PplWare Mobile

Qual o tempo médio para se trocar de smartphone?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Dude says:

    Tenho um redmi note 8 pro. Hardware super. Foi assassinado por falta de actualizações do software android. Se quiser, ou instalo uma custom ROM a meu risco, para tentar durar mais uns anos, ou tenho de comprar um novo.

  2. RC says:

    Engraçado que há um gap entre os 5 e os 7 anos ou mais, parece que aqui se encontra a diferença dos ricos e dos pobres XD

  3. Grunho says:

    O tempo ideal é todos os dias: “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.

  4. NegacionistaPorqueDáJeito says:

    Tenho um Samsung Galaxy J , em segunda mão de 2016. É lento como tudo a maior parte das vezes, mas não o tenciono trocar tão cedo. Não sou agarrado ao dinheiro, simplesmente tenho outras prioridades.
    Any way, my two cents for the discution.

  5. David Guerreiro says:

    Diria que depende muito do smartphone que se adquire. Se for um daqueles de 200€ ao fim de 2, máximo 3 anos já tem imenso lag, as apps demoram imenso a carregar. Agora quem comprar um topo de gama se for bom estimado, pode durar uns bons 5 anos. Quem dá primazia às atualizações então é iPhone, Samsung ou Google.

  6. José Rodrigues says:

    Para mim é difícil votar e decidir um tempo médio, pois há muitos fatores que variam essa média. Varia muito consoante a necessidade da pessoa, se é porque o equipamento já não corresponde às espectativas (antigo, lento, sem espaço, avariado) ou se é apenas um capricho da pessoa mesmo que o que tem chegue bem, mas querer ter o mais recente só porque sim. A parte do equipamento não corresponder às espectativas é mais complexo, porque se comprarmos agora um equipamento barato e básico o mais provável é ao fim de 1 ou 2 anos no máximo já não dar conta do recado e sermos obrigados a trocar, mas se comprarmos um bom equipamento médio ou de topo e se não formos caprichosos como indiquei acima o equipamento já vai durar na boa 5, 6 ou 7 anos.

    , varia consoante

  7. Hugo Nabais says:

    Eu diria precisamente entre 3 a 4 anos.
    Se o problema da troca de baterias for facilitado e houver mais updates de segurança pelo menos, eu diria 5/6 anos!

  8. To Canelas says:

    Eu diria que actualmente é cerca de 4 anos para a media gama e cerca de 6 anos para a alta gama. Contando principalmente a partir da data de lançamento e não da data de compra, isto é importante.
    E se o smartphone não tiver problemas e para um uso normal. A partir daí as baterias já não duram muito, acabam-se as actualizações e o smartphone começa a ficar obsoleto.

  9. Luis Henrique Silva says:

    Eu estou a tentar aguentar com o meu galaxy A71, já tem 3 anitos, aos poucos parece sofrer de obscelência.
    No caso do.meu tablet da lenovo após a ultima atualização estragaram tudo, mais lento, não responde bem ao toque, a luz de fundo já treme…..fdx….porque não comprei um tab da samsung.
    ..

  10. Angelo says:

    O meu One Plus 6 tem 5 anos e continua rápido. Na semana passada é que começou a dar-me problemas.
    Penso que será algum problem de contacto no seu interior, pois deixa de detectar o cartão SIM e começa a fazer reboot em loop. Se apertar na zona do cartão SIM e der umas pancadinhas, lá volta a funcionar. Só tenho de ter mais cuidado, deixar de o atirar para cima do sofá, como costumava fazer ao chegar a casa, para evitar pancadas que causem o problema outra vez.

    Se não me pifar, não estou a prever quando irei mudar de telemóvel. Teria de ser algo que este não consiga fazer. Talvez quando os folds estiverem mais evoluídos e robustos a questão de um écran ainda maior sem sacrificar a portabilidade… Senão, para ter um rectângulo, este One Plus 6 chega e sobra.

  11. MiguelGavino says:

    Depende…se não trocou de ecrãs ou outras peças, se renovou a bateria…por ex: tenho um honer view 20 de 2018 está rápido e sem lag, não me deparei com apps incompatíveis e etc, já não leva uma actualização desde 2021 acho…mas as duras quedas e duas trocas de ecrã já e conector de carga novo ja começaram a deixar moças, actualmente o GPS perde sinal constantemente e o WiFi mais de 5m é para esquecer, vi me obrigado a comprar outro só por esses motivos. Mas durante 5 anos foi um bom companheiro. OnePlus 10T, para mais 5 ou mais anos.

  12. Jony Bigodes says:

    eu e muito simples, vai ate entregar a sua alma ao criador. nao interresa os anos. se cumprir com o que nos queremos e durar o maximo tempo. para isso compro telemoveis gama media, a alta nao tenho poder finaceiro

  13. RS says:

    Realme X2 comprado em Março de 2020 (quase 300€).
    Apesar de não ter mais actualizações desde 12/2021 o telefone continua estável. Provavelmente os 8GB de RAM ajudam.
    Bateria ainda nos 85%.

  14. André says:

    Tenho um Oneplus 7 comprado em meados de 2019 (mais ou menos quando saiu) e continua sem problemas, sendo que o único problema que teve foi cotão na porta usb e não deixava carregar o equipamento corretamente.
    Até ver, não vai ser substituido tão cedo, sendo que continua a funcionar com 2 cartões (pessoal e trabalho), email, jogos, maps e a bateria ainda continua a dar para mais ou menos 1 dia sem grande problema.
    Antes deste, trocava de telemóvel de 2 em 2 anos, aproximadamente.

  15. Ambrosio Segundo says:

    Eu acho que o tempo médio para utilizar um “smartphone” depende do fabricante [que determina o tempo máximo de atualizações de software e de sistema de segurança]. Passando já esse tempo, o consumidor tem limitações de usufruir de inovações promovidas pela empresa, como: novas funcionalidades. Entretanto, o “smartphone”, fora de prazo garantido, continua num bom estado segundo uso responsável na parte de “software” e de “hardware”. Este último que dá mais sensação de mudança, pois, mesmo com todo cuidado, vai apresentando velhice de celular.

    Vale referir, em jeito da conclusão, que o tempo de uso depende, por assim dizer, do tempo determinado pela empresa [por exemplo, a Samsung determina 4 anos para modelos da primeira linha e 2 anos para gama média]. Nesse sentido, pode-se utilizar a Samsung S 23 Ultra mais de quatro anos, mas não se pode garantir a mesma afirmação para a Samsung modelo “A”, que tem garantia de dois anos de atualização.

    Opções:
    ● Modelo “S” – tempo médio de uso, quatro (4) anos, máximo seis (6) anos;
    ● Modelo “A” – dois (2) anos para tempo médio, quatro (4) anos, máximo.

    Nota: Essas opções são da necessidade lógica, sem levar em consideração o lançamento anual de novos modelos.

    Abraços a todos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.