smartphone – Um gadget singular
A LG Portugal preparou este artigo onde aborda a evolução dos smartphone e as características que tornam este gadget tão singular.
O artigo inclui tópicos como: Influência do consumidor na evolução dos smartphones, Principais tendências de Consumo e Inovação do mercado dos smartphones, importância cada vez maior da experiência do utilizador e visão e resposta da LG face ás tendências e desafios do mercado.
Smartphone - Um gadget singular
Os telemóveis enquanto gadgets tiveram uma curva de evolução acentuada e em pouco mais de uma década saltaram de pesadas malas para a palma da mão de milhões de pessoas em todo o mundo. Ultrapassado o obstáculo da mobilidade, as possibilidades de expansão das características e contextos de utilização dos telemóveis eram imensas e a dúvida estava apenas em perceber quais os que teriam maior receptividade e vingariam no mercado.
A evolução dos telemóveis do seu estado embrionário para smartphones foi algo natural e trouxe consigo uma novidade: o smartphone é provavelmente o primeiro gadget de sempre onde o consumidor é o responsável por ditar múltiplos caminhos a serem explorados pela Inovação.
Esta realidade tem grandes implicações para todas as partes envolvidas na produção e comercialização de smartphones. Fabricantes, programadores e operadoras móveis precisam de coordenar esforços e desenvolver estratégias integradas que respondam de forma adequada às exigentes necessidades dos consumidores.
Um dos desafios é lidar com as implicações que a execução de múltiplas tarefas nos smartphones tem na vida útil da sua bateria. Um estudo de 2012 da mobileYouth revelou que 80% dos americanos desejam smartphones como bateria de duração superior à do que usam, o que mostra o longo caminho que há percorrer.
A velocidade é outra prioridade crescente para navegar e aceder a conteúdos online nos seus smartphones, em qualquer lugar e com as mesmas velocidades com que o fazem num PC.
O crescimento do LTE dá resposta a essas expectativas e a LG Electronics (LG) sendo um dos fabricantes na linha da frente desta tecnologia, tem trabalhado no sentido de acelerar esta evolução. Mas velocidade passa também por bons processadores e performance pois contribui para maior fluidez da experiência apresentada no correr das suas aplicações preferidas.
O gráfico compara as velocidades de acesso das diferentes tecnologias de internet móvel em Mbps. Fonte: FCC, McElveen Research
Por outro lado, para serem úteis no dia-a-dia dos consumidores, as potencialidades do smartphone passam em grande parte pela sua capacidade de se ligarem ao que está à sua volta, nomeadamente, outros dispositivos. Neste campo as opções como Wifi, Bluetooth ou NFC são familiares para aqueles que possuem outros gadgets “smart”. Os smartphones LG, por exemplo, têm já capacidade para trocar informação com TVs, Home Theaters e até eletrodomésticos.
A LG está ciente das motivações e necessidades dos consumidores e desde que fez a sua entrada neste segmento tem procurado colocar a Inovação ao serviço destas. O Maximo G é o melhor exemplo desta visão. Um gadget único que conjuga os esforços de todo o grupo LG com o propósito de oferecer ao consumidor uma experiência de utilização sem limites. O Maximo G conta com uma bateria de alta densidade desenvolvida pela LG Chem, que permite uma grande capacidade de autonomia, e um ecrã True IPS HD da autoria da LG Display, com um brilho e resolução impressionantes, mas também o know-how da LG Electronics no LTE e o melhor que a marca tem em termos de funcionalidades exclusivas UX (user-experience).
E é exatamente este último ponto que irá marcar os próximos anos – a interface do utilizador. Para apresentar argumentos competitivos nesta indústria, é necessário um foco maior na qualidade da experiência do utilizador e menos no hardware.
Num mercado polarizado entre dois sistemas operativos (Android e iOS), a LG optou pela única solução viável para se diferenciar dos demais: desenvolver aplicações e funcionalidades exclusivas, como o QSlide ou QMemo, que personalizam e tornam a experiência do utilizador mais interessante e intuitiva. A melhor forma de levar as pessoas a desfrutar da tecnologia é torná-la natural e aproximá-la da forma como pensamos e agimos no dia-a-dia e os smartphones têm tudo para serem o principal veículo dessa filosofia.
