Quer o seu Android mais rápido na internet? Use o DNS da Cloudflare
Por norma o serviço de DNS que usamos é o que é fornecido pelo ISP, que nos dá acesso à Internet. Na prática, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome num endereço IP mais rápida é certamente a navegação.
Em abril deste ano a Cloudflare lançou o seu próprio serviço de DNS. Hoje vamos aprender a configurar no Android.
Para que serve o DNS?
Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.
Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.
DNS da Cloudflare
Segundo os testes realizados, comparando a outros serviços de DNS populares, o serviço de DNS da Cloudflare é dos que garante menor latência, logo é dos mais rápidos. Podem ver todos os resultados aqui.
Como configurar no Android?
A configuração de um serviço de DNS em qualquer sistema operativo é atualmente algo bastante simples. No caso do Android basta ir a Definições > WLAN e depois selecionar a rede à qual estão ligados e escolher a opção Modificar rede.
Em seguida carreguem em Opções Avançadas e em seguida, em Definições de IP, escolha Estático.
Por fim, em DNS1 e DNS2 coloquem os endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1, respetivamente.
Quem quiser configurar em IPv6, devem usar os seguintes endereços:
- 2606:4700:4700::1111
- 2606:4700:4700::1001
Este serviço de DNS não regista o endereço IP dos utilizadores (da mesma forma que outras empresas o identificam) e há suporte para DNS-over-HTTPS e TLS.A auditoria dos serviços é realizado pela empresa KPMG.
Este artigo tem mais de um ano
Não fosse alguns sites não estarem disponíveis até usava 😉
Tenta lá aceder ao bpinet.pt usado o DNS da Cloudflare 😛
Estranho, nunca tinha reparado, mas tb não sou cliente BPI. Conheces outros sites?
Não procurei muito. Mas dei com este por ser cliente, o que portanto me impossibilita de usar este DNS. O Mais engraçado é que é só a instancia PT da Cloudflare que está lixada. Se usar o dig da Alemanha por exemplo para o bpinet.pt e usar o DNS da Cloudflare, funciona perfeitamente 🙂
Mas já reportei no twitter (https://twitter.com/r3pek/status/1029158916691775488)
Já agora, se conheceres alguém da IT do BPI, dava jeito para eles falar com a Cloudflare 😉
Conheço pois. Vou falar com eles.
Ola Pedro Pinto.. Vê lá se falas mesmo com eles.. pk o prob aqui é o mesmo.. tudo muito + rapido e no BPI.. pufff
Qdo preciso de ir ao banco mudo os DNS.. enfim…
Obrigado
Comigo funciona, o site abre normalmente.
eu consigo!
E com os dados móveis consegue se fazer esse processo? Ou só com VPN?
Sim, é igual. Podes mudar o DNS
Com os dados móveis do telemóvel? Não vejo onde possa alterar isso. As APNS nem possuem essa configuração ou estou a ver no sítio errado.
Via app de terceiros.
O que as 3rd Party Apps fazem é criar uma ligação VPN, not worth…
A única forma de alterar sem recurso a VPN é com root através de iptables.
No meu OnePlus também julgava não ser possível alterar, através do UI,mas afinal é.
Basta ficar a carregar em cima da rede a que estás ligar e escolher “modify”
Ricardo aqui estamos a falar de quando estás ligado na tua ligação de dados moveis ai não surge opção nenhuma nas redes moveis para isso.
Só quando estás conectado a uma rede WIFI
O UI do meu OnePlus, não permite fazer isto Não consigo costumar IPs, nem DNSs :/
*customizar
tem de dar 🙂
Apenas por app externa, que precisa de root :/
Olha aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.burakgon.dnschanger
O problema é que essa app, na realidade, não altera só o DNS, pelo que entendi qd experimentei.
Liga nos a uma VPN, que fica com os DNS que escolhermos.
Ou seja, na prática ficamos com o trafego a passar sqbe se lá por onde, antes de chegar ao servidor dr DNS que escolhemos :/
Assim que tiver um Android por perto já testo.
Ok, obg 😉
so este comentario mostra bem como funciona a Pplware em termos de fanatismo.
era porreiro 😉
Não me parece, pois quando vamos a um site externo para “consultar” o IP ele aponta para o IP externo da nossa ligação (seja WiFi ou dados móveis)
DNS-over-VPN
Vai aos settings , wi-fi, carrega no nome da wi-fi durante um bocado, manage network settings ou Modify Network, ou advanced options, ip settings escolhe static modifica o dns …
Tens razão, ficando a carregar já mostra um menu mais detalhado.
Obg!
No iOS não é preciso configurar um IP estático.
Pode-se alterar só o endereço do servidor DNS sem mexer em mais nada
Wi–Fi > i da rede > Configurar DNS > manualmente >1.1.1.1
+1
Fiquei hoje a saber que o Android não dá para fazer override ao DHCP só para o DNS…
Estive a ver o que a Cloudflare diz sobre a necessidade de, no Android, para se mudar o endereço DNS ter que se criar um IP estático para o equipamento.
Diz que afeta a estratégia do router para atribuir IPs (dinâmicos) aos equipamentos. E por isso diz que é melhor alterar o endereço DNS diretamente no router.
É melhor alterar no router, mas não é obrigatório. Há casos em que mudar no router prejudica o telefone VOIP que lhe está ligado.
