PplWare Mobile

MB WAY: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Simão says:

    Também já está disponível para iOS esta nova opção.

  2. Daniel Andrade says:

    Isso já dá há imenso tempo, nas ATM’S!
    Mau timming para publicar este conteúdo!

    • Pedro Pinto says:

      A novidade é de hoje :D…não sei como coisa e tal…

    • Rui Teixeira says:

      Também fiquei confuso com a noticia. No Verão passado, pelo menos, já utilizava a funcionalidade de levantar dinheiro com a app sem cartão (até porque o perdi).

      • Pedro Pinto says:

        É uma nova funcionalidade. Ora lê o artigo 🙂

        • Rui Teixeira says:

          Viva Pedro. Obrigado pela resposta. Regra geral gosto de ler os teus artigos e da forma como escreves, mas penso que este está algo confuso. Já o reli 3x e vou entendendo coisas diferentes conforme vou lendo. Primeiro pareceu-me que a nova funcionalidade era a de levantar dinheiro no multibanco sem o cartão (coisa que já acontecia). Depois de reler, pensei que a nova funcionalidade fosse ter o MBWay sem a necessidade de ter um cartão. Por fim entendo que agora é possível utilizar o Multibanco com o MBWay e assumo que te refiras às outras funcionalidades existentes num terminal Multibanco e que antes não estavam disponíveis (carregar telemóveis, pagar serviços, etc). No entanto, se é este o caso, penso que poderia estar descrito de uma forma mais explicita, uma vez que levantar dinheiro sem cartão, já é utilizar o Multibanco sem cartão, ainda que apenas umas das várias funcionalidades que o Multibanco permite. Cansaço de final de dia também não ajuda na leitura 🙂
          De qualquer das formas, não há dúvidas, boa nova funcionalidade e obrigado pela partilha.
          Cumprimentos e tudo a correr bem

          • Pedro Pinto says:

            eh eh eh, confesso que quando li a novidade pensei o mesmo…do tipo…então mas isso já não dava? Fui a um multibanco para experimentar só que onde estou ainda não atualizaram.
            Na prática o artigo resume-se a isto “com a nova funcionalidade, passamos a poder usar as funcionalidades do multibanco via app”..e não apenas levantar dinheiro.
            No entanto repara no título “já pode usar o Multibanco através da app do smartphone”..e não, ja pode levantar dinheiro 🙂

            Um abraço e obrigado pelos elogios

        • Hugo Nabais says:

          Pedro, em geral aprecio os teus artigos e a forma como os apresentas.
          No entanto este título “já pode usar o Multibanco através da app do smartphone”, quando eu li pensei que podia abrir e usar a app do MBWay para fazer transferências para NIBs, carregar via verde, carregar telemóveis etc etc.

          Um título como “Já não precisa do cartão físico para ir ao Multibanco, use o MBWay” seria menos confuso.
          Continuação de um bom trabalho.

          E sim o MBWay está cada vez a ficar melhor… Vamos lá ver se se mantém sem taxas!

    • Nuno José Almeida says:

      Daniel, o que é novo é poder usar a caixa Multibanco para tudo mais além de levantar dinheiro que isso sim já tem largos meses.

  3. João Matos says:

    Cada vez melhor.

  4. Fernando Dias says:

    Acabo de fazer o Download de uma nova versão para IOS que já contempla a ultima funcionalidade. Pelo menos é o que diz em More

  5. José Rodrigues says:

    Pelo menos na própria aplicação da CGD vai ser permitido usar o modo (levantar dinheiro através da própria APP). Por isso não estou a ver a usar este modo gratis, quando mais tarde irá ser cobrado, mais vale ser do próprio banco.

    • gonsa says:

      Tenho conta na CGD há mais de 20 anos mas com a subida das comissões vou abandonar. Não há qualquer regalia em ser cliente há tanto tempo. Vou fechar a conta e mudar para o Activo Banco que não tem comissões nenhumas, até para quem não tem ordenado fixo ao fim do mês.

  6. Miguel says:

    qual a diferença para o “levantar dinheiro” que ja existia????

  7. Sousa says:

    Em Android tb já há esta opção.

  8. CMorais says:

    Ou seja, para utilizar a app e opção multibanco, temos que ir a um multibanco tirar foto ao QR Code…. Ganho o quê, se tiver que ficar na fila na mesma, para fazer operações “banais”?

    • Luis Silva says:

      Experimenta esqueceres o cartão em casa a ver se não te dá jeito, a mim já me aconteceu, e mesmo no continente na caixa…..

      costumo usar o mbway para levantar dinheiro é mais rápido 😛

      • CMorais says:

        Estás a confundir as coisas… A noticia não é sobre a funcionalidade “Levantar Dinheiro” que já existe há bastante tempo.

        A funcionalidade é “Multibanco”, e ainda não percebi qual a verdadeira vantagem. Ausência de cartão não me convence.

  9. PePe says:

    Alguem tem problemas na utilização do MBNET na UBER com o Activo Bank?

