MaruOS disponível: Android no smartphone e Debian no Desktop
No passado mês de Fevereiro apresentamos aqui um projecto fantástico, o MaruOS cujo o objectivo é ter o Android no smartphone e Debian no Desktop. Agora, passados cerca de 4 meses, foi disponibilizado publicamente o Maru v0.2.3 e quem tiver um Nexus 5 já o pode experimentar.
Vamos conhecer as novidades desta versão.
Com o mercado dos PCs em quebra e com os smartphones a quererem ocupar o lugar destes, é necessário que os dispositivos móveis passem a oferecer funcionalidades que até agora eram exclusivas dos PCs. Alinhado nesse conceito, o projecto MaruOS disponibiliza o Android no smartphone e o Linux Debian no Desktop.
Na prática o utilizador tem um dispositivo móvel com Android, mas caso ligue um rato, teclado ou monitor este passa para modo Desktop e o sistema muda para o Linux Debian.
Com o MaruOS se o utilizador estiver a utilizar o seu dispositivo como smartphone então tem como SO o Android, mas se passar para o modo Desktop passa a dispor de um Linux Debian.
O que podemos fazer com o MaruOS?
- Aprender a programar com Scratch
- Substituir o seu PC pelo smartphone
- Gravar, editar e publicar vídeos usando o OpenShot
- Criar e editar imagens usando o GIMP e Inkscape
- Criar modelos 3D usando o Blender
- …e muito mais.
Se tem um Nexus 5 então pode experimentar este projecto que nos parece-me fantástico, seguindo o conceito de convergência que tem vindo a ser trabalho pela Canonical e também gigante Microsoft.
Download
Download: MaruOS
Este artigo tem mais de um ano
Isto já pode ser Feito, com o Bubunto phone.
Especialmente a versão da Meizu, o pro.
O update OTA 11, parece que corrigiu alguns problemas..
Quanto a este Maru, acho que é uma boa aposta…os PC’s pesam demasiado ás costas, e é chato não os termos sempre a mão…já o telephone, anda sempre por perto 🙂
Mais, usando o TM como PC, acaba a desculpa de não ter bateria, pois enquanto o TM está a trabalhar na DOCK, está a carregar 😉
Tem a cara do OSX… Incrível como agora todas as marcas copiam umas pelas outras em vez de criarem algo próprio e pessoal.
“marcas”
nice, boa ignorância.
Já cá faltavam os fanboys, concordando com o Ricardo .. quais marcas?? isto é uma distribuição, não é uma marca, segundo a cara do OSX? mas tu ainda pensas que a apple inova em alguma coisa? e ir ver a história da apple e ver a carrada de funcionalidades que a apple “rouba” ao windows e ao linux.. (óbvio que o contrário também acontece).
Verdade que todos copiam. Mas o comentário tem a sua razão de ser.
Os carros fazem todos mesma função mas é desejável alguma autonomia estética.
Mete mãos a obra e faz tu melhor. Criticar os outros é fácil.
Com qualquer linux pode-se fazer tudo…
A empresa que conseguir aprimorar melhor este conceito tem um verdadeiro trunfo manga.
Verdade! E com os smartphones a atingirem a barreira mítica dos 4GB de ram acredito que até ao fim do próximo ano isto seja a nova moda 🙂
Em pouco os PCs nao vao ser nada mais que um smartphone ligado a um monitor, teclado e rato
Mas que conceito fantástico. Espero que evolua e muito.
P.S. é impressionante como o pessoal consegue abstrair-se da tecnologia e neste caso de uma grande novidade e fixar-se nos fanatismos.