PplWare Mobile

iPhone 6s e 6S Plus são os que mais demoram a carregar a bateria

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Ricardo M. says:

    Este sempre foi um dos grandes problemas.
    Depois de olhar para os testes, como é possível uma bateria com o dobro da capacidade demorar quase metade do tempo que o 6s plus.
    A Apple já podia ter lançado baterias melhores, mas sabe que não precisa.
    Em Setembro, lança uma nova, e aparece aqueles ” 80% mais rápido a carregar”. E as pessoas dizem uhhh e palmas. Mas no final, só estão a alcançar as outras marcas.
    É um marketing esquisito para quem percebe de tecnologia e acompanha a sua evolução. Mas 80% das pessoas não sabe disso, e prontos, mais uma grande inovacao!

    • Golden says:

      Depende do iPhone que estejas a falar, se for o 6s Plus com a bateria de 2750, tem uma autonomia superior a todos os mencionas aqui neste post, e com e com o carregador recomendado pela Apple do iPad, tens grandes resultados na velocidade do carregamento, porque esse carregador tem o dobro da potência do que o original.
      O mesmo se aplica ao 6s, a autonomia dele está a par de todos os que estão aí mencionados no post, e com o carregador do iPad, o carregamento é outra história também.

      • James says:

        Não digas asneiras,a autonomia de um iPhone 6s plus e pior que a de um galaxy s7 edge,eu próprio já fiz essa comparação em vídeo até aos 80% com o galaxy s7 edge e o iPhone já ia nos 73%, e é só pesquisares um bocado pela net,ah dezenas de videos com comparacoes de inicio ao fim,https://youtu.be/KYjYxsJIetg, https://youtu.be/-6GBNdSrv2I

        • Golden says:

          @ James, não digas isso, tens de te justificar pelo uso diário que das ao equipamento, ou seja ou teu próprio uso, e não a drenagem constante da bateria, como sempre fazem nesses testes de muitos youtubers,que na realidade não resumem bem a realidade das coisas no dia a dia, é quase a mesma coisa de andar por aí a comparar certos benchmarck, isso não traduz a realidade das coisas.

          Já tive vários smartphones da mesma gama e topos de gama da Samsung por exemplo que ainda os tenho, e a cada vez que saia um modelo novo, com mais 500mAh a 1500mAh, agora sim dura muito mais e blá blá em várias review, e depois na minha prática no dia dia era exactamente a mesma coisa sem tirar nem por, por isso…. .

          Quanto às tuas comparações, não te preocupes que cá em casa também tenho esses tais equipamentos que usaste, e sei bem o que digo, agora que me digas que uma bateria de 3500mAh contra uma de 2750mAh esteja muita coisa em causa para demorar quase o mesmo, isso pode ter muitas justificações como o próprio software, assim como o próprio hardware, não vejo onde possa estar a admiração.

        • APereira says:

          Galaxy S7 Edge e 6S Plus aqui…

          As baterias duram mais ou menos o mesmo, tendo o iPhone um pouco de mais uso por norma.

      • Henrique says:

        Tens razão, mas na era altura de a Apple fazer upgrade ao carregador que vem na caixa!

        Não é preciso ser do iPad, qualquer coisa com 2 ou 3 amperes, dá…

      • Ricardo M. says:

        Golden, aonde é que falei de autonomia? Tá se a falar de tempo de carregamento.

        • Golden says:

          Sim apenas acrescentei a questão da autonomia, quanto ao carregamento já o justifiquei para a selucão do problema.

          Uma coisa a certa com esse carregador vendido em separado e compatível e recomendado pela Apple, ele carrega em praticamente em metade do tempo, já em outros equipamentos por mais que lhe metas uma carregador fast Charge de outro smartphone de menos capacidades e sem tecnologia de carregamento rápido, a diferença é 0 não faz nada mesmo, mas no iPhone isso funciona na perdição com esse carregador vendido em separado.

    • Antwin says:

      os iphones já têm carregamento rápido usando outro carregador. Por algum motivo estes testes nunca mencionam essa possibilidade.
      Não aparece aqui nenhum aparelho com o dobro ou quase da capacidade do iPhone 6s Plus. Isso seria mais de 5400mAh

      • Golden says:

        Não aparece porque é na base do conhecimento para adequerir esse carregador do iPad que funciona e é recomendado pela própria Apple usar no iPhone 6.

