PplWare Mobile

Samsung Galaxy Note – Um novo tipo de smartphone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ecchin says:

    Só podem estar no gozo. É ainda mais parecido com um iPod. x_x Andam abrincar com o fogo

    • Hugo Barbosa says:

      bom poste, é muito bonito, mas vi no youtube, um video hand-on, e tem mesmo muitos breaks.. no youtube eles chamam, MiniLaggyPad : )

    • Fernando Mauro says:

      Não há semelhança com aparelho algum.
      Eu acredito que esse novo smartphone vai fazer sucesso.
      Claro que nem todo mundo vai querer um dispositivo desse tamanho.
      Mas para quem quer um smartphone para navegar na internet, ver vídeos e fotos.
      Sem dúvida alguma que esse aparelho será mais confortável e agradável de ser utilizado.
      Agora quanto a processos, é claro que a Apple vai reagir.
      Porque agora ela percebeu que realmente está sendo ameaçada pelos concorrentes.

    • João Ribeiro says:

      E? O que é que isso interessa diz lá? Até podia ser parecido com o Papa, se não utilizar tecnologias patenteadas por outros, de forma ilícita não tem qualquer problema.

      Devias era estar contente, porque existe concorrência.

    • Mig@s says:

      lol tem tudo a ver… queres q a samsung faça como?? quadrado ou em circulo… enfim.

    • Bruno Rodrigues says:

      Isto é igualzinho ao que muitos sites previam ser o novo iphone 5! A Samsung é muito esperta… Pegou nessas “estatísticas” e antecipou-se heheheheh… Oh, mas em design estes equipamentos são quase todos muito idênticos. Por isso quando essas guerras entre empresas envolvem o design dos produtos, acho um absurdo. Ao processar uma marca, ter-se-ia que processar muitas outras!

      • Carlos Alves says:

        e não é isso que fazem todas as empresas? usam estatísticas para vender mais e da maneira que o cliente quer.
        Felizmente há concorrência, e é pena não poder haver mais designs, mas só se os fizerem redondos, hehehe

  2. João says:

    A Samsung consegue sempre deixar-me com água na boca com estes pequenos teasers! 🙂

  3. aver says:

    Dimensões alt x largura x “grossura” em mm (arredondados)e peso

    Galaxy Note: 146 x 83 x 9,7 , 178gr
    Galaxy S II: 125 x 66 x 8,5
    iPhone 4: 115 x 59 x 9,3 , 137gr

    Basicamente tem mais 2 cm em altura e 1,5 cm em largura que o S II e
    mais 3 cm em altura e 2,5 cm em largura que o iPhone

    A questão é se se tem mãos grandes, se cabe nos bolsos (homens) e se se está a ficar cegueta e por isso se precisa de ecrãs maiores.

    É capaz de ter mercado.

  4. er says:

    how que maquina ….xD
    ja me tou a sentir velho , e ainda nem passei os 20 xD

  5. Serva says:

    @Ecchin

    Boa tarde , não vou entrar em polémicas gratuitas se é ou não parecido com o Iphone ,penso que já basta não achas Ecchin ,já bastam as empresas andarem as turras uns com os outros , já não entendo o porque de se apimentar a discussão sempre que sai um dispositivo novo da Samsung , quais são as parecenças que notas ????….. na minha opinião não tem nada a ver, mas o que me interessa são as características deste bicho que me parecem ser muito interessantes .

    Esperemos que a Samsung disponibilize o update para a versão 4 do Android que deverá sair ainda este mês , estou na expectativa de ver como a Google vai gerir a fragmentação até agora existente no mundo Android , caso tudo corra pelo melhor , este poderá ser o bicho que substituirá o meu tablet de 7′ .

    Cumprimentos a todos

    Serva

    • aver says:

      Substituir um smartphone + tablet ainda se percebe. Substituir um tablet não.
      Em relação a um tablet de 7,7″ o Note encolhe 5cm em altura e 5cm em largura. Em relação a um de 10″ nem se fala.
      Para tablet fica assim para o minorca.

      • Enfim says:

        Não encolhe 5cm em altura e 5cm em largura. Se queres perder tempo a dizer alguma coisa, ao menos perde tempo também a fazer bem as contas.

