Se desbloquear o bootloader do Galaxy Z Fold3 vai ter sérios problemas no smartphone
O Galaxy Z Fold3 é a mais recente arma da Samsung num mercado cada vez mais saturado. Com uma estética única, graças ao ser formatado de dobrável, este smartphone consegue marcar uma presença forte, aliado também a especificações de topo.
A Samsung tem este smartphone a chegar ao mercado e isso leva a que sejam conhecidos mais pormenores deste equipamento. Um dos mais recentes deixou muitos utilizadores admirados. Tem a ver com o bootloader, que se for desbloqueado remove algumas funcionalidades importantes do smartphone.
Apesar de não ser algo normal de ser realizado, muitos utilizadores optam por desbloquear os seus smartphones. Para isso utiliza-se a alteração no bootloader, abrindo depois as portas a novas versões do Android e a outras alterações.
Um dos pontos fortes do Galaxy Z Fold3 são as suas câmaras, que seguem a linha de modelos anteriores da Samsung. Com 3 câmaras traseiras e uma frontal, consegue captar imagens de elevada qualidade. É precisamente neste ponto que reside uma questão agora descoberta.
Do que é reportado, fazer o desbloqueio do bootloader surge uma mensagem de alerta para os utilizadores. A mensagem é clara e revela que o desbloqueio "fará com que a câmera seja desativada e pode fazer com que seu telefone ou aplicativos parem de funcionar corretamente".
Com testes já efetuados, foi possível confirmar este comportamento que nã0 era esperado. As várias câmaras deixam de funcionar, não se limitando a trazer problemas com as fotografias. Também o reconhecimento facial fica sem funcionar e muitas mais funcionalidades.
Ficou a dúvida como seria o comportamento do Galaxy Z Flip3, mas neste caso a Samsung parece que terá tomado outro caminho. A mensagem a alertar para o bloqueio das câmaras não existe e estas aparentemente funcionam sem problemas.
Esta não é a primeira vez que esta abordagem é tomada no Android, com outras marcas a fazerem o mesmo. A própria Samsung já o tinha mostrado antes, mas apenas em funcionalidades associadas ao Knox, a câmara de segurança dos smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
este tipo de “forçar” o cliente a fazer o que eles querem já me faz lembrar uma certa marca.
pelo preço ja devia era vir desbloqueado de fábrica
A Apple é pior. Faz isso e nem apps fora da store podes
Não é bem assim…
Continuo a não entender o porquê de fazer root a um equipamento de 2000 euros. Claro que se eu tivesse dinheiro para estourar até o papel higiénico seria de notas de 500 euros.
“Continuo a não entender o porquê de fazer root a um equipamento de 2000 euros.” É o senhor e sou eu.
Porquê a pessoa pagou pelo smartphone e tem o direito de fazer o que bem entender com ele.
Assim como a marca! Desenvolve, paga e disponibiliza. Só compra quem quer. Chama-se regras!
Bloquearem cenas dessas fará com que não compre o equipamento, obrigado pelo aviso.
E logo agora que ias comprar para aí uns 17… chatice!
Não entendo a sua preocupação. Quem faz root, assume a acção. É proprietário dum bem que adquiriu.
Concordo. Como em qualquer contrato de compra e venda, desde o mais básico como a aquisição de um café (bica) para consumo no local, até ao mais complexo, as regras ditadas pelo vendedor são isso mesmo. Quem não concorda, negoceia melhores condições ou então se não concorda com as condições não compra. Se compra e não concorda com as regras, então como proprietário legítimo do bem assume a ação de violar essas regras com as respetivas consequências. É um equilíbrio entre direitos e deveres que se adquirem com a formalização do contrato no momento da compra do bem. Se não se cumprem todos os deveres associados à compra, é justo que o vendedor também retire alguns direitos (tal como impedir o acesso a algumas funcionalidades, neste caso em particular, cancelar a garantia, etc…).
Quem não concorda, não compra e o que não faltam são smartphones para todos os gostos e feitios.
No que toca à garantia, nem discordo que haja um acordo entre comprador e vendedor. Só até um determinado ponto. Por exemplo, no caso em apreço, não concordo que o vendedor (leia-se fabricante) bloqueie as câmaras como retaliação, pois é isso que acontece. No minimo, é muito feio e reprovável. Não me parece certo nem correcto, o fabricante “avariar” o equipamento, como é o caso de as câmaras deixarem de funcionar. Isto já parece a apple a impedir que técnicos independentes de efectuar reparações aos equipamentos para obrigar os clientes a comprar um novo equipamento. No final, o que acontece é perder clientes para a concorrência. Não concordo que o cliente fique prejudicado, por exemplo por não poder efectuar o update e upgrade do sistema operativo no equipamento samsung. É como por exemplo, a Peugeot não fornecer peças para reparar um carro ao fim de uns anos.
Se tecnicamente o desbloqueio do bootloader despoleta o bloqueio da camêra também (tecnicamente) será possivel evitar que tal aconteça. Questão de tempo…