        Quanto a autonomia, não falta são smartphones que estão anos luz de autonomia em relação à todos os que estão aqui mencionados no post.

        • Antwin says:

          a aquisição não é motivo para que numa análise dita exaustiva não se informe bem as pessoas.
          Se nenhum desses outros smartphones estão aqui também não está o tempo de carregamento deles para fazer a comparação, certo?

          • james says:

            A apple lança carregadores da treta para iphones e o problema e do artigo que é pouco informativo ahah,o que nao falta por ai sao carregadores com 2A que carrega mais rapido muitos telefones no mercado,seria bonito as marcas tarem a recomendar carregador nao de origem, se queres o carregamento mais rapido compra um ipad ahah,ja te vi por aqui seres mais feliz nos teus comentarios

          • Antwin says:

            não precisas de comprar um iPad para ter o carregador

      • Limbus says:

        Se calhar o motivo é o mesmo para a Apple não o incluir com o smartphone.

        • Antwin says:

          lógica da batata podre. O outro carregador e o carregamento mais rápido são suportados oficialmente pela Apple para o iPhone 6 e 6s.
          se atestam análises supostamente exaustivas parece clara a falta de informação prestada.

          • Limbus says:

            Parece claro que se os ouros são testados com o carregador que vem com ele, o iPhone também seja. O que não é claro é o porquê do tal xpto não vir com o iPhone.

          • Antwin says:

            @ limbus, parece que nem prestas atenção ao que te escrevem… Volto a repetir a ideia, informar sobre a existência de carregamento rápido não implica mudar o teste apresentado.
            O outro carregador é significativamente maior e com mais peso. Tens aí 2 razões para a Apple optar por não vir com o iPhone, preferindo dar um carregador mais prático para levar para qualquer lado. É provável que os custos extra também entrem em conta.

    • Goncalo says:

      O meu Lumia 950 demora menos de 2 horas a carregar.

      • Miguel says:

        Na mesma lista dá para acrescentar o Lumia 950 que curiosamente fica em 7′ Lugar, mas acho que tiraram um telefone da lista para que o iPhone ficasse em 10 lugar.

    • Nathan says:

      Gostava de saber se essas baterias têm essa capacidade efectiva, ou se é “á moda deles”…

      Porque nos testes de duração de bateria, não é isso que aparenta. (Ex: testes da Anandtech).

      E como já foi dito, carregador do iPad ou melhor, mas ainda culpa é da Apple, que o devia incluir na caixa.

      • Joao says:

        Isso é tudo uma questão de marketing… Quer carregar o seu iPhone rapidamente? Compre o iPad!

        • Nathan says:

          Não posso comprar só o carregador?

          Não posso comprar um carregador rápido de outra marca qualquer?

          Ao contrário da Qualcomm a Apple requer cabos certeficados, mas o carregador não.

  2. Golden says:

    Com o carregador original sem dúvida, mas com o carregador do iPad a história já é outra, e pode ser usado sem qualquer problema, até porque é recomendado pela própria Apple o uso desse carregador do iPad no próprio iPhone.

    • Artur Santos Silva says:

      Qualquer smartphone com um carregador de 2A, carrega bem mais rápido que os originais (entre 0,9A-1,2A). Mas por alguma razão os smartphones não vêm com carregadores de 2A…Será porque a prazo reduzem a capacidade das baterias?

    • james says:

      Se existe carregadores ”melhores” para o iphone em outros equipamentos da apple isso ja sera problema da apple, agora nem toda a gente que tem iphone tem ipad, e mesmo os que teem muitos nao sabem disso,se viesse la na caixa quando compras o iphone assim teriamos um termo de comparaçao,agora vir buscar carregadores de outros equipamentos e tentar arranjar um termo de comparaçao so para dizer que é mais rapido é um autentico flop

      • Golden says:

        Esse tal carregador do iPad é o mesmo recomendado para o IPhone, existe em separado custa 25 euros, e a funcionalidade que está designados, é que são carregadores de viagem porque ele se desmonta, com isto compra quem quer, e quem tem conhecimento de causa, o que é certo é que ele carrega quase em metade do tempo, se não for mesmo em metade do que bem de fábrica, que é uma grande vantagem para o utilizador.

