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NOS: Multa de 21 000 euros por práticas comerciais enganosas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ervilhoid says:

    21 mil euros jasus, deve ser uma aflição para a nos

  2. Asdrubal says:

    Eu creio que a Optimus fez um grande mal a se juntar àqueles que é gerido pela dita cuja.

  3. irlm says:

    então também podiam multar as outras. vodafone e meo.
    vodafone entrega panfolhetos nos correios, a meo quando se compra um tlm bloqueado a operadora, perguntam sempre se pretende o serviço m4o por €49.90

    • Francisco C says:

      “panfolhetos” desconhecia essa inovação da Vodafone(…), mas também não percebo em que é isso assenta na prática desleal e falsas informações.

    • Francisco C says:

      Ah, e também não percebo onde se assenta as práticas comerciais desleais e as informações falsas ao perguntarem se se pretende aderir ao M4O quando se compra 1 telemóvel.
      Enfim…

    • Balmer says:

      WTF? Mas que comparação mais idiota é essa? Aqui temos um caso de engano a consumidores, ai falas da distribuição de panfletos (Isto é algum crime?) e a operadora perguntar se queres o serviço (Ao que podes dizer “Não”.
      Sinceramente, comentário sem nexo.

      Dito isso, não é que as outras não façam o mesmo em termos de enganar os consumidores. Ainda não tive experiências com a Vodafone nesse sentido (apesar de ser cliente, mas passei de ADSL Clix para Vodafone, só podia melhorar e sem queixas de maior até à data), mas já tive as outras a baterem-me à porta (não literalmente) a quererem oferecer os serviços e fazer promessas de qualidade de serviço em que me pergunto se as operadoras fornecem alucinogénios aos vendedores para lhe dar aquele “edge” de fazer a venda por mais que mintam sem vacilarem. Uma senhorita da MEO, por exemplo, garantia-me 24Mbps quando eu lhe dizia à minha distancia ao ponto de ligação isso nunca seria possível, mas ela continuava a assegurar-me disto, porque ela tinha 24 Mbps e estava “no final da linha” (O que quer que isto queira dizer na terra dela).
      Fibra nunca vai chegar aqui, portanto certamente não era disso que ela falava comigo.

      • Crise Existencial says:

        Belmer, em relação ao 24 mb que essa senhora te a seguro. Posso te dizer que o fez mal, é protocolo na MEO dizer ao Clt que a velocidade é ate 24 mb. Se ela não o fez então não fez bem o seu trabalho. E eu posso te assegurar que a MEO não garante velocidades de ADSL

  4. Homo Erectíssimo says:

    Fui cliente doméstico da NOS e jurei para nunca mais.Podia estar a enumerar aqui mil e tal razões mas até me abstenho disso.De momento estou na concorrência e estou super satisfeito.Mas na MEO também não estou,nem na NOWO.Só sobra uma,qual será ?? 😉

  5. Francisco C says:

    Falo por mim: a tv cabo/zon/nos foi a única em que tive vendedores porta-a-porta a mentir e a falar mal das outras operadoras para convencer que a Zon é que era boa. Fui cliente deles uns belos anos, o que me trouxe 2 alegrias: Quando assinei pela 1ª vez, e quando arrumei com eles!

    Antes que venham os ataques dos advogados de defesa, volto a frisar que estou a falar do que já me aconteceu, e não a defender a Vodafone e a Meo!

    • Lumia 630 DS says:

      Eu – na altura – cliente NOS, e o vendedor a regar…..tive de calçar umas galochas….o homem regava de tal maneira…então quando disse que podia ter fibra ate dentro de casa. “A serio”? Pensei que era fibra ate a caixa e coaxial ate a porta. “Ui, vesse que o senhor ja nao é nosso cliente ha muitos anos”! “Pois nao, nao sou seu cliente. Sou cliente da NOS/ZON/TVCABO ha 14. E tenho a fatura la em cima.” – “Ah pronto, então se ja é nosso cliente, ja nao o posso ajudar. Fica para uma próxima”

      • André Meireles says:

        No meu caso, quando já tinha eu (e os vizinhos) um serviço de tv por cabo, ele jurava a pés juntos que tinhamos sido burlados, que naquela zona só havia por satélite, e que o serviço deles é que era, etc…

      • Alex M. says:

        Essa da nos não por fibra dentro de casa depende, eu tenho fibra dentro de casa e é da nos, mas isso não inválida de ser uma boa porcaria, a box é super lenta a net….. O que vale é que acaba este mês a fidelização.

        • Francisco C says:

          Alex, a Zon começou com histórinhas sobre a fibra e blá blá blá, e durante MUITO tempo, com sorte tinhas fibra só até ao PDO e daí passava para coaxial.

