A Samsung DeX tem uma surpresa para o Windows 10 Mobile
Quando lançou os novos Galaxy S8 e S8+, a Samsung apresentou também um conjunto de acessórios que elevam a utilização destes smartphones a um patamar mais alto.
O DeX destaca-se por ser uma doca que permite tornar um S8 num verdadeiro PC, com um ambiente de trabalho próprio. Algo que não se sabia é que afinal o DeX tem uma surpresa para os utilizadores do Windows 10 Mobile.
A DeX traz para o S8 uma das mais interessantes funcionalidades do Windows 10 Mobile, o Continuum. Com esta doca é possível ter um posto de trabalho com um sistema quase autónomo e que dá acesso a um conjunto de ferramentas e aplicações de produtividade.
Basta ligar o S8 a esta doca e depressa temos este sistema pronto a usar, bastando ligar-lhe um monitor, um teclado e um rato.
Do que foi agora descoberto afinal o DeX tem mais funcionalidades e não para os novos Galaxy. Basta ligar lá um smartphone com suporte para Continuum e este funciona de forma perfeita, como pode ser visto no vídeo abaixo.
O Lumia 950 usado funcionou de forma perfeita nesta (falsa) doca Continuum, mostrando que existe ali tecnologia usada na criação da solução da Microsoft.
Não é estranha esta partilha de tecnologias, uma vez que a Samsung é um dos parceiros da Microsoft há muitos anos, mesmo no universo mobile. A própria Microsoft esteve envolvida na criação do DeX, tendo preparado o Office para correr nesta plataforma.
A dúvida que fica é se o processo inverso funcionará, ou seja, se ligando um S8 a uma doca Continuum se o processo é o mesmo e temos acesso ao sistema da Samsung.
Via Gizmodo
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora era a Samsung fazer um modelo W10M… doca já tem.
Isso não é surpresa nenhuma. O Lumia 950 funciona com qualquer docking station.
O continuum é activado quando se liga a um monitor externo. Um simples adaptador USB-C – HDMI funciona.
A docking station do lumia funciona em qualquer dispositivo com USB-C, já testei com um laptop e funcionou na perfeição.
Na verdade nem é necessário qualquer tipo de adaptador, o 950 suporta o miracast, o continuum pode ser utilizado via wireless.
Consigo utilizar o continuum numa smart tvde forma nativa.
Fazendo o mesmo num Android, simplesmente vai fazer mirror do ecrã.
Correcto. O meu 950 funciona perfeitamente ligado a qualquer Samsung “smart TV”.
Tu estás a falar de continuum (ambiente desktop) ou de espelho do ecrã (transmissão do modo smartphone)?
A doca activa um ambiente de trabalho Standard, nada haver com espelho do ecrã que já há faz anos.
Em relação ao Lumia 950 estou a falar de continuum (ambiente desktop). Não é preciso doca, basta ligar a um monitor externo mesmo por wireless.
A doca é simplesmente um hub/docking station com saída HDMI e é compatível com qualquer dispositivo, inclusive PCs
É engraçado ver a reação do pessoal quando vêm o menu Start.
Hehehe 🙂
Engraçado é ver a reação quando vais fazer uma apresentação só levas um smartphone.
É ligar ao projector e está feito.
Qual foca ativa qual carapuça!! A doca “ativa” não passa de uma doca / hub com alimentação de energia para o tlm!
Até docks de 20€ do ebay servem como interface para continuum
Assim deveria funcionar o mundo, tudo compativel com tudo
Bom dia,
E dará para fazer o mesmo com um Xiaomi Mi 6?
Cpts
Luigi
S8 um verdadeiro PC…android….verdadeiro calhau..:) Vamos ver o que os próximos Microsoft vao trazer, depois do teste como o Snap835 aí sim, parecem vir pcs, ainda que muito limitados.
Agora percebo Por isso a MS vende o S8 na loja!
Os próximos pc’s do futuro vão ser os smartphones com a nova arquitectura do W10, daí esta parceria pk eles sabem o que vai ser o futuro, principalmente dos pc’s, que vão poder andar no bolso e ter desempenho de desktop…esta parceria está mais do que pensada e estas workstations sao testes ao que aí vem…posso enganarm mas acho que não estou muito longe
Isso é surpresa para o windows 10 mobile? Não vejo nada de surpresa nisso. O windows 10 mobile está morto. Só falta enterrar o difunto.
A quiestão é que não se vai tratar de Windows 10 mobile mas simplesmente de windows 10 que em vez de andar num portatil ou num desktop, vai andar num telemovel e estas workstations não vão ser nada mais do que se poder trabalhar ou jogar ou sei lá mais o quê num ecrãn maior, tão simples quanto isto.