Signal: Esqueça o WhatsApp e o Facebook Messenger
A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.
Para quem procura "segurança máxima" então está na altura de instalar a app Signal.
Chama-se Signal, pertence à Open Whisper Systems e é uma app que está disponível para iOS e também para Android. Esta app usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.
Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.
Há outros serviços que também cifram as comunicações, mas tal opção não vem ativa por omissão.
Principais caraterísticas do Signal
- Mensagens cifradas end-to-end
- Bom desempenho
- Possibilidade da criação de grupos
- Partilha de ficheiros multimédia
- Possibilidade de apagar mensagens
- Possibilidade de "destruir conversas"
Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.
Este artigo tem mais de um ano
App excelente, parecido ao Telegram. Só que há um problema destas Apps, é a falta de utilizadores poucos ou quase nenhuns abandonam o Messenger ou Snapchat. É esse o grande problema. Infelizmente mas é o que há.
Esta é uma das razões pelas quais é tão pouco usado ou sem sucesso.
Concordo plenamente com sua descrição ,eu até uso e tenha muita pena que mais amigos não usem este APP .
+1
Quem quiser falar comigo online é signal e/ou telegram. Recuso-me a usar whatsapps e afins, por diversas razões
quais?
Eu usava telegram no início porque gostava muito da proposta inicial mas eles não a seguiram. Até hoje o código do servidor é fechado e a criptografia e2e não é por padrão. Os desenvolvedores estão usando argumentos do tipo “Confie em mim, sou benevolente”. Acabei, tristemente, deixando-o de lado…
Faz assim, se você não usar o Signal, não fales mais comigo.
rsrs
Outro problema é se o Signal prima pela privacidade do utilizador porque é que pede por numero do cartão sim que facilmente se associa a um individuo? Quem quiser usar esta app teria de usar um daqueles cartões que se mandam vir de borla.
Mas entre este e o Telegram, este será mais transparente por ter o aparente código aberto sem esconder portas do cavalo.
Whatsup e Facebook messenger nem comento, ainda não viram as ultimas noticias do dono do facebook?
Sugiro também a utilização do Wire. Talvez o melhor no que toca a qualidade de som em chamadas. Aconselho!
A pplware a ajudar os traficantes a esconder ainda mais a forma como comunicam!
Retira a fechadura da porta do teu carro e da tua casa. Não tens nada a esconder certo?
+1
Ou nāo, por acaso ja teve conhecimento de outras formas de navegar ou comunicar atrves da darkweb? Sou fa da privacidade, pois acho que falar com “amigos”, da net ou… reais, é algo pessoal.
Sim, tira a fechadura do teu carro e casa e pública online as tuas passwords de redes sociais, email, banco e serviços, e conversas de chats, se não tens nada a esconder.
E já agora livra-te dos estores e cortinados das janelas da tua casa…
Querer um mínimo de privacidade e de segurança não me torna um criminoso. Apenas numa pessoa que aprecia um pouco de privacidade e que não quero ter a minha vida exposta a quem não quero.
kkkk. Pára de comer soja cara.
Vai acabar sentando no kibe
Uso e adoro.
Em segurança mete o Telegram a um canto
O signal é melhor a nível de segurança claro, mas a nível de interface friendly user é muito fraca ainda infelizmente.
Uso ambas e não abdico de nenhuma.
quais foram os problemas de segurança que já tiveste com outras apps?
por mais alternativas que existam ao messenger e ao whatsapp o pessoal continua a usar apenas estas duas em grande escala, eu por exemplo no meu circulo de amigos o rei e senhor continua a ser o Messenger…
Pois eu tinha esse problema. O pessoal que queria falar comigo perguntava: “tens WhatsApp, qual o teu nome no FB”. até que comecei a dizer: “não uso nem um nem outro se queres falar comigo ou Riot, ou Telegram ou Signal escolhe.” E quem quer mesmo acaba a instalar.
O BBM continua a ser o serviço mensagens de dados mais complecto e seguro, está disponível para todos os SO’s ao contrário de todos aqui mencionado.
Como assim? uso o signal em linux, windows e android, sem problemas.
Usas signal em windows? Usas o plugin para Chrome para ter signal em windows? O plugin de Chrome foi descontinuado. Agora só desktop app que ainda não tem versão pa windows
Não. Já têm app para debian, o arch tem no aur, e o fedora tem um copr chamado “Signal Desktop”.
Tudo sem depender do chrome
Ok, eu tb uso a versão do AUR em Antergos. Mas como tinhas referido windows em cima fiquei a pensar nisso…
Já tem para Windows.
Depende que segurança falas. Mas sendo que o BBM está na cama com o governo americano e devidas agências…tira as tuas conclusões.
