Nokia vai despedir até 14.000 funcionários devido à fraca procura de equipamentos 5G
São constantes as notícias sobre empresas que estão a cortar significativamente na sua força de trabalho. O mais recente nome a juntar-se a esta realidade é a Nokia que vai despedir até 14.000 dos seus funcionários, numa altura em que a procura por equipamentos 5G nos Estados Unidos é cada vez menor.
Nokia vai cortar 14.000 empregos
Segundo as informações recentes, a Nokia, conhecida sobretudo pelos seus saudosos telemóveis antigos e atualmente focada em equipamentos de telecomunicações, vai cortar até 14.000 empregos.
A medida foi anunciada pela empresa finlandesa nesta quinta-feira (19) e surge como uma forma de redução de custos, numa altura em que a procura por equipamentos 5G da próxima geração está mais fraca, o que reduziu significativamente as vendas do terceiro trimestre em 1/5. Para além disso, a marca adianta que não é esperada uma recuperação do setor para breve.
Com uma procura a desacelerar em países como os Estados Unidos da América, tanto a Nokia como a rival Ericsson tentam compensar parte das perdas com vendas mais elevadas na Índia, onde as margens são baixas.
Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, disse em entrevista à Reuters que "A situação do mercado é realmente desafiadora e é testemunhada pelo facto de que no nosso mercado mais importante, que é o mercado norte-americano, as nossas vendas líquidas caíram 40% no terceiro trimestre".
Os detalhes revelam que os objetivos da empresa finlandesa é poupar entre 800 milhões de euros e 1,2 mil milhões de euros até 2026, ano que marca o prazo final para entregar um plano de margem operacional comparável a longo prazo e de pelo menos 14%. Para 2024 a empresa pretende poupar 400 milhões de euros e para 2025 estima que essa poupança seja de mais de 300 milhões de euros.
Para além disso, a Nokia espera reduzir sua base de trabalhadores para entre 72.000 e 77.000 funcionários, de um total de 86.000. Portanto, estamos a falar de cerca de 16% em cortes de pessoal.
Já a Ericsson, que este ano também despediu funcionários, disse na passada terça-feira (17) que esta incerteza que afeta os seus negócios vai manter-se até 2024.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: 5G, despedimentos, nokia
O 4G chega e sobra para uso pessoal, e isto assumindo a sua disponibilidade. Não existe grande motivação para comprar um dispositivo novo só para ter mais velocidade de dados quando existe Wi-Fi por todo lado e os outros benefícios que o 5G oferece pouco ou nada de relevante trazem a grande parte das pessoas. A febre foi muita mas o mercado não estava interessado dado que em muitos locais nem 3G conseguem oferecer.
nada tem a ver com isso, como se avizinha uma recessão está tudo em modo de contenção, investimentos só depois
Porque será que ninguém quer o 5G?? 🙂
Convém não confundir as declarações da Nokia sobre equipamentos 5G com smartphones 5G.
A Nokia não fabrica nem vende smartphones. Para smartphones alugou/conce ssionou a marca “Nokia” a outra empresa, chinesa, que agora não me lembro o nome.
O que está a falar agora é de equipamentos 5G da Nokia 5G (o que não inclui smartphones, que não fabrica nem vende).
O que é que está a acontecer é que o 5G prometido, capaz de fazer maravilhas, não corresponde ao 5G que as operadoras disponibilizaram. Por exemplo, o que acontece em Portugal, apesar das operadoras todas lampeiras se terem apressado a por 5G no ecrã no símbolo da rede dos smartphones (os que suportam 5G) – trata-se verdadeiramente, não de 5G, mas de “4G melhorado”.
Por isso, não me surpreende que a Nokia que investiu em equipamentos e redes 5G (o verdadeiro), tenha dados com os burros na água.
quantos em PT?
Atenção que a Nokia, já nada tem a haver com telemoveis e smartphone, essa unidade fui vendida á muito. Os equipamentos da Nokia no 5G é antenas de rádio (BTS) e equipamentos de rede core.
Agradecido pelo anúncio desta agradável informação. Que se faça o debate de opiniões de uma forma clara, fazendo sempre uma declaração de interesses.
Por sorte, aqui, em Espanha, ainda não abandonaram o 3G. Assim, continuo com internet móvel, no meu aparelho, que já não tem utilidade em Portugal.
Sou só eu que não tenho visto praticamente publicidade nenhuma à Nokia? Ninguém parece interessado na Nokia e nos produtos deles.
A Apple parece ter publicidade gratuita quase o ano inteiro, a Samsung talvez pague a algumas pessoas para falar da marca, mas a Nokia nem uma coisa nem outra.
E depois ainda tem aquela questão se é a empresa da Finlândia ou a Chinesa.
Publicidade a equipamentos para operador?
Também vês publicidade à Ericsson, simens, Alcatel, lucent, Cisco, etc etc ?
Calma q ele não chegou la.
E tu a falares da Cisco duvido que chegue.
Ah, e tu tas desactualizado. Tipo ha anos… A Nokia comprou a Alcatel-Lucent
a nokia comprou, mas vai lá confirmar os chassis 😉
Mas eles também vendem Smartphones, telemóveis e tablets! https://www.nokia.com/phones/pt_pt
E vendem também através de outras empresas que não os operadores móveis, mas quem é que anda à procura da marca deles se não se fala na Nokia hoje em dia? Pelo menos nos smartphones.
E sim, a Nokia vende imenso material para operadores, mas estava a referir-me à divisão de smartphones.
A Nokia há anos que não tem divisão de smartphones. A marca foi vendida à HMD Global.
Como não tem acrescentado grande coisa em termos de vendas, mesmo com a Nokia a vender smartphones “Nokia”, o CEO da HMD Global anunciou recentemente que a empresa irá
lançar uma segunda marca de smartphones em seu próprio nome. https://tecnoblog.net/noticias/2023/09/12/fabricante-de-celulares-da-nokia-criara-nova-marca-de-smartphones/
Questiono-me porque razão já não vemos equipamentos Nokia a venda em Portugal nas lojas fisicas, exceptuando os telemoveis basicos. Há algum impedimento ou bloqueio aos smartphones?
Outro que não sabe o mercado geral da Nokia
Estavam à espera que eu dissesse alguma coisa ?? Acho que nem vale a pena. Só tenham em conta o seguinte, o ano ainda não acabou, infelizmente.
E já agora deixem-me dizer uma coisa sobre o 5G. Vão-se preparando para começarem a pagar pelos dados em ligações de 5G nos vossos smartphones. Não pensem que isto dura toda a vida. Tá quieto, era bom, era. Mais hora menos hora as operadoras de telecomunicações cortam na hora esta benesse em que ninguém tem pago e a mama acaba-se de vez. Tenham em conta isto, muita atenção. Metam isto na cabeça.
És bue da mau boy. O dono da razão e da severidade.
Salazardokan 1234 a presidente
Já se sabe de quem é a culpa… É da Rússia, China, Irão, do coelhinho da Páscoa e do Pai Natal.
Desde que a Nokia tentou poupar no salario, e começou a empregar pessoal de outros países na sua maioria India, o seu declínio foi evidente de uma potencia a nível mundial para um pedinte, Avito à navegação a India não é uma potencia tecnológica, é uma potencia de fraudes…