O CEO da Xiaomi pode ter revelado o próximo smartphone Redmi
Acumulam-se os rumores, e agora fugas de informação, em torno de um novo terminal Xiaomi. Mais concretamente, um smartphone Redmi, marca sob a alçada da primeira, com um processador topo de gama. O seu nome ainda não é conhecido, mas deverá usar o SoC, o Snapdragon 855 da norte-americana Qualcomm.
Ainda que nada tenha sido confirmado, surge agora um novo indicador, cortesia do repositório Slashleaks.
A fim de avaliarmos esta possibilidade, importa perceber o papel da Redmi no mercado global de smartphones. Ao mesmo tempo, deve ser dito que esta fabricante não competirá diretamente com a sua casa-mãe, a Xiaomi e isto refletir-se-á no seu alinhamento de produtos, aliás, o mesmo pode ser dito da POCO.
Poderá um smartphone Redmi competir com a Xiaomi?
Imediatamente, não. Com a Redmi temos uma nova submarca da Xiaomi, orientada para mercados estratégicos como a Índia, mesmo que os seus produtos cheguem inclusive ao nosso mercado. Porém, os seus produtos não têm o mesmo investimento ou detalhe que temos, por exemplo, nos smartphones Xiaomi.
Sem estar a desvirtuar os seus méritos, a Redmi foi criada para ser ainda mais competitiva do que a própria Xiaomi e, como tal, utilizam uma estratégia mais agressiva no mercado mobile. Creio que ninguém discordará quando afirmamos que o seu forte é o preço em conta, com algumas características técnicas acima da média.
Tome-se como exemplo paradigmático o smartphone Redmi 7, o absoluto suprasumo da relação preço / qualidade. Apresenta um ótimo leque de especificações técnicas que podem consultar no Pplware, ainda que tenha alguns compromissos na qualidade geral. Entre eles, o mais notório é a utilização de uma estrutura em plástico policarbonato que não desvirtua o seu desempenho, mas também não abona a sua durabilidade.
Quão real é um smartphone Redmi com o Snapdragon 855?
Um verdadeiro topo de gama! É um conceito melindroso e que pode ser abordado de duas óticas. Primeiro, pode ser o modelo mais poderoso ou completo que uma determinada marca consegue oferecer - neste momento é o Redmi Note 7 Pro. Porém, temos também a segunda ótica, sendo um dispositivo ao nível dos demais topos de gama do mercado mobile e pronto para competir com estes.
Ora, seria exatamente aqui, na segunda ótica, que entraria um smartphone Redmi com o SoC em questão. Um dispositivo que supere não só o Redmi Note 7 Pro, mas também que possa competir com os demais topos de gama disponíveis atualmente no mercado. Contudo, esta é uma premissa mais ambiciosa e de difícil execução.
Para utilizar o Snapdragon 855 e, ainda assim manter o preço baixo, seria necessária uma grande ginástica estratégica. Contudo, a marca já nos habituou a várias surpresas, especialmente ao lançar várias edições de cada smartphone. Perante este cenário, a possibilidade de ser lançado um smartphone Redmi com o processador Snapdragon 855 é improvável, mas não impossível.
O Snapdragon 855 no próximo smartphone Redmi?
Já não é a primeira, nem segunda instância em que tal é sugerido. Em contrapartida, é uma tese que não foi confirmada, nem desmentida pela própria Xiaomi (ou Redmi). Algo que agora volta a ser sugerido através da rede social Weibo. Aí, um utilizador colheu esta fotografia de Lei Jun, atual CEO.
Em particular, o interesse reside no smartphone pousado na mesa. Está colorido a vermelho e de acordo com a fonte, pode ser o próximo Redmi. O equipamento não apresenta um "notch" visível, nem mesmo um ecrã perfurado à semelhança dos atuais Samsung. Assim sendo, resta apenas uma hipótese, uma câmara pop-up.
Caso tal se materialize, teríamos mais uma fabricante de dispositivos topo de gama. Ao mesmo tempo, isto levantará um sério risco do possível smartphone Redmi canibalizar as vendas da linha Pocophone, ou até mesmo da própria Xiaomi. Ainda assim, para já é apenas mais uma informação oriunda da rede social Weibo.
Em síntese, é um dos rumores que acompanharemos com particular atenção. Seja, ou não verdade, pode resultar em mais opções de compra para o consumidor.
Gostaria ter ter um novo smartphone Redmi com o Snapdragon 855?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Weibo
Neste artigo: Redmi, smartphone, Xiaomi