O BBM em segurança e o melhor ! Mas com o lançamento do BBM Enterprise para Desktop, ficou muito mais seguro…
ok.
Sem pensar 2 vezes,
BBM é de longe a melhor aplicação.
Que atraso enorme na maioria das apps desta categoria,
As coisas mais avançadas do Signal, já eu tinha no BBM em 2014 😀
O Snowden está a rir-se do BBM
e a bb a rir-se do snowden!
E pena não existir versão para W10m!
Ué, mas não é o Windows que tem tudo e o Linux que não tem nada?
E o Linux tem plataforma móvel? Ah, pois tem, chama-se Android. E já teve cianogen. E tem ainda lineageOS. O W10m é que não tem versão desta app.
Cyanogen e LineageOS eram Android
Por sua vez, baseados em Linux, pelo que sei. A minha área de formação e profissional não é de TI, conhecimento apenas obtido em sites e fóruns.
Tens sempre o telegram para win desktop e telephone
Nem sei o que pense dessa app,
Parece ser muito Boa..mas eles são uns coitados.
Quando esses Russos Tinham os Escritórios na Russia, diziam que foram abordados pelos Serviços Secretos para integrar a rede deles, e els não queriam.
Os Developers a pensar que os EUA eram um poço de Liberdade mudaram-se para os EUA..
Pois é, a CIA não os Abordou…foram é ameaçados, foi de tal forma mau que parece ter deixado marcas bem grandes na equipa, conheceram da pior forma a “Liberdade Americana”..
Depois desses “episodios”, penso que se mudaram algures para o Qatar ou Kuwait, sei que é um País desses..e acho que por ai continuam, a não ser que haja novidades, recentes..
As voltas que o mundo dá 🙂
A segurança é importantíssima… para os espiões, traficantes, burlões, pedófilos e governos, ou seja para 99% dos utilizadores, os outros como não estão nestes esquemas, o WhatsApp, o Messenger ou outra coisa parecida serve perfeitamente. A preocupação com a segurança chega aos limites do ridículo.
Desde de a alguns anos é a única que uso.
Quando os nazis começaram nos deficientes também se ouviu esse argumento (não sou deficientes) o problema é que depois foram os ciganos (não sou cigano) seguidos dos homossexuais (não sou homossexuais), chegou as judeus (não sou judeu) quando chegaram aos professores já não havia ninguém para contestar.
Siiiiiiiiim é muito importante comunicar de forma segura. Enviar banalidades e fotos da bebedeira do dia anterior ou do prato de esparguete do almoço reque máxima segurança. Não vá o KGB copiar a receita do esparguete ou a formula da sagres.
^ tão isto ^
Não percebes.
A questão não é a precupação chegar aos limites do ridiculo.
Deveria existir mais preocupação com as nossas informações pessoais.
O watsapp passa para o facebook tudo o que metes na app para depois vender. Ou seja, seja fotos, videos, voz ou mensagens, tudo o que lá metes é para fazerem dinheiro á custa de informações que, por vezes ninguem sem ser tu próprio deveria ter acesso.
E quem fala do whatsapp fala de muitas outras coisas.
Já te perguntaste o porquê de a app do facebook precisar da tua localização, do acesso ao microfone do teu telemovel, às tuas sms e emails? Emails esses que (imaginemos) enviaste informação para pedir um empréstimo ao banco, e o facebook ter acesso e vender depois essa informação?
Deixo-te uns links para perceberes um pouco mais do que digo:
https://www.huffingtonpost.com/2014/01/03/facebook-lawsuit-private-messages_n_4536154.html
https://www.theverge.com/2017/11/21/16687796/uber-cyberattack-data-breach-exposed-users-57-million
http://www.businessinsider.com/facebook-google-information-nsa-iphone-android-data-personal-2016-2
https://www.forbes.com/sites/thomasbrewster/2017/03/30/fcc-privacy-rules-how-isps-will-actually-sell-your-data/#11e133cc21d1
Muito obrigado pelo abre-olhos, pela tu gentileza vou-te dar um informação ulta-secreta, quando não tenho papel higiénico na retrete limpo o dito à literatura que a mulherio da casa faz questão de colocar na “biblioteca”. Guarda esta informação a 7 chaves, encripta a dita e não deixes que a Google lhe deite a mão. confio na tua descrição.
Mas o triste, é que não vais fazer o que estás a dizer que vais fazer. E se o fizeres, mete-me em CC e acrescenta as tuas passwords todas. Eu depois encripto tudo para que mais ninguém consiga ver, só eu. E prometo que nunca vou partilhar com ninguém.
Boa, zinco! Assim, já deu para ver tudo. Mesmo! Cuidado é se fica literatura retida dentro do dito cujo!
talvez estivesse na hora de estudares um pouco sobre direitos fundamentais e direitos humanos e parares de fazer comentários sem sentido. fica a sugestão
Não é pela segurança!
