Exynos 9825 é o novo SoC de 7 nm para o Samsung Galaxy Note10
A escassas horas do início do Unpacked 2019, a tecnológica sul-coreana deu a conhecer o seu mais recente processador construído segundo a litografia de 7 nm e o processo extreme ultra-violet (EUV). Chama-se Exynos 9825 e será indubitavelmente utilizado nos novos Samsung Galaxy Note10.
Em si reúne os mais recentes avanços tecnológicos e promete todo um novo nível de desempenho!
É, portanto, o primeiro processador para smartphones a ser construído de acordo com o novo processo apresentado em outubro de 2018. Ainda assim, este novo SoC acaba por partilhar várias das bases do Exynos 9820, presente nos Galaxy S10. Contudo, o novo "motor" apresenta-se agora mais poderoso e eficiente.
O Exynos 9825 alimentará os Samsung Galaxy Note10
Note-se, contudo, que a Samsung não revelou exatamente o quão mais rápido, ou eficiente, é o novo SoC. Aliás, o grande diferencial face à geração anterior é a utilização da litografia de 7 nm face aos 8 nm da geração Exynos 9820. Mesmo assim, contamos com mais velocidade e economia no consumo energético.
Apontamos também a presença dos mesmos núcleos Cheetah M4, bem como a gráfica Mali- G76, aqui tal e qual como nos 9820. Portanto, partimos de uma mesma base, ainda que certos componentes do CPU e mesmo da GPU possam ter sido ajustadas. Algo que permitirá ao SoC atingir maiores velocidades de clock.
Entre as principais melhorias práticas apontamos o foco na experiência de jogo. Sobretudo à medida que o mobile gaming se torna numa das prioridades, também as fabricantes viram as suas atenções para este novo uso. Além disso, a aposta nas redes 5G foi redobrada, bem como nos algoritmos de inteligência artificial.
A IA, o 5G e o Gaming
Estando os algoritmos de IA ao serviço do utilizador, há agora uma neural processing unit mais capaz. Algo que lidará não só com o processamento da imagem, mas também pela fotografia assistida pela IA. Mais ainda, a Samsung destaca as capacidades deste centro para desbloquear novas experiências de realidade aumentada.
Já relativamente ao 5G, a Samsung afirmou que o suporte para este padrão de redes não está já embutido no processador. Portanto, a tecnológica deverá recorrer ao seu Exynos Modem 5100 para as variantes do Samsung Galaxy Note10 com suporte para o padrão supracitado.
Por fim, será este mesmo Exynos 9825 que alimentará a variante europeia dos Samsung Galaxy Note10. Veja-se que, por via da regra, a variante equipada com os SoCs da Qualcomm estão reservadas para os EUA, entre outras regiões.
Especificações técnicas do Exynos 9825:
- 2 núcleos M4 a 2,73 GHz
- 2 núcleos Cortex-A75 a 2,31 GHz
- 4 núcleos Cortex-A55 a 1,95 GHz
- Gráfica Mali G76MP12
- Suporte para memória LPDDR4X a 2093 MHz
- Resolução máxima de vídeo suportada: 8K a 30 fps, ou 4K a 150 fps
- Litografia: 7 nm LPP EUV
Estarmos a acompanhar o evento de lançamento do Samsung Galaxy Note 10 a partir das 20h45min, aqui, no Pplware.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Anandtech
Fonte: Samsung
Neste artigo: Exynos, Exynos 9825, Note10, samsung, Samsung Galaxy
Processador 3% mais rapido, 3% mais eficiente, camara 4% superior, bateria com 8% mais autonomia, ecra com 2% mais brilho, toma lá 1000 e tal euros e desvalorizacao brutal de quem ha 4 meses comprou um S10. Por quanto mais tempo vamos continuar a alimentar isto=?
comprar android caríssimo e só ter updates durante 2 anos é dinheiro para o lixo
Vitor e isto é quê? É a caixa montada fora instalação?
E simples… Não compras.
