Router Fiber Gateway MEO: Já há app para iOS e Android
Foi em setembro de 2017 que a Meo/Altice passou a disponibilizar o seu novo Router. Como é do conhecimento geral, este equipamento é 10x mais rápido que o seu antecessor, oferece uma melhor cobertura e tem uma interface de gestão renovada.
Recentemente foram disponibilizadas as apps para Android e iOS para configurar e fazer a gestão deste equipamento. De referir que, tal como o router, as apps também foram desenvolvidas pela Altice Labs de Aveiro.
A app Fibergateway está disponível para tablets e smartphones com sistema operativo iOS e Android. Para utilizar a aplicação Fibergateway, deve-se ligar à sua rede Wi-Fi e em seguida autentique-se usando as credenciais de administração do equipamento.
Principais funcionalidades
Com esta aplicação poderá gerir as suas redes Wi-Fi numa FiberGateway Altice Labs GR241AG:
- Mudar os nomes das redes Wi-Fi que funcionam nos 2,4 GHz e 5 GHz
- Alterar as respetivas passwords de acesso às redes Wi-Fi criadas
- Criar e gerir redes GUEST
- Ativar ou desativar o botão WPS para as redes Wi-Fi disponíveis
- Visualizar os equipamentos ligados na sua LAN e WLAN
- Gerir permissões de ligação e horários/dias de semana aos dispositivos da sua rede
- Alterar o canal e definir largura de banda do canal Wi-Fi assim como a potência de transmissão
- Ver informações sobre o equipamento
IMPORTANTE: se ainda não mudou a sua password de administração do Fibergateway, deve fazê-lo de imediato com a App Fibergateway.
Caso tenha algum problema, pode sempre desfazer e refazer configurações, ligando-se à Fibergateway por cabo ethernet com um PC e acedendo ao browser de administração do Fibergateway através de http://192.168.1.254.
Download Router Fiber Gateway MEO
Este artigo tem mais de um ano
Acabam de instalar aqui em casa e vocês colocam logo no pplware. Obrigado 😀
E adicionarem um link no final do tópico (não que eu não saiba pesquisar) mas para os mais leigos seria uma mais valia… 😉
A falta que um “pisco” não faz 😀 o conteúdo estava lá, mas o tal “pisco” de visibilidade não estaca 😉 Obrigado pelo reparo.
Atualmente, no novo router, é possível aceder ao mesmo pela rede wifi
Há forma de alterar isso?
Não gosto mesmo nada, sinto me inseguro, mesmo desactivando wps, alterando a palavra passe e o SSID da rede
Muda a password com a app MEO é um belo passo.
Só conseguem entrar no router se tiverem ligado a tua rede interna.
Não há preocupações para alarmes, não tens como desactivar totalmente. Senão como é que o apoio ao cliente vai conseguir aceder?
Sim, mudei a password também de forma a estar mais protegido
Não é o mesmo. Das (muito) poucas coisas de jeito que o router da NOS tem de jeito é o bloqueio à página de administração via wifi. Que deve ser isso que ele está a perguntar.
Ter apps para tudo é moda, mas para não fazem falta. Já há routers com versão mobile das páginas de configuração (acho que já vi alguns na tplink) e geralmente são versões com menos opções que a página completa.
Apps para gerir routers são mais manobra de markting que outra coisa.
E modo bridge já há?
Esse novo router está disponível para todos os clientes ou é apenas para algum pacote específico?
O Router como o nome indica e não é preciso muita lógica para chegar a essa conclusão é apenas para o serviço Fibra.
Na maioria dos casos instalam nos pacotes GIGA. Mas por vezes podem instalar nos restantes pacotes fibra.
E claro, depende do stock existente. Se não tiverem stock, vão te colocar outro. Se queres este router, tens de pagar a deslocação (custo aprox 25€).
Só para novos clientes, aliás a MEO é do pior, acabei a fidelização e eu propus que renovava se me instalassem o novo router e uma box das novas e a MEO não aceitou.
Em boa hora mudei para a VODAFONE.
Isso é mentira, até porque foi a própria MEO a contactar-me para a substituição do router sem eu fazer qualquer pedido. Tinha o serviço 3P fibra 200/100.
Não é mentira não. Eu tive que insistir e efectivamente não renovaria se não me tivessem alterado o router. Apesar de ter ficado em contrato que me iriam alterar o router, uma iluminada da equipa técnica achou que o router anterior 784 v3 servia perfeitamente para ligações 200/100 porque tinha uma porta gigabit e disse-me que não iria mandar trocar. Reclamei e acabaram por faze-lo mas contrariados…
Fizeste por telefone? A questão é essa.
Eu antes tratava tudo o que era assunto por telefone mas desde que encontrei numa loja deles pessoal profissional como deve ser (não é fácil, confesso) trato tudo na loja, mais fácil e rápido. Os gajos dos call centers cagam para os clientes, nisso a MEO é uma valente treta. A Vodafone dá 10-0 à Meo no atendimento ao cliente.
Confirmo, foi um pesadelo para me fazerem a troca…
Não é mentira, tenho M5O e já insisti com esta situação várias x uma vez que para além de não ter nem metade da velocidade que pago tenho muita interferência de sinal devido à panóplia de redes wifi na vizinhança. Com este router ficava o assunto resolvido mas eles insistem em não me trocar.
Desculpa a minha opinião, mas acabei de sair da Vodafone precisamente pelo serviço que eles disponibilizam fica muito à desejar (fibra). Pense muito bem
Estás disponível para clientes fibra, renegoceia o teu contrato com eles se tens cobertura fibra para te colocarem o novo router/ONT provavelmente irás ficar mais 2 anos fidelizado.
Eu aderi a MEO ha cerca de 3 semanas e instalaram me este router.
O serviço que tenho é FIBRA 200/100mbps, acho que o pacote chama se 3P.
MEO /Altice, pff acrescenta a opção para desabilitar a gestão do router via rede wireless.
isso é que era excelente! já vasculhei aquilo tudo e não encontrei modo de desligar mas também ainda não consegui nenhum user/password com mais permissões do que o user “meo”
O router que se crasha e reinicia quando tem muitas ligações!
Também me acontece! Principalmente quando estou numa divisão longe. (usando a rede 5GHz)
O utilizador “meo” é limitado, não se pode fazer muito com ele. Mas sim, convém mudar a password.
Preferir ter um utilizador com mais permissões, e o modo bridge disponivel!
Também estou à espera do Modo Bridge… Espero que não façam como a Vodafone.
Acabaram de me instalar o router Technicolor TG789vac v2, qual dos dois o melhor? Subscrevi o pacote M5O GIga.
É possível alterar o DNS através da aplicação?
Quando tento entrar na App não consigo, diz me que – sem ligação à FiberGateway. Verifique a sua ligação-
Alguem teve esse problema?
A intenção é boa, é pena que não cumpra a 100%. Criei um perfil para servir como controlo parental, coloquei horário para efetuar pausas nos dispositivos do perfil e nada, não funciona. O mesmo a efetuar o que a app chama de pausar a internet a dispositivos individualmente e nada.
É uma app bastante lenta em comparação à concorrência.
A única coisas que aparentemente funciona bem é a alteração do nome dos dispositivos.
Têm muito trabalho ainda pela frente.
Pela minha experiência a Vodafone está sem dúvida alguma à frente a grande distância neste campo.