  3. Antwin says:

    Mais uma vez um teste que omite a existência da opção de carregamento rápido do iPhone 6s

    • Mylittlelife says:

      Nao existe omissao de nada. Se dás muitas centenas de euros por um aparelho e ele vem com um carregador X é porque é esse que a marca recomenda para o aparelho, e foram esses os usados pelas marcas. Faz algum sentido um aparelho X de 800 euros ter Quick Charge 3.0 e vir com um carregador sem essa capacidade? nop
      Faz sentido ter uma bateria que aceita 2.5A e vir com um carregador de 1.0A? Nop

      Portanto se o iPhone 6s tem alguma tecnologia “escondida” ou até carrega melhor com outro carregador que nao vem incluído, mais uma razao para largar Apple porque se por 700-800 Euros nao o inclui, é porque a bateria nao tem qualidade suficiente.

      Eu tenho um Samsung topo-de-gama e uso por norma o carregamento normal mas quando tenho pressa ligo o “fast charge” e carrega-me bateria super rápido. E a bateria continua impecável após 2 anos.

      • Antwin says:

        já viste a diferença no tamanho dos carregadores? tens aí uma das razões.
        O outro carregador também está recomendado para iPhone. Sendo supostamente um teste exaustivo a menção da existência de outro seria prestar essa informação exaustiva.

        • Limbus says:

          Todos os testes são feitos naturalmente com o carregador incluído, mas no caso do iPhone devia ter tratamento especial e usar outro carregador xpto… Lol!

          • Antwin says:

            as minhas palavras não dizem nada isso. Mencionar a possibilidade de carregamento mais rápido com outro carregador oficial é dar informação extra relevante para quem ler ficar bem informado, não é substituir o teste realizado nem a ordenação feita.

          • Limbus says:

            Não é com certeza o único que pode ser carregado com outros carregadores que até carregam mais depressa.

          • Antwin says:

            @ limbus, quem fez este teste deu-se ao trabalho de informar para outro aparelho na lista (LG G4) que havia a possibilidade de carregamento rápido com outro carregador

  4. IKAROS says:

    Liguem o iPhone a um carregador iPad e verão que é dos mais rápidos! 🙂

    O problema é que o carregador de origem do iPhone é muito fraquinho.

    Atenção, NÃO acelera nos iPhones 5S ou anteriores. Só nos mais recentes.

    • David Guerreiro says:

      Ali estão a comparar sempre com o carregador de origem. Se a Apple recomenda o carregador do iPad porque razão não vende o mesmo carregador com o iPhone 6S? O pessoal arranja sempre desculpas para defender a Apple. E vai chegar aí a tecnologia Pump Express 3.0 da Mediatek que usa a norma USB-C (ao contrário do QuickCharge 3.0 que utiliza modulação VBUS) e vai permitir carregar 0% a 70% em 20 minutos (dependendo da capacidade da bateria).
      Um dia que a Apple lance algum tipo de carga rápida, vem tudo bater palmas e idolatrar a “invenção” da Apple.

        • David Guerreiro says:

          Tens que o comprar à parte. Porque é que a Apple não o inclui com o iPhone? Faz algum sentido? É o mesmo que vais comprar um automóvel que diz que anda a 300km/h, mas na realidade só dá 80km/h porque os pneus quando compras só permitem essa velocidade. Tens de comprar os pneus que dão 300km/h à parte.
          O comparativo foi feito com os carregadores de origem, faz sentido comparar todos da mesma, porque se calhar alguns deles se levassem outros carregadores, alteravam a posição na tabela.

          • Golden says:

            Claro, eu apenas dei a saber que existia solução para isso é dei o conhecimento a quem os tem e não sabia, mas já deu para reparar que mexeu com muitos miolos aqui.

      • IKAROS says:

        Não estou a defender a Apple.
        Apenas referi que a própria Apple tem carregadores mais potentes.

        Provavelmente qualquer carregador de qualquer marca de Tablet é mais potente que o que vem com os iPhones.