É pela privacidade…
O WhatsApp faz encriptação dos dados…
Não conheço a aplicação signal… Mas o WhatsApp é suficiente para manter um comunicação relativamente segura… Discordo que apenas os criminosos precisem de ter a sua informação encriptada… A privacidade é importante num mundo digital como o de hoje….
O WhatsApp é encriptado o conteúdo, menos os metadados. O que significa que o Facebook Inc. sabe com que falas, quantas vezes por dia, quanto tempo essas chamadas duram (se fizeres chamada por voz), de onde falas e para onde falas. Resumindo, e a título de exemplo, o que é possível com os metadados (não só no WhatsApp): podem saber que ligaste para um serviço de sexo por telefone e tiveste ao telefone durante meia hora, mas não sabem do que falaste. Podem saber que ligaste para um centro de doenças infecciosas depois para um médico e depois para a tua companhia de seguros, mas não sabem do que falaste… não sabem do que falaste, mas conseguem imaginar.
Luís, a qualidade de encriptação do Whatsapp é quase inexistente. Não só pelo que o Privacidade disse acima, como, muito provavelmente, pensas que a tens ativa e, na realidade, não tens. Para ser ativada é um processo enganoso.
Alguém me explica essa do ativar a encriptação do WhatsApp?
É que nunca fiz nada e no início de cada conversa tenho a indicação de ter as mensagens encriptadas, e elas são efectivamente encriptadas. Porque falam em ativar isso como opção?
não compensa face ao telegram.
o telegram tem uma serie de features que essa app nem sonha e para quem quiser comunicar de forma cifrada, estão lá os secret chats. neste momento o telegram é imbatível.. usernames, channels, envio de ficheiros até 1,5GB, apps em todas as plataformas, já começa a ter muita gente, developers do mais top que há, sempre na vanguarda, stickers do melhor que há e todo um UI que é de babar..
E o melhor, é que dispõe de versão para W10m!
Sim.. e tudo não cifrado com uma “segurança” obscura.
No signal a unica coisa decente são os chats secretos. e mesmo assim………………………..
No telegram também só os chats secretos é que são seguros.
Eu acho que o Telegram deveria ser uma daquelas apps sem gastar dados nos tarifários -25
Excelente! Vou partilhar com os meus amigos toupeiras!
Tem muito bom aspeto. Mas com o tempo, assim como vimos a acontecer ao Telegram, os governos acabam com a segurança em três tempos.
As chamadas de voz também são encriptadas no Signal?
Se for uma chamada para toquio convem que seja encriptada. Não querem que saibam o que andas a fazer pois não ?
Para todos os que dizem que “não têm nada a esconder”, não se esqueçam que estas empresas não querem saber de vocês, como indivíduo, mas sim, nós enquanto sociedade. As quantidades de dados recolhidos pelo Facebook e outros fazem com que seja possível explorar e condicionar massas, exemplos disso é a recente investigação do The New York Times sobre como a equipa do Trump explorou os dados de milhões de utilizadores do Facebook para atingir os seus fins. Leiam o artigo, vale a pena. Já agora uma dica ao Pplware que faça um artigo sobre esta investigação, por forma a colocar na língua de Camões o tema.
Uma última adenda, porque aqui muita gente confunde Segurança com Privacidade. O facto de uma coisa estar segura, não quer dizer que seja privada. Os vossos dados estão muito seguros nos datacenters do Facebook, no entanto não estão privados. O Facebook, et. al. usa estes mesmos dados de acordo com a sua agenda e por mais que digam que não os vendam a terceiros, as provas (que começam a ser muitas) dizem o contrário.
Mas que paranoia, as massas já eram controladas antes da massificação da internet. Os meios de comunicação estão nas mãos dos manipuladores por isso se não tiveres inteligência suficiente para separar o trigo do joio comunicar abertamente ou de forma encriptada não vai mudar nada.
Ah e então porque está tudo mal vamos continuar a fazer tudo mal. Ahh que bom, assumimos o erro, mas insistimos no erro. Isso é de um ser muito “inteligente”. Eu diria que o Sr. é um génio!
Concordo, pelas palavras dele, vi logo que sim!
Alguem que perceba de segurança aqui!? Toda a gente sabe simolesmente fom o numero cartao SIM podemos ter a localizacai desse phone/pessoa em tempo real atravês de triangulação das redes! Por isso nao confio na app, nem em nenhuma que use comunicações do tipo client-server-client
O número de telemovel é só um hash que serve de lista de contactos. relaxa
Então usas o quê? GNU Ring?
Se o gajo do Benfica tivesse lido este artigo mais cedo estava safo
Facebook Messenger e para meninos.