        Teorema de Pitágoras, conversões, etc. Pesquisa. É giro e passas menos vergonha. 😉

        • aver says:

          Enfim, se quiseres dois pauzinhos também se arranja.

          Dimensões do Galaxy Tab de 7.7″ 197 x 133 x 8 mm
          Dimensões do Galaxy Note: 146 x 83 x 9,7 mm

          Menos 5 cm de altura e 5 cm de largura, ó esperto.

    • Baarux says:

      Serva

      Boa tarde, por vezes o problema não é o que foi dito (que é parecido com um iphone/ipad/ou outra coisa começada com i), porque foi apenas a opinião de um utilizador, o problema começa é com outros utilizadores que não aceitam essa opinião e começam com ataques ridículos em vez de argumentarem com essa pessoa.
      Normalmente o que se vê aqui é:
      Apple Fanboy “Só falas mal da apple porque não tens dinheiro para comprar um”
      Android Fanboy “A apple é malvada, só quer lixar a concorrência e os seus dispositivos não valem nada”

      Agora sobre este dispositivo , acho que com o preço certo pode vir a fazer um grande sucesso , pelo menos em mim já despertou o bichinho.

      • Carlos Alves says:

        concordo a 100% nos 3 últimos paragrafos, mas voltar ao tema “parece com iphone” já mete um certo nojo, não achas? e o iphone quando saiu também se parecia com algum, mas pronto, comentários desses geram mais comentários, e se ele é livre de dar a opinião dele então os outros também o são, e não é por concordarem que são todos ridículos e que não argumentam.

    • Tiago Dias says:

      Serva,

      Notam-se semelhanças, é verdade, mas com o iPod Touch,não com o iPhone. Tem alguns traços que fazem lembrar o iPod, embora maior tem um form factor semelhante.. Pessoalmente não vejo grande mal nisso, mas não se pode negar que há algumas semelhanças.. poder-se-á chamar talvez uma leve inspiração, não sei..

      Em relação ao equipamento, é interessante. Na minha opinião não substituirá um tablet, pois se 7” já é só meio tablet, 5” ainda menos tablet é.. Será um dispositivo interessante para quem não quiser andar com um tablet e um smartphone atrás, sendo este o dispositivo ideal. Penso que terá mercado! Bastante interessante!

      Fez-me foi lembrar o Galaxy Player (ou WiFi, como também era chamado), que nem chegou a por pés em terras Lusas. Também tinha um modelo de 5”, embora não fosse um smartphone em todo o seu explendor, acabaria por ser um equipamento semelhante. Tive com um na mão e tinha características interessantes, até disse à Samsung que previa algum sucesso se chegasse a vir para Portugal.. Tenho pena que não tenha cá chegado..

  6. João Ribeiro says:

    Muito bom. Traz de novo um conceito que foi mutilado e abandonado por quase todas as marcas no desenho destes dispositivos, a caneta. Por acaso já tinha pensado que este instrumento agora podia ser utilizado para coisas muito mais interessantes e possibilitar uma flexibilidade que não seria possível se não fosse com esta. Antigamente servia para acertar apenas nos botões e realizar pequenas notas. Hoje em dia pode servir para mais e em certos aspectos pode ser bem mais rápida que com outro tipos de instrumentos.

    Com este tamanho é praticamente um mini tablet 🙂 Penso que a evolução destes dispositivos vai ser feita ao contrário. Neste momento tão a aumentar os ecrãs quando em tempos tentaram diminuí-los. Vai-se voltar a diminui-los por questões de portabilidade oferecendo num entanto novas tecnologias que permitem a sua extensibilidade nos bens materiais que dispomos em qualquer lugar.

    Cumprimentos,

    João Ribeiro

    • Tiago Dias says:

      Sim a caneta é algo que pode ter uma enorme utilidade em diversas situações, principalmente em tablets (e “mini micro tablets”, como este).

      A ver vamos a aceitação do público em geral para este tipo de smartphone. Tanto pode ser bem aceite, por juntar um pouco do que é um smartphone e do que é um tablet, como pode não ter sucesso, por não apresentar a excelente portabilidade de um smartphone e as características que fazem de um tablet o que ele é…

      Embora pareça interessante à partida, há essas duas possibilidades… a ver vamos..

