Quantcast
PplWare Mobile

Mobian Linux: O Debian que é um sistema operativo para smartphones

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joao says:

    só está 7 anos atrasado…..
    e enquanto este é desenvolvido a passo de caracol…o Android e IOS também o é…
    Mais um que morreu à nascença….

    • Artur Peralta says:

      Não morreu à nascença nada! Isto é um S.O. (acompanhado de hardware live, ou quase) para nichos, e existem nichos que continuam a existir nos dias de hoje. Por exemplo, maemo, meego, pandora, … entre outros. Não imaginas o tamanho da comunidade que está à espera de hardware, software, iOT, gadgets, … “free as in freedom”

      • omg says:

        É uma loucura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Joao says:

        Já acordaste? estou a anos luz de ti em relação a SOs “alternativos” mas já desisti à muito de ter alguma coisa de jeito tirando o meu pixel.
        já tive um meego (nokia n9) que era acima de tudo na altura. morreu quando foi comprado pela Microsoft que abandonou e a Samsung pegou nele para fazer o Tizen.
        Ainda segui o Sailfish (que já vai no 3) e via o Android e Apple a apanhar e a ultrapassar na boa melhores SOs….começar 10 anos depois é preciso ter muito dinheiro como a Huawei. Resto é para 0.001% da população com expectativas baixas como tu.
        Agora, teoricos é o que há mais por aí…keep dreaming….

        • Artur Peralta says:

          João, não tem nada a haver com teóricos e/ou expectativa baixas. Isto é um nicho, e existem muitas passoas e empresas que estão à espera à muito tempo de soluções (hardware e software) livres.

          Fica então sabendo que o meego e o maemo foi “dado” à comunidade e eu por exemplo ainda tenho o n9 como telemóvel principal e tenho também o mobian num pinephone para ajudar no desenvovimento.

          Comparar especificações de um telemóvel com sistema operativos distintos não é comparável. Vejamos os antigos commodore amiga que com 10% dos recursos dos PC’s tinham performances muito superiores.

          Claro que quem quiser um telemóvel que seja “blending adge” e que nem toques nele para fazer tudo que precisas vai para os android e IOS, mas existe nichos que não precisa nada disso.

          Existem nichos para ricos, pobres, gordos, magros, carecas, bicicletas pasteleiras, carros classicos, … assim como para este caso, e podes ter a certeza que se houver desenvolvimentos (mesmo que parciais) que sejam bons vão certamente ser aproveitados por uma empresa que irá aproveitar o código, fechá-lo e vende-lo a massas.

          Queria terminar por dizer que a tua ultima frase é um pouco infantil para a discussão. As crianças e adolescentes é que acabam as argumentações com esses “keep dreaming” e coisas do género, e em relação a “teóricos é o que há mais por aí” o que estás a dizer é também por sí só teoria.

  2. Blackbit says:

    Se esse S.O. pudesse ser instalado na maioria dos telemoveis recentes então já teria perna para andar, agora estar limitado a dois modelos vai ser difícil vingar.
    E é uma pena pois seria interessante aparecerrm alternativas ao Android e iOS.

    • Rita says:

      Windows mobile e que faz falta. Infelizmente acabou.

    • Artur Peralta says:

      Visto por esse prisma, o IOS também é um S.O. apenas para iphone e ipad. O Mobian ainda tem a vantagem que é 100% aberto e pode ser migrado para qualquer dispositivo no futuro, inclusive iphones e ipads…

      Acho uma excelente iniciativa e tenho-o no meu pinephone. Tem ainda vários bugs, mas é perfeitamente utilizável e o desenvolvimento está bem acelerado.

    • ElectroescadaS says:

      Era interessante conseguir instalar algo mais recente num tablet que ficou perdido no tempo… 😉

  3. Fusion says:

    Hello Android 4.4, my old frined
    I’ve come to talk with you again
    Because a vision softly creeping
    Left its seeds while I was sleeping
    And the vision that was planted in my brain
    Still remains

    • Compilador says:

      And then a fusion appened,
      A fusion between freedom and person,
      a fusion that makes a dream come true.
      A dream that made the phone really ours.
      Yap, the force of being free still remains.
      May the force be with us.

  4. PoPeY says:

    Eu tinha o maemo no Nokia N900… Era um SO mesmo muito porreiro… Tenho imensa pena que a Nokia aquela altera tenha pensado que WP era melhor… 🙁

  5. lumia says:

    symbian saudades…

  6. ervilhoid says:

    1 que testei e gostei foi o jolla sailfish, pena que so os dispositivos oficiais suportavam as apps android. ainda assim era possível correr 1 emulador do android dentro do sailfish, e voava

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.