  6. Adriano says:

    E ainda falta multar por eles dizerem que tem fibra igual aos outros operadores.! E mais, dizerem que nas cidades a instalação é diferente da instalação na preferia….!!

  7. Helder says:

    A importância desta multa é por a responsabilidade de os vendedores dizerem mentiras ser atribuída à NOS. E é verdade, porque isso revela a falta de cuidados na formação dos vencedores.

  8. Pasmado says:

    Isso são trocos para a Nos!!!

  9. Graça Cardoso says:

    É pena que não sejam obrigados a indemnizar os clientes que enganaram ao longo dos anos.

  10. Rodrigo says:

    E depois queixam-se que as operadoras continuam a enganar os clientes com valores irrisórios de multas como essa. Comecem a aplicar multas de 1 milhão para cima que vão ver que eles começam a “atinar”.

  11. TitoPortugal says:

    Se fosse so esta empresa, alegadamente outras fazem o mesmo.

  12. Miguel Sousa says:

    A “formação” dada aos vendedores das empresas de comunicação são 3 horas onde lhes ensinam os básicos dos pacotes e lhes dão um caderno com 260 páginas com as descrições dos pacotes que as operadoras tem… principalmente na parte da comissão que o vendedor recebe por cada pacote subscrito.
    Já agora, os call centers também tem essa formação. Tudo o resto seguem a ordem que tem no computador. E isto é igual em TODAS as operadoras (incluir aqui empresas de electricidade, gás e água privatizada). Daí que mesmo por telefone, uma pessoa diz uma coisa sobre um pacote, outra diz outra. É a coisa mais comum que existe.

  13. MikeTekOn says:

    E eu na esperança que fosse 21 Milhões

  14. lUIS DA SILVA cARNEIRO says:

    FALTA DE FISCALIZAÇÃO SOBRE QUEM TRABALHA A “FORMAR” Pessoas para o dialogo para o serviço de Porta a Porta a Maior empresa fraudulenta na Formação é o SECTORINTERATIVO NO Centro Comercial Plaza no Porto,Os chefes de equipas tem prémios que vão desde monetários até viagens ao estrangeiro,so por os formandos vigarizar na angariação para a NÒS.PESSOAL MENOR A TRABALHAR ENFIM FISCALIZEM

    • ANTÓNIO SILVA RESENDE says:

      CONHEÇO PERFEITAMENTE O SECTORINTERATIVO JÁ LÁ TRABALHEI NA RUA MIGUEL BOMBARDA NO PORTO É NA VERDADE UM TENTÁCULO DA NÓS
      PRÉMIOS CHORUDOS PARA AS CABEÇAS DADOS PELA NÓS ,PESSOAL SEM SEG.SOCIAL É UM A AUTENTICA EMPRESA NA VANGUARDA DA VIGARICE PROFISSIONAL

      • int3 says:

        Vocês são a mesma pessoa. não sei quanto é que vos pagam para vir comentar aqui em caps-lock que parece o meu pai quando se esquece do caps ligado e não sabe desligar. ou pensa que por escrever assim tem automaticamente razão…

  15. Flávio Ferreira says:

    Isto é tudo farinha do mesmo saco, agora é o seguinte que uma e mais barata que a outra isso é tudo treta, e só fazer as contas. A MEO nem falo nada porque ao fim de 4 meses passa logo ao dobro a mensalidade, a Vodafone é baratola sem quase nada, sem box e canais repetidos. Sim sou utilizador da NOS posso não ter a melhor Internet relativamente aos outros operadores mas aqui em casa não instalamos a NOS por minha causa, mas sim porque meu pai adora televisão, a minha mãe fala com muita gente pelo telefone fixo e eu uso bastante Internet e é por isso que o pacote da NOS para a minha casa é o melhor

    • Diogo says:

      Eu tenho box, chamadas ilimitadas e gratuitas para números fixos nacionais e depois das 21 posso ligar para alguns números estrangeiros sem pagar mais. Tenho 100mb dow/upl e 120 canais tudo isto por 27,99eu… O que tens a mais que eu não tenha?

    • P Oliveira says:

      Fui Cliente ZON /NOS/ TV CABO, durante muitos anos e as coisas iam funcionando. Quando já há muito que não tinha fidelização, estava com o pacote IRIS, convenceram-me a mudar para “essa nova vigarice” com fidelização de 2 anos, e, durante o período experimental de 14 dias não tinha internet, a TV parava…enfim, desesperei com as respostas dos “técnicos” desssa empresasinha e mudei para a Vodafone Fibra (ex rede Clix) e estou muito contente e satisfeito.
      Parabéns à rede comercial da ZON que me fez abrir os olhos e passar para a sua concorrente com um contrato de Internet, TV para 4 divisões com todos os canais (mesmo os codificados) e 5 telemoveis.
      Permite ainda ver TV em rede móvel sem consumo de dados e muito mais.
      Parabéns e continuem, pois a concorrencia vai agradecer.