  7. Pisca says:

    Alguém me consegue explicar como se faz um PDA que não seja rectangular e tenha cantos arredondados ? Em estrela ? Redondo ? Triangular ?

    Digam-me

  8. Serva says:

    @ João Ribeiro ,

    Tens toda a razão , eu vou percorrer esse caminho , tenho um tablet de 7′ que apesar de me caber no bolso interior do casaco , só me permite atender chamadas ou em alta voz ou com auricular o que se torna mito desagradável , mas de facto tenho uma experiência de navegação fantástica , com este novo tipo de dispositivos posso juntar o útil ao agradável .

    Os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  9. Complex says:

    Voltamos pra época dos tijolos 😀

  10. Jorge says:

    Será que ainda vão entrar nos tribunais esta semana pedidos da Apple para não ser comercializado este menino???

  11. noname says:

    youtube.com/watch?v=PRnepeD58eI

    vejam ai o benchmark ca coisa mais doce 😛

  12. YourPaysafe says:

    Adorei 😛

    Estava de “olho” num possível galaxy S3, mas este com um ecran de 5.3, não sei não! Adoro ecrans enormes 😀

  13. Serva says:

    @Complex

    Se reparares nas dimensões exteriores , verificas que é pouco maior que o Iphone , isto acontece porque a moldura é reduzida drasticamente , aliás como acontece hoje com os Lcds , dou-te um exemplo substitui um sony de 32′ por um de 40′ e como os tenho colocados na parede pensei quando estava a comprar , se calhar fica grande na parede do quarto e vai estragar toda a estética , não podia estar mais enganado acabou por ocupar menos espaço , porque de facto o tamanho do painel é quase o tamanho do aparelho , nem as colunas estão a vista e o mesmo se passa com este dispositivo fica com estas medidas e depois diz-me se vais notar assim tanta diferença :

    Galaxy Note: 146 x 83 x 9,7 , 178gr

    IPhone 4: 115 x 59 x 9,3 , 137gr

    Cumprimentos

    SERVA

  14. Vítor M. says:

    Excelente conceito. Quanto mais se apostar nos web services mais estes equipamentos ganham mercado. Vejo-os como uma ferramenta profissional em poucos anos, isto porque o mercado doméstico começa a não ter mãos a medir para tanta oferta é necessário expandir os horizontes.

    Esta máquina, pro exemplo, é uma ferramenta fenomenal para a área comercial, mas dado o pouco suporte com o sistema operativo dominante, perde-se a extensibilidade dos serviços para o campo remoto.

    Para uniformizar os serviços e colocar os mesmos ao dispor de qualquer tablet, independentemente do seu SO, é apostar nos Web Services e cloud.

    Grande máquina, está a na nossa lista de análises logo que chegue ao nosso país.

    • Mario Mendes says:

      Vitor pensava exatamente o mesmo para a area profissional pode ser uma mina.
      Seja na area comercial ou na tecnica.

    • Sérgio Ferreira says:

      Penso exactamente o mesmo, é de facto um nicho de mercado a ter em conta.
      Mas há que ter em conta a autonomia destes “bichos”.
      Isso é algo que por enquanto ainda não nenhum fabricante a melhorar.

      Já me imagino daqui por uns anos com um destes na mão a modificar um projecto em Autocad Lt no local em vez de ser no escritório 😉

  15. tiago says:

    A caneta com o swype deve de ser uma maravilha. 😀

  16. Serva says:

    @Baarux ,

    Sim tens toda a razão , normalmente começa-se a entrar na irracionalidade e na ofensa dos dois lados e isso penso que não é bom para a discussão , nem deveria sequer de ser um ponto de partida para nada , cada um faz a sua escolha segundo os seus gostos , convições e formas de utilização , normalmente quem compra este tipo de dispositivos faz alguma pesquisa e sabe ao que vai , portanto o mercado que dite as regras e a palavra final e sempre do utilizador , agora de facto chamarem de Hatters e mais não sei o quê ….. é um espectáculo lamentável e não poderia estar mais de acordo contigo .

    Uma vez escrevi que quem publica os artigos também tem de ter cuidado com os títulos que atribui e também como desenvolve o artigo , de preferência os artigos deveriam ser escritos com toda a isenção e limitando-se aos factos e em caso de teste publicar os mesmos e de alguma forma não mostrar qualquer tipo de tendência , porque normalmente a discussão começa logo pelo titulo .

