Navegação para motociclos no Google Maps está para chegar
O Google Maps é, por excelência, uma das aplicações de mapas e navegação mais utilizada pelos condutores.
De forma a chegar a um publico mais alargado, o Google Maps irá receber a opção de navegação para motociclos.
Quando circulamos em locais que não conhecemos, o sistema de navegação é uma grande ajuda para evitar que nos percamos.
Embora existam várias aplicações para este fim, o Google Maps é aquela que centra um maior número de utilizadores. Seja a pé, de carro ou por transportes públicos, todas as informações estão centradas numa única plataforma.
Alargando ainda mais a possibilidade de uso dos seus mapas, a Google prepara-se para lançar uma opção específica para motociclos.
Google Maps permitirá navegação para motociclos
Embora os carros e os motociclos partilhem grande parte dos caminhos, a verdade é que existem alguns que não permitem a passagem de carros, mas que servem perfeitamente para as motas.
Assim, e tendo em conta que em países como a Índia os motociclos são o meio de transporte mais utilizado, o Google Maps irá ganhar a possibilidade de navegação para este tipo de veículos.
De modo a evitar que o condutor se distraia a olhar para os detalhes do percurso, a Google tentará incutir nos condutores o hábito de analisarem o percurso antes de iniciar a viagem, passando a mostrar apenas pontos de referência enquanto o motociclo estiver em movimento.
Depois de ter iniciado os testes na Índia, a Google irá agora disponibilizar esta opção para a Indonésia, Malásia, Myanmar, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Vietname e Filipinas, sem haver ainda uma data prevista de quando será lançada no resto do mundo. No entanto, o Waze, que pertencente à gigante americana, já anunciou o desenvolvimento desta opção para os utilizadores globais, devendo esta intenção alargar-se às duas aplicações.
Depois de lançar a opção específica para motas, muitos utilizadores aguardam agora a chegada de uma opção de navegação para pesados, de forma a evitar caminhos demasiado estreitos.
Este artigo tem mais de um ano
Estou interessado que seja o melhor obrigado
Em Portugal irá fazer pouco sentido. Quase todos os percursos que permitem motociclos permitem carros.
Acredito que haja estradas limitadas a motociclos, mas eu nem conheço nenhuma!
Ainda recentemente foram muito publicitadas nos meios de comunicação social as restrições que a Câmara de Setúbal impõe no acesso às praias da Arrábida durante a época balnear… Viaturas ligeiras não são permitidas, mas motociclos são…
Ok foi o que eu disse, serão muito muito poucos os percursos que permitem acesso exclusivo a motociclos, serão tão poucos que não sei se justifica fazer um um modo só para motociclos para Portugal.
Mas claro que se existir será uma mais valia para os motociclistas.
As motas em Lisboa e no Porto podem circular nas faixas de BUS, logo, em situações de trânsito fará diferença o percurso e o tempo calculado para uma mota ou um carro
O Waze já tem essa opção há vários meses.
Uma das grandes diferenças é o percurso escolhido e o tempo de viagem em situações de trânsito.
É pena estar com problemas sérios há umas quantas actualizações atrás. É só ver as últimas avaliações na Play Store para perder vontade de o experimentar (novamente). Eu uso o goggle maps há anos e nunca tive problemas de maior, para além de que está simplesmente muito bom e satisfaz plenamente. Mas a estabilidade será talvez o que impede que estas novas funcionalidades avancem mais rápido…
Há uns tempos notei uma instabilidade no Waze, mas nos últimos 2/3 meses tem estado impecável.
Não utilizo diariamente, mas talvez umas 2 vezes por semana e gosto bastante.
O elevado número de reclamações na Play Store é recente, deste mês até. Mas fiquei curioso com essa funcionalidade, por isso eventualmente experimentarei uma vez mais. A primeira vez que o fiz não gostei muito…
Eu queria ver era a opção de evitar estradas não pavimentadas, já mais que uma vez correu mal. agora se vou de mota ou carro e o percurso de mota demora menos 10m isso é quase irrelevante. Sei de antemão que de mota demoro sempre menos tempo, principalmente em cidade, onde opto quase sempre em deslocações sozinho por este tipo de veiculo. Agora fora dos grandes centros urbanos o Maps já me “obrigou” a fazer mais Km por chegar a sítios onde o caminho acaba o alcatrão e começa a aventura (loooool), para isso deixem lá estar as motas sossegadas que “nós”, passamos bem onde passam os carros e pelos carros e coloque jeeps, sempre pode dar “prazer” a alguns.
Fora dos grandes centros urbanos é normal haver estradas não pavimentadas. Concordo que essa opção qualitativa devesse existir. Não era visível no mapa que seria um caminho mais do que secundário, ou com estimativa de tempo verde mas muito demorada?
Já no que respeita às motos, o mais importante para mim seria a simplificação do interface. Na moto não há tempo para interpretar mapas… A propósito disso, anda por aí uma campanha crowdfunding de um aparelho que faz precisamente isso, de forma integrada com o gps (e mapas) do telefone.
Na realidade, o que fazia grande diferença era sem duvida, era a opção de escolha do tipo de veículo automóvel que se está a usar. Isso sim seria uma grande evolução a nível mundial, não só pela facilidade de passagem de ligeiro mas essencialmente pelo transito de auto-caravana ou pesado.