        De qualquer forma, o carregador iPad é um tijolo, por isso penso que as senhoras se recusariam andar com um na mala, ao contrario do actual que é bastante fino.

    • Henrique says:

      Acelera sim o 5S!

  5. Bruno says:

    Jesus! Tanto tempo. Já eu tenho que esperar 5 horas para que o meu Sony xperia E4 carregue.

  6. nelson says:

    iphone 6s, Duração da bateria: 8 horas 15 minutos
    LG, Duração da bateria: 5 horas 51 minutos

    e nisto não se fala? se bem vi o iphone é dos que dura mais….

    • Marco Castanheira says:

      Está toda a gente ocupada a dizer que o iPhone é caro e é o mais lento a carregar (não tem fast charge ou equivalente) e tem uma bateria minúscula.

      Se bem me recordo o carregamento rápido de baterias diminui a duração das mesmas se estas não tiverem preparadas para isso.

    • Limbus says:

      Estão a ser analisadas baterias. Como sabes a autonomia superior do iphone é uma questão de software.

  7. Ricardo says:

    No entanto, no ponto que para mim é o mais importante (autonomia) o iPhone leva vantagem.

    • Mylittlelife says:

      A autonomia real do iPhone só leva vantagem no mundo Apple. No mundo dos smartphones a autonomia real é das piores possíveis e quem tem um iPhone e um android/wm da mesma gama bem nota isso. A Apple está disposta a sacrificar tudo em prol da espessura.

      Basta veres um S7 Edge ou Note 5 ou 6 ou mesmo alguns Asus / Nexus e a autonomia REAL é óptima. Há varios Android com hardware comparável aos iPhone (2 GB RAM, ecra 1080p) e baterias de 4000 mAh que duram eternidades.

      • Nathan says:

        Mentioroso!

        A autonomia REAL do iPhone é a mais parecida com os testes.

        Ao contrário do Android não tem bloatware nem deixa aplicações correr em background (e tens muitas a fazer isto, algumas bem intencionadas é muito populares).

        Dizeres o que dizes só prova que és fanboy, até os mais apaixonados pelo Android admitem que a bateria é uma treta é que a Apple ganha nisso, e com telemóveis mais finos!

        • Mylittlelife says:

          Lol ainda bem que sou mentioroso, mas mentiroso não sou.

          “até os mais apaixonados pelo Android admitem que a bateria é uma treta” ai é? Onde foste buscar essa informação? Qualquer Android (já nem falo dos Nexus e Motorola que são Android “virgem”) tem mais bateria que os iPhone, com ou sem bloatware. Eu com o meu Samsung e Apps Samsung faço multitasking verdadeiro e tenho pelo menos mais uns 30% de bateria que um iPhone 6s plus.

          Isto sem falar que se ligar o modo ultra poupança a autonomia é brutal. E espera os novos modelos deste ano e com a maioria dos chip em 10-14nm e Android 6.x, 4-6 GB RAM etc e vamos ter na mão autênticos PC. E mais autonomia. Perfeito. Melhor só com W10M.

          • Golden says:

            Eu tendo os dois equipamentos, tanto S6 Plus e S6 Plus, garanto que a autonomia dos 2 é ela por ela com o uso que lhes dou, isso que dizes não está correcto, eles têm uma duração de bateria com uso moderado de 1 dia e 12 horas por norma, e com um uso extremo é 1 dia completo a chegar dos 100% a 15 a 10% em ambos, com uma vantagem que no S6 Plus carregas ligeiramente mais rápido a bateria do que o 6s Plus e em wireless fast Charge, mas com o carregador de 12w o 6s Plus fica também ela por ela com o S6 Plus a nível de tempo de carregamento.

          • Golden says:

            * Eu tendo os dois equipamentos, tanto S6 Plus e 6s Plus.
            Pequeno erro na frase em cima.

          • Alex says:

            Mylittlelife, tanta treta que escreves. A autonomia do iphone é o seu calcanhar de aquiles, mas nos Galaxy pior ainda. E não venhas aqui com tretas do modo ultra poupança que isso não faz nada a não ser cortar as actualizações de estado/updates das apps.
            O iphone neste caso sempre foi superior. O android é muito pesado a google tem muito que trabalhar.