    Sei que não é fácil para quem escreve , mas felizmente no Pplware há muitos exemplos de isenção , depois no debate se vem em defesa das suas convicções isso já são outros 300 .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  17. ztk says:

    Tenho o SII e duvido que saia melhor (em termos gerais) até á chaegada do já pornunciado S III…

  18. PValerio says:

    Boas, já existe um um dispositivo neste seguemento no momento, o Dell Streak, é um aparelho que no principio estranhei por ser um 5″ mas foi entranhando:-) , não é um PDA nem um Tablet é uma fusão dos dois, tem um ecran fantastico, realiza tudo que necessito e utilizo como telemovel, e mais do que isso è bastante portatil, cabe no bolso do casaco….pelo que vi deste.aparelho é apetecivel pelas caracteristicas no hardware, talvez o possivel substituto do meu Dell….pelo q tenho lido a tendencia é no futuro serão dispositivos neste segmento, se repararem á uma inversão na tendência no tamanho, dantes quanto mais pequeno melhor e agora o ideal é maior mas confortavelmente portátil

  19. racpxt says:

    Interessante. Há 10 anos atrás a moda era quanto mais pequeno melhor. 😀

  20. jose maria marques says:

    É o chamado Tijolo 😛

    • jose maria marques says:

      já agora só um comment sobre o smartphone,
      não entendo pq fazerem só um botaçao tipo home do iphone, no Ios isso resulta bem e tal, mas no android sao precisos a meu ver no minimo três botoes : home back e menu
      esta mania de imitar a apple pode ser que lixe estes corenaos

  21. Serva says:

    Exacto só que são sensitivos .

    Cumps

    Serva

  22. Fernando says:

    So acho graça numa coisa , quando saiu o dell streak 5 toda a gente disse que era muito grande e não sei que mais , e agora lançam um de 5.3 e são os maiores :S

  23. Sr. Imparcial says:

    Tal e qual o iPhone… aposto que quando se envia emails até vai junto na assinatura (Sent from my iPhone).
    É inadmissível!

    (!!! irony detected !!!)

    • Rui says:

      Engraçado como se lembram tanto do iPhone mesmo que o post seja sobre outra coisa qualquer 🙂
      Para mim acho demasiado grande para ser tlm, mas cada um com os seus gostos

  24. Pisca says:

    Para o meu Galaxy S e Galaxy Tab 7″, mandei vir uma caneta que pode ser usada no ecran AMoled, incluindo no Swype (é giro de ver), nem sempre é fácil de descobrir no Ebay, alguns dizem que sim, mas é treta, a que aparece agora é de ponta mais fina e não quase uma bola como a que tenho

  25. Serva says:

    @Fernando ,

    Boa tarde , pensas que vai ser só a Samsung a lançar este tipo de smartphone , não penses nisso os outros também vão atrás , eu no meu caso quando comprei o tablet de 7” testei para ver se me cabia n casaco e não ficava muito deformado e tal , e tem funcionado , mas as limitações que tem fora do carro aonde tenho a sincronia feita por bluetooth e funciona as mil maravilhas são algumas como expliquei acima , para atender o telefone ou atendo em alta voz ou com auricular o que de facto não é pratico , vejo essencialmente nestes dispositivos uma área de ecrã suficiente para se ter uma experiência interessante a navegar e simultaneamente se possa usar o telefone sem quaisquer tipo de restrições .

    Penso também que os tablets irão num futuro muito próximo evoluir para sistemas operativos a sério e não para os actuais Ios ou Android ou mesmo o Windows 7 Starter que te abre o teclado virtual em cima da caixa de pesquisa do Google .

    Cumprimentos

    Serva

  26. Ryan says:

    Gostaria de ver a industria automovel a fazer o mesmo que se anda a fazer no mundo IT. Os carros muito deles hoje sao uma copia de design uns dos outros. Pelo menos a industria automovel nao anda na mesma luta (ou nos nao sabemos que isso acontece). Realmente as noticias de que e parecido, etc sao peanuts.
    Quanto ao telefone em si parece-me interessante. Espero que seja um daqueles que vai vingar. Eu tenho outros interesses mas tou-me nas tintas se parecido com o telefone X ou Y ou Z. Para mim todos tem de aprender a viver com a concorrencia.