Todo smartphone tem desvalorização brutal. A única exceção são os iPhone porque como ha burros a pagar balurdios por sucata, o preço da sucata não desce.
E a simples mecânica do mercado. Gente disposta a pagar muito, o preço não desce. Não por serem especiais de corrida
Uma sucata que ao fim de 5 anos tem actualizações e funciona perfeitamente com as funcionalidades mais recentes (que não dependam de hardware). Já na Samsung bem que podes ter 1 ou duas actualizações durante o mesmo tempo, se tanto.
O balúrdio que se paga é porque existem coisas que a Apple assegura, ao contrário da Samsung.
Enquanto os teus pensamentos forem simples “mecânicas do mercado” não me admira que continues a a fazer comentários destes. 🙂
De qualquer das formas, só alimenta isto (tanto Samsung, Apple e afins) quem quer. Eu prefiro alimentar estabilidade, segurança e versatilidade. Os outros que alimentem o que lhes é mais benéfico.
Quando não se conhece, diz-se disparates, tenho um Note 8 com dois anos e praticamente todos os meses recebe atualizações….
Ohhh …. psit…..fanboys…
Oneplus
O 9825 é o equivalente ao 855 plus, um pequenino update. A “desvalorização” é ótima, compras um S10 agora a um preço justo. ninguém obriga ninguém A comprar mal sai, é o preço a pagar para ser um dos primeiros. Em alternativa fazes um contrato.
Esperem até a Apple lançar o a13 bionic, que vai deixar estes processadores muito atrás, e só esperar
quem compra um telefone de 1000 euros é por vaidade e não por necessidade…
Quem gosta de tecnologia compra não por vaidade mas sim por querer o melhor. Eu compro sempre iPad e iPhone não por moda mas porque adoro as novidades e experiência que trazem, mas estou tentado a mudar para um note porque a s pen seria muito útil profissionalmente para mim
Eu nao me refiro sò à Samsung. Evidentemente que sò alimenta quem quer mas se nao houvesse muita gente a alimentar, um gajo nao perdia todos os anos 500e na desvalorizacao dum telm.
Atenção que S10 e Note 10 são gamas diferentes, um não vai substituir o outro. Eu tenho um S10 e não dei 900 euros por ele, nem lá perto.
Se compraste um s10 porque raios hás de comprar um note 10??? Wtf
Tantas cócegas! É simples meus amigos.
Facto 1: Os telemóveis estão neste momento a um preço absurdo para a maioria das carteiras.
Facto 2: O preço pedido por estes equipamentos são igualmente absurdos face ao que eles valem comparativamente ao seus custos de construção.
Facto 3: Quem valoriza mesmo o dinheiro, opta por telemóveis com garantia de updates, nomeadamente os Android One (Nokia, Xiaomi Mi A3, etc – link aqui: https://www.android.com/one/) ou mesmo para a gama Pixel que são da própria Google.
Facto 4: Uma boa alternativa face à relação qualidade/preço e com suporte prolongado e assistência técnica de reparação eficaz vai para os equipamentos da OnePlus
Facto 5: Fora do Android, há os iPhones que dispensam apresentações!
Factos disfuncionais… Onde é que os Oneplus são baratos? Compras um S10 pelo mesmo preço e mete o Oneplus a um canto.
nenhum s10 mete oneplus a um canto com aqueles software lixo
A Samsung Experience é lixo. Nem dois meses aguentei com um s10+, troquei mal pude.
Diz-me lá como é que se pode comparar o S10 a um Oneplus 7? Já comparaste as specs?
Se suporta gravação a 4k a 150fps porque raio é que só grava a 30fps a 8k?
Não deveria suportar no mínimo 60fps a 8k?
O bom do iPhone, se comprar uma versão top do ano do lançamento, é que ele dura tranquilamente 4 anos de uso, intenso. Tenho o meu há 4 anos e não vejo motivo para trocar. E olha que utilizo bastante como ferramenta de trabalho.
O meu mi5s tb funciona nto bem… Só tenho pena de não vir com uma bateria maior! Já lá vão 3anos e meio… E 225€