        • Limbus says:

          O que não faltam são testes co mais rigor que a experiência pessoal e enviesada de cada um, o iPhone é o que mais se afasta destes valores anunciados.

      • Paulo says:

        “A autonomia real do iPhone só leva vantagem no mundo Apple.”

        kek

        Cambalhotas mentais…

  8. João V. says:

    Falta aqui o Xiaomi redmi note 3, bateria com 4000 mAH, carrega rápido e dura um tempão.

    • Nathan says:

      Ai sim? Então é da maneira que poupo dinheiro, e compro para o ano…

      Triste… Só para dar uma oportunidade à concorrência? Vai haver muita gente arrependida em Setembro então…

      • iSad says:

        iphone ou outros na minha opnião trocar de 3 em 3 anos chega. Acho heresia ou mesmo falta de bom senso trocar de Tlm todos os anos. Save the Planet.

        • James says:

          Só se for para ti que tens iphone,de ano para ano as diferençàs mal as vez,tens que andar de 3 em 3 anos para notares alguma diferenca

          • iSad says:

            Disse ou outros e nunca disse que tinha iphone! Mas por mim podes trocar de telefone de 3 em e 3 meses cada um gasta no que quer! Prefiro gastar em ferias do que em lixeira que sai para o mercado todos os meses.

          • Paulo says:

            O iPhone de 2015 é mais avançado que qualquer Android saído até agora em 2016!

            Melhor CPU.

            Melhor duração de bateria.

            Mais escolhas em tamanhos (4″, 4.7″ e 5.5″) face a só 5.5 para cima”!

            3D Touch

            Melhor video (240fps e 4K 60fps), melhores fotos (10 fotos por segundo até encher a memória, por exemplo, sem travar), etc.

            Updates, fluidez, consistência, segurança, assitência, confiança na marca!

            Android parece uma carroça puxada a cavalos, só mesmo de 200€ para baixo! E mesmo assim, é melhor um iPhone usado!

          • Revision_R says:

            Estou à espera de ver alguém a contradizer o Paulo

  9. ILS says:

    Acho que o tempo de carga é uma métrica inútil visto que não reflecte a eficiência da carga ou da bateria.

    O melhor é usar um rácio entre tempo de carga e duração da bateria. Extrapolando os valores aqui apresentados dá para criar a seguinte lista:
    1 2.65 One plus 2
    2 2.82 Huawei P9
    3 2.88 LG G4
    4 3.22 Xiaomi Mi 5
    5 3.30 6S
    6 3.34 6S Plus
    7 3.85 Nexus 5X
    8 4.30 HTC 10
    9 4.31 Nexus 6P
    10 4.42 Galaxy S7 Edge
    11 4.51 Galaxy S7
    12 4.62 LG G5
    13 5.40 LG V10
    14 5.56 Galaxy S6
    15 6.80 Note 5

    Daqui podemos concluir que por cada minuto de carga o Note 5 dá para 6,8 minutos de uso enquanto que o iPhone 6S dá 3,3 e o One Plus 2 aguenta apenas para 2,65 minutos de uso.

    • LG says:

      Em questão encontra-se a velocidade de carga… O consumo do mesmo já é outra história.

      Faria mais sentido fazer um cálculo relativo capacidade/tempo de carga

      iPhone 6: 11mAh/minuto
      (…)
      LG V10: 46 mAh/minuto

    • Limbus says:

      Sim, o melhor é misturar hardware e co de software… Lol!
      É o tempo que é preciso esperar para carregar a bateria e poder usar o telemóvel é inútil… Para quem traz uma central elétrica as costas, talvez.

  10. Paulo Pires says:

    E o meu ASUS ZenFone 2 Laser ZE601KL em que lugar está? 🙂

    • Portimão says:

      Pelos vistos não está. A Asus não é muito querida pelas pessoas, no mundo dos smartphones, daí que raramente apareça neste tipo de “estudos”.

  11. Liberal da Cerca says:

    a mim parece-me que a diferença de autonomia que é superior em horas é muito mais relevante que a diferença do tempo de carregamento que é superior em minutos…

    Enfim, cada um ‘come’ o que quer… este artico tem argumentos capciosos…. basta ver que é o autor. Shame on you!

