Proteção máxima no WhatsApp? Agora vai ser quase impossível roubar-lhe a conta
Apesar de não estar imune a problemas, o WhatsApp e a Meta têm procurado constantemente garantir e melhorar a segurança dos seus utilizadores e das suas contas. Estes querem apenas e só que não sejam possíveis de roubar e assim serem usada.
São muitas vezes pequenas alterações e novidades que mudam completamente o serviço e aumentam a proteção. Isso volta agora a ser visto com uma novidade que chegará em breve ao WhatsApp e que vai tornar quase impossível roubar uma conta.
Ainda mais segurança no WhatsApp
Uma das queixas mais comuns no WhatsApp é mesmo o roubo de contas. De forma inteligente, usando diversas formas de engenharia social, os atacantes conseguem obter os códigos dos utilizadores e facilmente estas contas passam para outros equipamentos.
Este é um processo que requer uma proteção maior e que deverá ter novas medidas para garantir a segurança dos utilizadores. Os trabalhos existem e estão cada vez mais visíveis, mostrando que dentro em breve vai haver mais novidades.
Proteção da conta vem com autorização
O que agora foi revelado está na versão de testes do WhatsApp e aparentemente a ser preparado para ser lançado aos utilizadores. Falamos do pedido de autorização para login noutros equipamentos, que deverá em breve ser aprovado.
Nesse ecrã os utilizadores vão ter de concordar, ou não, com a utilização da sua conta do WhatsApp nesse dispositivo. Além disso, e para dar mais informação, vai estar presente informação adicional como a hora de acesso e o dispositivo onde a conta irá ser usada.
Vai chegar em breve a todos os utilizadores
É ainda cedo para saber como irá funcionar com detalhe esta novidade do WhatsApp. Está ainda a ser desenvolvido e espera-se que muito em breve chegue às versões de testes deste serviço. Depois disso, mais tarde, será aberto a todos os utilizadores.
Este é mais um passo do WhatsApp para garantir a segurança máxima dos utilizadores e das suas contas. Ao obrigar a uma autorização posterior, ficam garantidos os elementos de proteção para reforçar os códigos 2FA e outras medidas de proteção.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: WABetaInfo
Neste artigo: autorização, conta, proteção, Segurança, WhatsApp
Deveriam exibir um código no novo dispositivo e outro num dispositivo já autorizado, para colocar os códigos um no outro e perguntar múltiplas vezes se a pessoa está mesmo a tentar transferir a sua conta para um novo dispositivo… para ver se a pessoa tem múltiplas oportunidades de pensar duas vezes no que está a fazer.
E quando o equipamento antigo foi perdido, roubado, passou-lhe um camião por cima, caiu à água e morreu … a conta o Whatsapp vai junto, porque não é possível efectuar a dita autorização…
Eu estive quase a perder uma conta da Apple à conta disso, por causa de a Apple estar a enviar pedidos de autorização de acesso para um Iphone que estava mais morto do que vivo…
Exato, este artigo levou-me a pensar no mesmo. O Telegram pode ser acedido de vários aparelhos portanto não seria particularmente um problema, mas o Whatsapp é diferente… então como fica?
Uma alternativa é permitir contornar o pedido em um dispositivo existente previamente autenticado se a pessoa tiver um autenticador físico externo FIDO 2 (ex.: Yubico) já associado à conta. Teoricamente funcionaria, mas quase ninguém tem estes autenticadores físicos externos… e também os podem perder/ serem furtados/ roubados/ avariarem.
Não há nenhum método 100% seguro se tiver de se levar em conta a possibilidade de só a pessoa se salvar e nada mais.