  27. Rui Carvalho says:

    Por este andar a Samsung ainda vai ter um catálogo maior do que o do IKEA.

  28. Serva says:

    Boa tarde ,

    Vejam este vídeo com uma pequena apresentação do futuro Android 4.0 , o audio está em mau estado mas dá para perceber .

    https://www.youtube.com/watch?v=8JFvRreJP9A

    Cumprimentos

    Serva

  29. Sérgio says:

    Antes de tudo, só não vê que estes modelos seguem a mesma tipologia dos idevices quem não quer.

    Como ao longo dos tempos tenho vindo a dizer, os pc’s e os telemoveis irão se fundir um dia.
    Terão a componente pc sob a forma de dock. Esta poderá existir fisicamente ou existirá um protocolo (com o meio fisico a ser talvez sem fios) que permitirá interligar os vários periférios: display, teclado, etc.
    E terão a componente móvel com uma interface gráfica adequada à mobilidade. A Microsoft já deu pistas que poderá integrar as duas interfaces no mesmo sistema operativo.

    Tudo isto para dizer que na componente móvel ainda não existe um modelo ideal. Estes formatos servem para testar qual será o tamanho ideal. Há uns anos também seria impensável pernsarmos em displays com 4.2” e hoje são o pão nosso de cada dia. Eu ainda não me convenci, mas tenho aprendido a dizer que não podemos negar as coisas cegamente ao longo dos tempos. E daqui a um ano talvez tenha mudado completamente de opinião. E daqui a 2 ou 4 anos também poderei mudar de opinião para formatos maiores se os ganhos forem evidentes. Por enquanto não me parece, mas quando tiver um VERDADEIRO escritório de bolso já não sei

  30. Ricardo Antonio says:

    So gostava s saber qd disponível no mercado nacional, ando a por dinheiro d parte pra um novo tlm, ainda ando com um velhinho 6230i prai uns 5/6 anintos e ta mesmo na hora d trocar… andava a pensar num SII mas com anuncio deste fiquei agora um pouco indeciso… ainda por cima s for verdade s vier na fasquia dos 500/600 euros. S andar confortavelmente no bolso e for nessa gama d preços e o tlm ideal pra mim… senao espero com a saída deste k o SII baixe um pouco o preço 🙂

  31. Filipe Ferreira says:

    quando uma empresa q pensa q é dona do mercado começa a ter concorrentes… mete os concorrentes em tribunal lool como estudante de uma licenciatura de mareting, espero nao optar por esses caminhos :S se bem q os resto da estratégia da Apple é um exemplo a seguir. aliás, pra mim teem os melhores marketeers actualmente! pelo menos teem visibilidade 😉

  32. PValerio says:

    Eu estou naz tintas para quem descobriu a polvora, se o aparelho x é copia do y as marcas que se entendam, eu quero é melhores aparelhos devido a concorrencia e mais baratos, eu quero funcional para melhor trabalhar outros ligam à estètica e para serem vistos, cada um que compre o que mais o satisfaz, agora não vou me chatear ou perder tempo de qual é o melhor ou mais original, as marcas não me pagam para isso, hà que respeitar todos os gostos e tendências

  33. David says:

    Falta lhe A-GPS

  34. cartoon says:

    Lá voltam outra vez os comentários que o telemóvel é parecido com X ou Y da Apple…

    Hoje vi numa revista uma publicidade interessante.

    Uma publicidade ao Opel Insigna e que dizia:
    Admirado em França. IMITADO na Correia. Fabricado na Alemanha.

