PplWare Mobile

Quer o seu Android mais rápido na internet? Use o DNS da Cloudflare


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

57 Respostas

  1. Carlos Mogas da Silva says:

    Não fosse alguns sites não estarem disponíveis até usava 😉
    Tenta lá aceder ao bpinet.pt usado o DNS da Cloudflare 😛

  2. Filipe Paixão says:

    E com os dados móveis consegue se fazer esse processo? Ou só com VPN?

  3. Ricardo says:

    O UI do meu OnePlus, não permite fazer isto Não consigo costumar IPs, nem DNSs :/

  4. Ricardo says:

    Apenas por app externa, que precisa de root :/

  5. antonio says:

    No iOS não é preciso configurar um IP estático.

    Pode-se alterar só o endereço do servidor DNS sem mexer em mais nada
    Wi–Fi > i da rede > Configurar DNS > manualmente >1.1.1.1

    • Magnum Sandwich says:

      +1

      Fiquei hoje a saber que o Android não dá para fazer override ao DHCP só para o DNS…

    • antonio says:

      Estive a ver o que a Cloudflare diz sobre a necessidade de, no Android, para se mudar o endereço DNS ter que se criar um IP estático para o equipamento.

      Diz que afeta a estratégia do router para atribuir IPs (dinâmicos) aos equipamentos. E por isso diz que é melhor alterar o endereço DNS diretamente no router.
      É melhor alterar no router, mas não é obrigatório. Há casos em que mudar no router prejudica o telefone VOIP que lhe está ligado.

      O link diz como alterar o DNS em vários sistemas operativos. Quem quiser usar os servidores DNS da Google é pôr 8.8.8.8 (em vez de 1.1.1.1 da Clouflare).
      https://1.1.1.1

      • Ricardo says:

        1) Quando o router atribui IP, pela primeira vez a um dado equipamento, mantem no sempre. Daí a criação das regras e PORT FORWARDING ser para um IP fixo. Caso contrário, não serviriam para nada, pq o IP da máquina estaria sempre a mudar.

        2) Quando, há uns anos tentei mudar os IPs de DNS no próprio router fiquei sem telefone fixo (VOIP) :/

        • antonio says:

          Não é exatamente verdade. Quando regressas de férias, ou seja, a rede Wi-Fi, esteve desligada bastante tempo, o router pode dar IPs estáticos diferentes aos equipamentos, em relação aos que tinham antes.

          É um facto que se deve usar os termos IP fixo/dinâmico para o router na ligação para fora, e IP estático/dinâmico para a rede interna, na ligação entre os equipamentos e o router. Fixo e estático não são a mesma coisa. Eu ter acrescentado “(dinâmico)” ao que dizia a Cloudflare pode não ter sido grande ideia.

          Quanto a alterar o servidor DNS no router, antes, com a NOS, tinha feito isso e não trouxe problemas com o telefone VOIP. Mudei de operador e passei a fazer isso em cada equipamento, exatamente porque tinha lido que podia trazer problemas ao telefone VOIP.

          • Ricardo says:

            Tinha ideia que ele guardava uma tabela de associação MAC e IP por ele atribuído e, que a partir daí batia sempre igual. Por esse motivo dei o exemplo do PORT forwarding. Mas, não meto as mãos no fogo xD

  6. Aj says:

    O bpinet.pt também não abre aqui, nunca me aconteceu com outros sites com o CF, outros bancos abre sem problema.

  7. Altino says:

    Não obrigado. Perfiro confiar o meu trafego ao meu ISP doque á cloudfare.

  8. Xello says:

    Testado e aprovado

  9. Mc says:

    Já experimentei e acabei por voltar ao Google. Um bom tb é o da OpenDNS

  10. J.p says:

    Tambem pode ir ao play st. Instalar dns changer ,depois pode por o dns que quiser.

  11. Rogério says:

    O IP 1.1.1.1 era reservado até ao inicio do ano e há vários sistemas de rede que o usam internamente para algumas funções.
    Tenho este problema onde trabalho…
    Confirmo o do BPI pois alterei o dns no router de casa e deixei de o conseguir. Ao resto é bastante rapido.

    • André Fontes says:

      Reservado? O IP não estava atribuído até 2010 quando a APNIC ficou com ele, nunca foi um IP reservado.
      Houve foi ppl que continuou a usar para redes privadas (em equipamentos Cisco por exemplo, eventualmente por isso é que ainda dá molho).

      • Rogério says:

        Quando eu disse reservado foi por isso mesmo, não foi atribuido a ninguem durante muito tempo, e isso não foi por acaso, mas sim deliberado. De qualquer forma este dns só apareceu em abril de 2018.
        Quanto a vários comentarios neste artigo, verifica-se que há muita confusão acerca do dhcp, dns, como os operadores bloqueiam um url (muito complicado bloquear um IP sem efeitos secundários).
        Se calhar um artigo a explicar isto para ajudar quem não trabalha em redes a entender melhor o assunto e evitar problemas.

        • Carlos Mogas da Silva says:

          Lá por não ter sido atrabuído a ninguém não quer dizer que se use em redes internas. Não está na pool de endereçamento para redes internas, logo, não percebo como é que alguém de redes atribui a um equipamento um IP fora da pool das redes privadas.

          • Rogério says:

            Que não devia ser usado, estou plenamente de acordo. O caso que refiro curiosamente foi usado por um operador de telecomunicações internacional em conjunto com o mais conhecido fabricante de equipamento de networking 🙂

        • André Fontes says:

          Não ser atribuído não significa que tenha sido reservado (são coisas absolutamente diferentes) e quando em 2010 foi atribuído à APNIC quem o utilizava (na minha opinião de forma errada) devia ter tido o cuidado que começar a deixar de o usar, isto em 2010, não em Abril de 2018 porque em 2018 foi o materializar das consequenciais, enquanto isso andaram 8 anos e 3 meses a apostar na “sorte” (por uma questão de comodidade eventualmente, sempre é mais fácil um 1.1.1.1 do que um 192.168.1.1).
          One way or another, nunca foi um IP reservado.

  12. Informático Amador says:

    Eu fiz isso, e ficam os DNS 1.1.1.1 e 1.0.0.1 mas não sei como, uns dias depois, já estão com os servidores DNS da Google, outra vez. O DHCP não tem de voltar a auto? Deve permanecer estático? E nunca encontrei como mudar o ipv6, onde se faz isso no Android?

  13. paulo says:

    da para configurar o dns quando estas ligado na rede movel sem usar programas ?

  14. Realista says:

    Se alterar o DNS posso ter acesso ao piratebay por exemplo?

  15. Pedro Rbeiro says:

    Para Android. Simples e eficaz. Ainda em Beta. Funcionalidade nativa no Android 9.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=app.intra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.