  10. Costa says:

    E para quando a Apple Pay a funcionar em Portugal?

  11. pic says:

    n vou usar enquanto n se adaptar ao ecrã dos novos iphones

  12. Str says:

    Há uma coisa que ainda não percebi, agora é possível fazer pagamento de serviços, tipo a factura da água do telefone etc etc etc através da app?

  13. A.M says:

    Será que quase ninguém sabe ler!!, está notícia diz que há outras novas opções para além de levantar dinheiro, para tal basta ligar a localização (obrigatório para novas funcionalidades) escolher opção utilizar multibanco abre a câmera , ir ao MB ler o QR e tem todos os serviços disponíveis sem usar o cartão.

  14. Rrrrrr says:

    Tem custos para transferir dinheiro entre colegas?

  15. A. Martins says:

    Confesso que hoje, quando vi que havia uma nova actualização do MBway, onde a novidade era, básicamente, utilizar o Multibanco sem ser preciso o cartão, na aplicação MBway. Primeiro fiquei confuso, mas depois acho que percebi. Agora com este artigo voltei a ficar confuso! Mas continuo a pensar, ainda sem ter utilizado esta nova funcionalidade, até porque parece que ainda não está activa em todos os terminais, que esta função apenas dá acesso ao terminal multibanco sem ter de levar o cartão físico, e (esta seria a novidade) fazer todas as operações para além da que já existia, que era a levantar dinheiro sem cartão multibanco. Da forma como falam aqui, passaríamos a poder ir a um terminal Multibanco, SEM CARTÃO, e activar todas as funcionalidades do Multibanco na aplicação MBway, o que não era mau (escusávamos de estar a “bloquear” numa fila atrás de nós, gente que também tem pressa, e seguiríamos “agarrados” ao telemóvel a fazer as operações pretendidas (caso de operações que não fossem levantamento de dinheiro, claro). Mas não acho que seja esta última ideia, a que esteja correcta. Agradeço clarificação do responsável pelo artigo, quando tiver a certeza de como funciona na realmente esta nova funcionalidade.

    • A. Martins says:

      …ou seja…resumindo, que isto pode ter ficado confuso!! Não creio que agora seja possível, ter o multibanco “dentro” da aplicação MBway, até porque esta alteração refere a ida obrigatória a um terminal físico, o que não faria sentido, na minha opinião. Acho que a única novidade em causa, será mesmo a de poder utilizar um terminal multibanco ser ter de utilizar o cartão multibanco habitual!!

      • CMorais says:

        Exactamente.
        Fila? Check.
        Terminal Fisico e nem sempre disponivel? Check
        Real vantagem desta funcionalidade?…..

        • A.Martins says:

          A real vantagem está no facto de que, se te esqueceres do cartão multibanco em casa, podes ir na mesma ao Multibanco e fazer as operações pretendidas, desde que leves, claro, o telemóvel (mas esse é pouco provável esqueceres), e tenhas o MBway instalado!! Digamos que é uma vantagem!!

  16. Gustavo Jorge says:

    Aproveitando este artigo, alguém me sabe dizer se é possível transferir dinheiro entre dois cartões no mbway? Já tentei e dá erro.

    • A.M says:

      Sim é possível, e funciona, se te dá erro, verifica se na opção editar cartões, não tens a opção cartão pré definido para transferência ligado nesse cartão, tens de desligar essa opção em todos os cartões, para que quando solicitares uma transferência, receberes a mensagem a dizer que está pendente uma transferência, aí clicar é escolhes qual o cartão que vai receber essa transferência.

  17. JR says:

    Ou seja, mesmo que queira usar a função nova tenho de ir a um multibanco para ler o código QR? Se sim, é pouco prático na mesma

  18. diamantino says:

    Boas a todos.
    Interessante artigo!
    Mas já agora para quando um artigo sobre o revolut?
    https://revolut.com/r/diamand4i

  19. Nelito says:

    V1.12.0 ——- vergonha SIBS , dezenas de críticas sobre a resolução nativa adaptadoa aos devices iOS (UX), e a App ainda esta graficamente no tempo do iPhone 4, isto a 19 Março 2019……..

    Desinstalada de imediato .

  20. Paulo M says:

    A maioria das caixas MB instaladas no exterior dos Bancos não são compatíveis com este sistema.
    Os Smartphones não conseguem ler os QR códigos devido a péssima legibilidade dos ecrãs do MB.

    • A.Martins says:

      Isso é bem verdade!! Nalguns casos vai ser difícil!!
      Não seria mais simples, já que a validação dessas operações dependem sempre do pin MBway, de não ser preciso lêr Qr Code, e sim validar apenas com esse código pin Mbway!?? Quando muito pedir uma 2ª validação, para segurança acrescida, de enviar um código para o telemóvel e ter de o introduzir no multibanco para poder avançar!!

  21. Rodrigo says:

    Não está ativo em todas as MBs ainda. Experimentei em 3 caixas diferentes em 3 localidades diferentes e em nenhuma deu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.