Mas porque esquecem a história de no próprio país ? o que a PIDE / DGS fazia antes do 25 de Abril, para o pessoal que diz que a Privacidade é uma mal menor esquece que a Liberdade foi conquistada e não dada! e pode ser retirada pouco a pouco… uma Lei que espero que o Constitucional chumbe, o Marcelo não enviou que permitiu pela primeira vez desde o 25 de Abril que as secretas portuguesas possam aceder aos meta-dados…
O Resto a Constituição é tão clara que ainda não se atreveram etc. etc.
Equipamentos de telecomunicações feitos e fabricados e de marcas da maior Ditadura do Mundo, achas que esses se preocupam ?
os USA com as suas Paranóias… Um dia qdo acordaram e verem que há de novo uma polícia política e falta de liberdade vêm se queixar mas aí é tarde !
Mas gostava de saber uma coisa alguém sabe se realmente já conseguiram quebrar a segurança do telegrama ? no chat privado ?
A “segurança” do Telegram no chat privado é a mesma do Signal. Ao que parece, mantém-se forte.
Quanto ao acesso dos meta-dados, não apenas as secretas. Os metadados e dados “privados” dos cidadãos portugueses podem, neste momento, ser acedidos por todos os orgãos do Governo.
Não uso WhatsApp e não tenho Facebook. Nem sei bem porquê, simplesmente nunca precisei. Uso o Telegram, que não é só um “Messenger” quem usa sabe do que estou a falar.
Entre os colegas de trabalho uso Wire para muita comunição de trabalho. Sei de empresas que adoptaram o Signal e tu está muito satisfeito.
Há muitas e boas opções.
Até agora eu prefiro o Telegram, bem mais seguro que o Signal e o Wire.
Mais seguro que o Signal não pode ser, visto que usam a mesma tecnologia. Tecnologia essa que é do Signal.
Bons comentários acima, olhei para a questão de outra forma.
O meu dia a dia não tem tanto haver com os meios que utilizo, mas sim com o que partilho e como partilho. E só meto a minha segurança em perigo se quebrar regras de bom senso.
É óbvio que a fome pela partilha da vida pessoal, nos dias que correm, ou a necessidade de querer passar informação rapidamente e de forma fácil, muda um pouco o panorama e torna-nos descuidados. Mas quem tiver bons hábitos de segurança dificilmente vê a sua vida descortinadas ou invadida, use a app que usar.
Hoje em dia vale tudo para capturar dados, até um simples passatempo num site precoce de desporto, gera um registo, esse registo vai gerar dados, esses dados podem interessar a uma empresa de apostas.. essa empresa troca publicidade com esse site pelos dados.. e voilá.. fez-se o chocapic
Isto é um exemplo entre milhares, o importante é as pessoas terem a noção de como isto se processa e não serem manipuladas pelos gigantes.
Se utiliza como identificador o número de telefone sobre o qual a pessoa não tem verdadeiro controlo então o Signal não pode ser designado como oferecendo “Máxima Segurança”.
Só o Threema até agora pode ser designado como oferecendo “máxima segurança”, porque gera o seu próprio identificador no dispositivo da pessoa… desde que terceiros não consigam ter acesso ao dispositivo é possível em teoria comunicar de forma segura, de 1 para 1 (mensagens, voz, ficheiros), sem que terceiros possam apropriar-se do identificador e fazer-se passar pela pessoa. As conversas são sempre cifradas e não é possível desligar.
Nas conversações de grupo nem o Threema oferece segurança máxima porque existem vulnerabilidades no protocolo, que também parece existir em quase todos os outros mensageiros ditos “seguros” (fonte: https://eprint.iacr.org/2017/713.pdf ).
Bem instalei agora mesmo o programa Signal no meu recente Mi A1 8.0.0 e quando faço uma chamada o microfone parece que bloqueia. Quando atendem a chamada o tlm faz um bipe e do outro lado não ouvem a minha comunicação. Parece que o microfone bloqueia. Pior desinstalei e ficou tudo na mesma. Já o reiniciei várias vezes e nada. Já disse a dois amigos a quem partilhei o programa para não instalarem. Estou agora na dúvida. Era até à um mês atrás utilizador do Windows Mobile/Phone durante anos.
Já está resolvido a situação. Afinal a minha experiência neste Android ainda está a crescer.
O Wire também é uma boa alternativa
Pedro Pinto
Acrescento também que o fundador da Open Whisper Systems (empresa que desenvolve Signal) foi anunciado que;
On February 21, 2018, Marlinspike and WhatsApp co-founder Brian Acton announced the formation of the Signal Foundation.
fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Moxie_Marlinspike
bloquiei o signal sem querer pode ajudar-me o meu 967033486
Como sei se alguém me bloqueou no signal? Desaparece a foto igual no whats ?