Samsung dominou o mercado de smartphones no último trimestre
O mercado dos smartphones está ao rubro, com novidades a chegarem e que vão complicar a escolha dos consumidores. Este não é um cenário recente e tem sido assim há já vários anos, com as grandes marcas a competir entre si.
Os dados da IDC do último trimestre mostram a continuação deste cenário, com a Samsung a dominar o mercado dos smartphones, mas com a concorrência a crescer e a aproximar-se.
A luta pelo domínio do mercado dos smartphones tem colocado frente a frente a Samsung e a Apple, com ambas as empresas a conseguirem posições invejáveis. De fora, mas com um crescimento muito grande, a Huawei tem conseguido ocupar o seu espaço e é hoje mais um dos concorrentes ao lugar de topo.
A posição de topo da Samsung
O terceiro trimestre de 2017 mostrou, mais uma vez, que a Samsung tem o domínio e que é atualmente a empresa que mais smartphones coloca no mercado. A marca distribuiu 83,3 milhões de smartphones, o que representa um crescimento de 9,5 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Os smartphones de topo da Samsung continuaram a ter boas vendas e a chegada do Note8 deu um novo fôlego.
Empresa | 3Q17 Volume Envios | 3Q17 Quota de Mercado | 3Q16 Volume Envios | 3Q16 Quota de Mercado | Mudança Ano-a-Ano |
Samsung | 83,3 | 22,3% | 76,1 | 20,9% | 9,5% |
Apple | 46,7 | 12,5% | 45,5 | 12,5% | 2,6% |
Huawei | 39,1 | 10,5% | 33,7 | 9,3% | 16,1% |
OPPO | 30,7 | 8,2% | 25,8 | 7,1% | 19,0% |
Xiaomi | 27,6 | 7,4% | 13,6 | 3,7% | 102,6% |
Outros | 145,7 | 39,1% | 168,7 | 46,4% | -13,6% |
Total | 373,1 | 100,0% | 363,4 | 100,0% | 2,7% |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, 2 de novembro 2017 |
O (discreto) crescimento da Apple
Mantendo a segunda posição, a Apple conseguiu colocar no mercado 46,7 milhões de dispositivos. A chegada do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus ajudaram as vendas, apesar destas terem ficado longe do esperado. Em comparação com o mesmo período de 2016, a Apple conseguiu crescer apenas 2,6 pontos percentuais. Espera-se que o próximo trimestre seja mais forte, com a chegada ao mercado do iPhone X.
O salto da Huawei e o seu ataque à segunda posição
A Huawei manteve a terceira posição e encurtou a distância que a separa da Apple. De acordo com a IDC, a marca chinesa ganhou força e isso pode ser visto nos 39,1 milhões de smartphones que colocou no mercado, crescendo 16,1 pontos percentuais face a 2016. Os seus Mate 9 e P10 continuaram a ter boas prestações no mercado e o futuro Mate 10 continuará esse caminho. Também a Honor teve sucesso com modelos Honor 6X e Honor 9.
As restantes marcas do top 5 desta lista mostraram também crescimento, com particular destaque para a Xiaomi, que conseguiu duplicar o número de unidades colocadas no mercado.
Num trimestre que se esperava que fosse calmo, as marcas de topo conseguiram crescer e mostrar que este é ainda um mercado bem vivo e com uma concorrência feroz, sempre com novidades muito interessantes e que agradam aos consumidores.
Este artigo tem mais de um ano
A minha análise.
Samsung estável, Apple parece pronta para ficar entre os 10 e os 15%.
A Lenovo é um falhanço, o investimento feito no mercado não está a dar resultado. A Huawei mostra que a estratégia aplicada é boa – bons produtos a preços aceitáveis.
A OPPO é uma surpresa interessante, julgo que não terá uma oferta muito global mas consegue uma excelente posição.
Fico um pouco surpreendido que os “outros” percam vendas, com tantos chineses a fazer telefones aparentemente bons, muito baratos.
Onde viste a Lenovo?
Atenção que a OPPO tb inclui aí os OnePlus, porque é o mesmo grupo.
Iphone domina o mercado dos tipo de gama mas a samsung tem bons terminais nesta faixa também. Media Gama a huawei domina e o resto e para quem quer um tlm barato para coisas simples mas sem o glamour e qualidade da Apple ou samsung
Se falasses em apenas em qualidade do “resto”, ainda poderia aceitar, apesar de haver marcas que consideras “resto” que têm essa mesma qualidade alta, e não são apenas para coisas “simples” (já agora, o que consideras “coisas simples”?).
Agora, quando te referes a “glamour”, a que te referes mesmo?…
Domina o mercado?
Samsung e Huawei são os equipamentos mais usados. Aliás, a Apple claro foca-se só em gama alta, mas mesmo em gama alta a Samsung reina desde a era do S6. A Apple vende bem mas mesmo sendo da mesma gama a Samsung consegue-o ultrapassar nas vendas a 3 gerações.
A Apple não ganhou mais utilizadores, perdeu foi mais e mais e mais… cada vez mais vez alguém que utiliza desde os primeiros iPhones a ir embora da Apple com razões e argumentos bem sólidos. Eu mesmo fiz isso e conheço tanta mas tanta gente igual, mais do que gente que tenha deixado o Android para ir para iOS.
No fim de contas é tudo gostos, mas não concordo que a Apple venda mais do que a Samsung mesmo sendo só na gama alta. Aqui em Portugal maioria usa Apple em vez de Samsung, isso é um facto, no resto da EU pouco se vê iOS…
Ou seja, a Samsung lá em cima, a Apple e a Huawei a lutarem pelo segundo lugar.
A Huawei vai suplantar a Apple em pouco tempo e depois é o ataque a Samsung.
Continuo sem perceber porque se fazem estes gráficos em que comparam marcas que vendem dispositivos de 60€ com marcas que só vendem dispositivos caríssimos?! Market share para mim é em guito não em quantidade de unidades vendidas.
Errado. Quer dize, se bum universo de 10 pessoas, a marca A vende 9 produtos a 100,00 cada, e a marca B vende um produto a 1.000,00, para ti quem tem mais quota de mercado é a marca B? Óbvio que não, quem tem mais quota de mercado (market share) é a empresa A, que tem 90% de quota de mercado. O “guito” não determina a quota de mercado.
Então e usando o teu exemplo, se a marca A vender 200 produtos a 100,00 cada e a marca B vender 30 produtos a 1.000,00 quem tem maior market share é a empresa B de loge, ou seja do total de 70.000,00 que existia no mercado para investir, a empresa A é que ficou a ganhar pq vendeu mais unidades!?!?! Deves dar um grande contabilista!
Haja alguém que fala verdade!!!
Com objectividade.
Go Sammy!