O link diz como alterar o DNS em vários sistemas operativos. Quem quiser usar os servidores DNS da Google é pôr 8.8.8.8 (em vez de 1.1.1.1 da Clouflare).
https://1.1.1.1
1) Quando o router atribui IP, pela primeira vez a um dado equipamento, mantem no sempre. Daí a criação das regras e PORT FORWARDING ser para um IP fixo. Caso contrário, não serviriam para nada, pq o IP da máquina estaria sempre a mudar.
2) Quando, há uns anos tentei mudar os IPs de DNS no próprio router fiquei sem telefone fixo (VOIP) :/
Não é exatamente verdade. Quando regressas de férias, ou seja, a rede Wi-Fi, esteve desligada bastante tempo, o router pode dar IPs estáticos diferentes aos equipamentos, em relação aos que tinham antes.
É um facto que se deve usar os termos IP fixo/dinâmico para o router na ligação para fora, e IP estático/dinâmico para a rede interna, na ligação entre os equipamentos e o router. Fixo e estático não são a mesma coisa. Eu ter acrescentado “(dinâmico)” ao que dizia a Cloudflare pode não ter sido grande ideia.
Quanto a alterar o servidor DNS no router, antes, com a NOS, tinha feito isso e não trouxe problemas com o telefone VOIP. Mudei de operador e passei a fazer isso em cada equipamento, exatamente porque tinha lido que podia trazer problemas ao telefone VOIP.
Tinha ideia que ele guardava uma tabela de associação MAC e IP por ele atribuído e, que a partir daí batia sempre igual. Por esse motivo dei o exemplo do PORT forwarding. Mas, não meto as mãos no fogo xD
O bpinet.pt também não abre aqui, nunca me aconteceu com outros sites com o CF, outros bancos abre sem problema.
Não obrigado. Perfiro confiar o meu trafego ao meu ISP doque á cloudfare.
LOOOL!
Gostas de ser censurado na Internet? De não poder visitar sites “incomodativos” para o governo nacional?
Escreve o seguinte endereço no teu browser: tugaflix.com
Agradece ao servidor DNS do teu operador a mensagem recebida.
https://imgur.com/a/jIily1C
Parvoíce. O IGAC comunica esse endereço aos operadores e fica inacessível para quem usar os servidores DNS deles.
?
Testado e aprovado
Já experimentei e acabei por voltar ao Google. Um bom tb é o da OpenDNS
Tambem pode ir ao play st. Instalar dns changer ,depois pode por o dns que quiser.
O IP 1.1.1.1 era reservado até ao inicio do ano e há vários sistemas de rede que o usam internamente para algumas funções.
Tenho este problema onde trabalho…
Confirmo o do BPI pois alterei o dns no router de casa e deixei de o conseguir. Ao resto é bastante rapido.
Reservado? O IP não estava atribuído até 2010 quando a APNIC ficou com ele, nunca foi um IP reservado.
Houve foi ppl que continuou a usar para redes privadas (em equipamentos Cisco por exemplo, eventualmente por isso é que ainda dá molho).
Quando eu disse reservado foi por isso mesmo, não foi atribuido a ninguem durante muito tempo, e isso não foi por acaso, mas sim deliberado. De qualquer forma este dns só apareceu em abril de 2018.
Quanto a vários comentarios neste artigo, verifica-se que há muita confusão acerca do dhcp, dns, como os operadores bloqueiam um url (muito complicado bloquear um IP sem efeitos secundários).
Se calhar um artigo a explicar isto para ajudar quem não trabalha em redes a entender melhor o assunto e evitar problemas.
Lá por não ter sido atrabuído a ninguém não quer dizer que se use em redes internas. Não está na pool de endereçamento para redes internas, logo, não percebo como é que alguém de redes atribui a um equipamento um IP fora da pool das redes privadas.
Que não devia ser usado, estou plenamente de acordo. O caso que refiro curiosamente foi usado por um operador de telecomunicações internacional em conjunto com o mais conhecido fabricante de equipamento de networking 🙂
Não ser atribuído não significa que tenha sido reservado (são coisas absolutamente diferentes) e quando em 2010 foi atribuído à APNIC quem o utilizava (na minha opinião de forma errada) devia ter tido o cuidado que começar a deixar de o usar, isto em 2010, não em Abril de 2018 porque em 2018 foi o materializar das consequenciais, enquanto isso andaram 8 anos e 3 meses a apostar na “sorte” (por uma questão de comodidade eventualmente, sempre é mais fácil um 1.1.1.1 do que um 192.168.1.1).
One way or another, nunca foi um IP reservado.
*de
Eu fiz isso, e ficam os DNS 1.1.1.1 e 1.0.0.1 mas não sei como, uns dias depois, já estão com os servidores DNS da Google, outra vez. O DHCP não tem de voltar a auto? Deve permanecer estático? E nunca encontrei como mudar o ipv6, onde se faz isso no Android?
da para configurar o dns quando estas ligado na rede movel sem usar programas ?
Na rede móvel (rede de telefone e dados 2G, 3G, 4G) o servidor DNS é sempre o do operador.
Se alterar o DNS posso ter acesso ao piratebay por exemplo?
Para Android. Simples e eficaz. Ainda em Beta. Funcionalidade nativa no Android 9.
https://play.google.com/store/apps/details?id=app.intra
Fiz a experiencia na ps3, passei para a configuração manual do ip e dns para ver netflix e ficou muito mais rápido do que no modo automático.