    Agora vejam, alguém ouviu falar de algum processo da marca Alemã a alguma marca Coreana? Pode até ter havido, mas não tenho conhecimento.
    Acho que está tudo numa questão de mentalidade. Pelos vistos a Opel até se sentiu prestigiada com o facto do seu automóvel ter sido, pelos vistos, plageado e de tal forma que até o publicitou. No fundo, acaba por ser um reconhecimento que está ali um produto que merece destaque, com certeza pela sua qualidade, já que ninguém copia algo que não valha mesmo a pena. A Opel vai vender menos Insignas por isso? Não acredito!
    Foram quebradas patentes? Talvez! Mas com certeza que os senhores da Opel sabem que, apesar de terem inventado e investido em algo inovador, eles próprios foram buscar ideias a produtos de outras marcas. No fundo acaba por ser um “coça-me as costas que também já te as cocei as tuas”.
    Como eu disse, acho que é tudo uma questão de mentalidade.
    Acabei. já podem chover criticas à vontade 😀

    • cartoon says:

      Errata: Não é “imitado na Correia” mas na “Coreia” 🙂

      • cartoon says:

        Por muito que se conteste, é um facto adquirido que todas as marcas se copiam umas às outras, em maior ou menor quantidade ou detalhe. A espionagem industrial é algo que não apareceu no Natal passado.
        Há marcas que até têm laboratórios onde, mal um produto novo da concorrência saia, é logo desmantelado para se apurar as características. Não é mais uma teoria da conspiração, é uma realidade.
        E o que me mete mais confusão é verificar que uma empresa (seja qual for) processa uma outra por quebra de patente quando faz exactamente a mesma coisa. Acho que tem que haver um mínimo de sentido do ridículo.

        • aver says:

          Então a segunda marca (a que desmantelou), que se limite a lançar um produto copiado, que a primeira marca também tem laboratórios para descobrir o copianço e a seguir processar a que copiou.

          Basicamente está-se em presença de duas coisas, em conflito – a necessidade de haver concorrência e a necessidade de proteger a inovação (e patentes) de quem investigou e criou os produtos/tecnologias, para que não sejam copiadas descaradamente.

          Ou seja, no caso smartphones/tablets já toda a gente percebeu que a sua estrutura base é comum – para haver concorrência tem que haver produtos de diferentes marcas com aquela estrutura/design em termos gerais. Quando há cópia, acima de um certo ponto, entra a questão da protecção da inovação e das patentes (é mais copywrite) do “look and feel” – parece-me que o copiado tem direito a processar o copiador e a receber uma indemnização, se o tribunal o entender, caso o copiador não faça correcções no que for considerado cópia.

          • cartoon says:

            Não sou contra as patentes e acho que cada um tem direito ao que é seu. Acho simplesmente uma grande hipocrisia marcas processarem-se umas às outras quando todas (ou quase, não sei) têm telhados de vidro. Acho ridículo uma determinada marca processar uma outra por quebra de direitos e na semana seguinte faz exactamente a mesma coisa. No caso concreto da Apple vs Samsung (pessoalmente até tenho tido algumas dissabores com produtos desta última) , sem dúvida que as duas fazem/fizeram já a mesma coisa, portanto não entendo tanto alarido à volta do assunto. Eu acredito que quando não queremos que nos façam a nós também não devemos fazer o mesmo aos outros porque, por muita razão que tenhamos, perdemo-la toda. Acho que tudo se resume de uma forma tão simples quanto isto.

      • cartoon says:

        Descobri agora, para meu espanto, que o país a nível mundial em espionagem industrial é a França!

        http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=136005

  35. Serva says:

    De facto @David , também já estive a ver nas características e não tem mesmo .

    Cumprimentos

    Serva

  36. silva says:

    Primeiro acho um tablet inútil. Foi uma forma das empresas ganharem dinheiro fácil, pq seria bem melhor fazerem um pc nesse formato com tela sensível, mas fizeram um aparelho limitado que vc tem de gastar uma grana pra comprar aplicativos!!! Tudo q um tablet faz, eu faço no meu celular e ainda carrego no bolso.

    Agora o problema desse celular é que acho o teclado físico fundamental, principalmente em landscape, aumenta demais a produtividade e além é indispensável para jogos de supernintendo.

  37. mad says:

    Engraçado é que não se fala nos tablets como instrumentos de trabalho mas unicamente como objectos de lazer. Esse conceito deve ser revisto pelos fabricantes, utilizo tablet unicamente para navegação de websites visto que utilizar o teclado virtual não me permite digitar textos extensos (nem para emails nem para processamento de texto) e digo sinceramente que é pena porque a produtividade iria aumentar. com a capacidade de processamento que os tablets estão a atingir já podemos almejar algo melhor do que puramente um brinquedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.