  16. Carlos Costa says:

    Todas as operadoras de teelcomunicações ENGANAM E VIGARIZAM os seus clientes!!!!!

  17. Edgar says:

    Eu fui um deles, muito bem feito para a nos .I.

  18. diocleciano sequeira says:

    uma multa que em nada vai mudar as praticas desta operadora.
    comigo passou-se um caso surreal e não foram só os comerciais que mentiram o próprio sector
    juridico tambem tentou por varias formas dar a volta ao texto.
    tiveram azar eu apesar de cabula li os mesmos livros de direito !!

  19. Jorge says:

    Trocos foi o que NOS despendeu. Brincamos em serviço. Enganar o Povo é terrível e esses senhores (todas as operadoras) fazem-no.
    O regulador deve (tem) que estar mais atento e agir sem compadrios.
    Casos todos nós temos para relatar do que nos aconteceu com estas operadoras e alguns bem mirabolantes.
    Portugal é um País de brandíssimos costumes. ´
    O Zé paga!

  20. cabecinha pensadora says:

    NOS e que pagamos o que essa empresa faz os seus clientes deviam ter uma multa ainda mais pesada

  21. Rogerio Rebelo says:

    Meus amigos hoje em dia com a informaçao que temos acerca de telecomunicações TV+Net+Tel+Tlm só é enganado quem quer.

  22. Alexandre says:

    A Nós tem de facto um serviço Fibra. Mas enquanto as outras operadoras têm fibra de facto nas cablagens, já a NOS só passa de Fibra no papel. Apenas chamaram ao Serviço de NOS Fibra, como podiam ter chamado outra coisa qualquer. É como as televisões que têm 4K ou UHD no nome, mas nem suportam 4K. É apenas um nome lol que engana o consumidor distraído ou desinformado. E eles fogem sempre quando lhe questionamos se têm fibra. Eles garantem ter serviço Nos Fibra e nunca garantem têm fibra até casa, só um comercial idiota o garantia. Mas só me apareceu comerciais inteligentes que utilizavam muito bem o português :p
    Por mais que eu lhes quisesse enterrar. XD

  23. Pedro says:

    Acho que é muitíssimo pouco o valor da multa.
    Por acaso, passou por cá um vendedor em casa, nós contratamos só telefone. Mas quando me ligam a confirmar, afinal o comercial tinha adicionado televisão apesar de lhe ter ser dito que apenas queríamos telefone. Resultado, não contratamos nada.

  24. WhoKnows says:

    Sinceramente deveria de ser 20x mais o valor da multa …. a unica vez que tive “NOS” foi a uns meses atrás … porque ou era a NOS “fibra” ou MEO ADSL e escolhi NOS …. bom 5 meses que tive na NOS 5 meses cheios de problemas que nunca ficaram resolvido, até dizia a eles que preferia ADSL que tinha antes a “fibra” deles porque ao menos não tinha problemas … mas consegui cancelar apenas com 5 meses, devido a falha de contrato por parte da NOS e apareceu Vodafone Fibra (hurry!!!) e prontos com a Fibra da Vodafone nunca tive problemas … e digo isto porque eles diziam que era o meu PC … enquanto na Vodafone até agora 0 problemas … lol

    Para além de ter um serviço de bosta mesmo, não têm pessoas competentes na linha de suporte (tirando uma pessoa de um departamento deles com quem falei quase 2 meses para ver se resolvíamos isto) … que mudavam o canal de wireless a pensar que resolvia os crash que tinha no router … enfim … isto acho que é valido para todas as operadoras …. começavam era a contratar pessoas que percebam do assunto para estar num departamento técnico e não ignorantes no assunto

  25. MTB says:

    O que se passa neste país é uma vergonha! Os individos vendem a banha da cobra e pobre de quem cai no conto do vigário porque tudo o que arranja é dores de cabeça. 21k? de rir!

  26. Gomes says:

    Na minha opinião o problema das telecomunicações não está nas operadoras. O objetivo das operadoras é darem o máximo de lucro para distribuírem pelos seus acionistas.
    As entidades reguladoras/fiscalizadoras e quem legisla neste país é que são os verdadeiros culpados.
    Todas as entidades que, verificando que os contratos publicitados publicamente, não são passiveis de cumprimento pelas operadoras tinham de os considerar imediatamente nulos.
    Se assim fosse não havia operadoras incumpridoras das condições contratuais. Mas na minha opinião, as leis e as entidades reguladoras/fiscalizadoras não defendem os clientes mas sim as operadoras.