Este artigo tem mais de um ano
Boas, está muito bom mas está um pequenito erro no inicio “A LG Portugal preparou este artigo onde aborda a evolução dos martphone e as características que tornam este gadget tão singular.” marphone ou smartphone???
Penso que o futuro será os utilizadores.. terem consigo o PC com as aplicações profissionais no bolso, ao invés do simples smartphone. A velocidade da internet já algo subjectivo. agora a capacidade de “produzir”/trabalhar utilizando um PC de bolso, ao genero de Galaxy Note ou Ipad Mini sem as limitações técnicas entre aparelhos e sistemas.
Antes de prepararem o artigo, não deviam 1º ter preparado as respectivas actualizações aos smartphones android que comercializam???
Saudações
Concordo absolutamente com o “Rui”.
Comprei um LG C660 igualzinho ao da imagem que ilustra o artigo e havia a promessa da LG em distribuir o android ICS ainda no 3º trimestre de 2012.
Estamos em 2013 e cadê????
Enfim foi o meu primeiro e ultimo LG.
Fiquem Bem.
Só ainda não percebi uma coisa nos tablets e smartphones. Porque raio é que não consigo correr sites com flash? Por exemplo, costumo ver televisao online e tenho que ver no portatil quando o ideal era ver no tablet….
A adobe deixou de dar suporte ao flash no android a partir da versão 3 ou 4, não sendo possivel instalar o flash, pelos metodos normais
Procura na net flash player.
download e instala com o astro.
já funciona e ermite ver televisao.
a app Free tv streaming no google play funciona bem.
Excelente app Pedro T, entretanto não consigo visualizar os nossos 4 canais generalistas…, entretanto a sportv1 vejo na perfeição.
Excelente app Pedro T, entretanto não consigo visualizar os nossos 4 canais generalistas…, já a SporTV funciona na perfeição.
Para quando o LG NEXUS 4 em Portugal?
LG= Lies Good
De facto em parte bem verdade @Guerreiro.
E digo isto porque a política da LG em termos de suporte de actualizações futuras dos smartphones deixa muito a desejar. Tenho um Optimus 3D (P920) e ainda está na versão Gingerbread.
Promessas de actualizações falhadas e uma verdadeira campanha de desinformação a nível mundial aos muitos clientes que possuem este modelo. Falo de um modelo que até bem pouco tempo era o “flagship” da marca.
É por isso que a partir desta má experiência não tenciono comprar mais nenhum smartphone desta marca. O que é pena porque até costuma ter modelos com especificações bastantes interessantes.
Espero bem que a LG não se limite a fazer artigos promocionais mas que também leiam os comentários dos seus clientes um pouco em toda a parte da Internet (fóruns, blogs, etc.) e que dêem resposta às suas expectativas.
Cumprimentos a todos!
Tive um LG P970 (android).
Jurei para nunca mais.
As historias sao imensas desde o pessimo atendimento ao cliente às falhas constantes do aparelho.
Chamadas perdidas, GPS com constantes quebras, and so on…
Foi um pesadelo de quase 3 meses. LG em telefones nunca mais passa cá em casa.
Está longe de ser provado que a LG é uma marca fiável. Em mais de 20 anos nunca nenhuma das minhas TVs perdeu as sintonias dos canais, mas a LG consegue…
Caro @JMCS,
O que está aqui em causa é a nível de smartphones e não outros equipamentos que a LG comercializa.
Tenho uma TV, um home cinema, um sistema HIFI e um electrodoméstico desta marca e não tenho problemas a reportar.
A politica de suporte nas actualizações dos smartphones, como o Optimus 3D que possuo, e de outros são casos flagrantes e estão bem relatados na Internet.
Por isso é que a LG é uma marca que descarto como primeira escolha no momento de comprar um telemóvel.
Os clientes que compraram LG e que estão deiludidos com a marca manifestam que nunca mais compram um LG mesmo que tenha o suporte directo por parte da Google (Nexus 4).
Um aparte, ainda por cima este telemóvel está à venda em Portugal com um preço inflacionado. Para já espero que o Google alargue a PlayStore em termos de equipamentos, livros e música em Portugal.
Cumps.