PplWare Mobile

Windows 10: Saiba como ativar as definições HDR e de cores avançadas


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Casca says:

    Alguén sabe onde atopar o fondo para este artigo?

  2. João Ferreira says:

    NVIDIA GeForce sério 900 também suporta HDR. Tem é que se usar a saída HDMI que a DisplayPort não suporta.

  3. Edi says:

    Quando aciono o hdr fica muito esbranquiçada.. E não dá opção no monitor de mexer no hertz da TV nem em gama praticamente nada

    • João Ferreira says:

      Isso acontece por estar a ver conteúdo SDR em HDR.
      Daí que na minha opinião a frase “O processo é simples e vale bem a pena quando o seu monitor/TV suporta HDR pois passará a ter uma melhor qualidade de imagem.” é um bocado enganadora. Há bastantes contrapartidas a ligar o HDR.
      Em primeiro lugar, para monitores com refresh rates mais elevados, deixa de ser possível usá-los enquando o HDR estiver ligado. Isto deve-se simplesmente à largura de banda da conexão HDMI ou DisplayPort. De referir que HDR representa um aumento de 25% no uso dessa largura (no caso de 10bpc)
      Em segundo lugar, muito do conteúdo SDR não está “pronto” para ser usado em HDR e acaba por nem sequer ser convertido. Vejamos o exemplo do chrome (chrome://flags/#enable-hdr) que ao ligarmos o modo HDR, o que acontece é que fica com cores super flat. O que acontece é que estamos a ver SDR em HDR. (no entanto é possível ver vídeos no YouTube em HDR). Existe uma opção no Windows para ajudar com isto (um slider para ajustar os brancos do conteúdo SDR dentro das opções avançadas de HDR), mas não funciona com tudo.
      Na minha opinião, HDR ainda está numa fase muito inicial em termos de computadores, por isso seria melhor esperar mais um ou dois anos antes de se começar a usar por defeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.