    Só título exemplificativo de como as leis e as entidades reguladoras não protegem os clientes, coloco esta situação:
    Se eu comprar um bem ou um serviço (se for a um restaurante ou a um posto de combustível), consumo primeiro e pago no fim. Se andar numa autoestrada, faço o meu trajeto e pago no fim do trajeto (alguns até nem pagam nada… ).
    Mas basicamente, eu tenho um preçário ou ementa com os preços (conforme o caso). O que quero dizer é que tenho conhecimento do que vou pagar no fim do consumo.

    Contrariamente às restantes empresas, as operadoras de telecomunicações são empresas “especiais”.
    1 – Podem aumentar o valor do contrato quando precisam de dinheiro ou lhes der na “real gana”;
    2 – Cobram as chamadas telefónicas ao fim de cada mês ou período (ainda não fazem estimativas…);
    3 – No entanto cobram o serviço de acesso à internet ou à TV antecipadamente.

    Ou seja, apesar de contratarmos um “pacote” que deveria ser pago após o efetivo fornecimento do serviço, na realidade temos uma parte pré-paga e outra pós-paga.
    Isto na minha opinião é uma aberração comercial e só é possível pelos argumentos inicialmente indicados.
    Por isso penalizações destas só servem para tapar os olhos dos clientes/consumidores.
    Esta é a minha opinião.

  27. Rui says:

    Em Portugal cada um faz o que quer com multas destas. Se a multa fosse apenas 2% sobre os lucros as coisas mudavam logo.
    Esta faz me lembrar a Entidade Reguladora para a Comunicação Social que andou a negociar com as operadoras da TV para baixarem o volume sonoro dos anúncios comercias durante o intervalo dos programas. Negociar ? Então não é como o próprio nome diz ENTIDADE REGULADORA ? E entidade andou ai uns 2 ou 3 anos a negociar com as tv’s ou seja a pedir por favor, Portugal é uma piada de mau gosto.
    Este tipo de multas tem que levar em consideração a facturação da empresa, se o zé da esquina tiver uma facturação de 50 MIL EUROS paga de multa o mesmo que uma empresa que tem de lucro 10 milhões, ESTÁ MAL.

  28. abc says:

    Isto só pode ser uma anedota…apenas 21k a uma empresa desta dimensão por praticas comerciais enganosas? Isso são uns trocos para eles! com penalizações tão baixas eles vão continuar a fazer o que bem querem e lhes apetece. Eles deviam é ser multados com base nos seus rendimentos declarados.

  29. Blue Screen of Death says:

    Nenhuma operadora de telecomunicações está isenta de problemas, mas a NOS/ex-ZON é uma “empresa” VIGARISTA, dirigida por VIGARISTAS! É fraude atrás de fraude… Más práticas, atrás de más práticas… É publicidade enganosa em doses industriais… Os exemplos são mais que muitos e dariam para escrever um livro!

    Já fui cliente das 3 principais operadoras – actualmente Vodafone – e os tipos da NOS pura e simplesmente não são “gente” séria ou de confiança! É caso para dizer bendita Vodafone!

    Em qualquer país com um mercado regulado a sério – a ANACOM é outra anedota – essa empresa não sobreviveria muito tempo.

    A NOS/ex-ZON pertence à categoria das empresas, que representam os LIXOS mais TÓXICOS que existem à face da Terra…

    Aconselho vivamente a que se mantenham afastados o mais possível desses VIGARISTAS, MENTIROSOS e XICO-ESPERTOS NOJENTOS!!!!

    A bem de um melhor funcionamento do mercado de telecomunicações deviam ser banidos liminarmente!

    Os consumidores ficariam a ganhar – e muito!

  30. Fábio says:

    É o típico caso que o valor da multa é tão irrisório para a empresa, que compensa continuar com as práticas na busca de novos clientes!
    É como aquela velha história: “O valor é este para sempre!” No fim do ano lá vem o belo do aumento…

  31. Pedro says:

    Já repararam que a NOS deixou de disponibilizar os TV Cines nas aplicações de Tablet e Smartphone, sem aviso prévio? Os clientes estão a pagar um serviço que englobava a visualização destes canais nestas plataformas e decidiram remover. Telefonei para a assistência e foi-me indicado que desde o lançamento do serviço UMA que não é possível terem os TV Cines nas plataformas mobile. O lançamento de uma nova plataforma é justificação para a remoção de serviços agora.

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