  12. Helena Maria Conceição Domingues says:

    Quanto custa mandar arranjar um telemol com vidro partido

  13. Helena Maria Conceição Domingues says:

    E bom demorar mais tempo assim também carrega se menos vezes

  14. Tiago Ferreira says:

    Os iPhones levam mais tempo a carregar, mas apesar de serem baterias com menos potência, são as que mais têm autonomia.
    Duração da bateria: 8 horas 15 minutos | 9 horas 11 minutos

  15. iSad says:

    Voltamos ao assunto “A minha é maior q a tua”

  16. Marcelo says:

    Pelo que vejo no teste o iphone é o único que dura mais de 8h…
    ah pois…

  17. Nathan says:

    Agora os androidanos dizem “ai e tal o iPhone não presta, demora tanto tempo a carregar, blah blah”…

    Em Setembro a Apple apresenta o iPhone 7 ou o que for, carregamento completo em 5 minutos (exagero), autonomia para 5 dias (exagero), carregamento sem fios a 1km (mais)…

    E já se sabe o paleio dos androidanos…

    “Ai isso não interessa para nada! Para quê? Não têm mais nada para inovar! Podiam era baixar o preço! Nunca precisei disso! O Android já tinha isso! Se ligar a bateria de um carro, também faz o mesmo efeito! Eu prefiro o meu cartão SD de 8GB a 2Mb/s que comprei na feira”

    Já para não falar do “mas esta empresa que nunca ninguém ouviu falar, nem nunca ninguém viu um telemóvel à venda já “lançou” um protótipo que nunca ninguém pôs à venda em lado nenhum, e a Apple só copiou”.

    Trolololol

  18. João Ramiro says:

    No Android usei a aplicação Ampére para testar uns carregadores que tenho sem uso a algum tempo e o que mostrou melhores resultados foi o de um iPhone 3GS de 1A. Outros de 1.2 e 1.5 ficaram atrás, usando o mesmo cabo.

  19. iSad says:

    Aqui usamos um oneplus X e um iphone 6 plus (2014) bateria dura 2 dias em ambos. Carrgamento durante a noite. Cago para qt tempo precisam pois de manhã estão a 100%

  20. Jorge H says:

    Em entrar em grande detalhe, gostaria de ter lido acerca das justificações para estes resultados.
    Adicionalmente, acho engraçado que o iPhone tenha das baterias mais pequenas no comparativo e tenha as melhores autonomias. Quando tanto se fala da autonomia dos iPhones, que é o calcanhar de aquiles do equipamento, os outros que aqui aparecem não aparentam ser melhores.

  21. Filipe Teixeira says:

    O iphone não tem das melhores autonomias, alias nem perto dos concorrentes, parem de inventar.

    Demora mais a carregar e demora menos a descarregar, ponto

  22. Elkido says:

    O meu Ulefone Power carrega a bateria de 6050 milamperes em 2h 40 minutos no real….o fabricante diz que em apenas 2h….logo vejo quando passar a Android 6 Marshmallow se há melhorias….mas mete esses todos a um canto em termos de bateria e carregamento….excepto no LG V10 que leva a carregar a bateria de 3000 milamperes em 1H 6 minutos…nessa perspectiva o meu carregaria a bateria em apenas 2h 20 mais coisa menos coisa…mas carrega em 2h 40 m reais

  23. sakura says:

    querem o que? de uma TEK.. de 4 anos ….
    5 5s 6 6s. ……. ai ai old apple.

  24. Alves says:

    A bateria do 6s tem uma capacidade de 1750 mAh pode demorar alguns minutos a mais para carregar mas a sua autonomia também é elevada. Comparado com outros equipamentos que possuem baterias de 3000 mAh demoram menos tempo para carregar mas perdem na autonomia 5h !!!
    Mais um teste que comprova a eficiência iOS.
    Pode se usar o carregador do iPad no iPhone ganha se no tempo de carga mas perde se no tempo de vida da bateria.
    Nenhuma bateria gosta de rapidinhas 🙂

  25. S says:

    No meia desta salgalhada de ataques digam lá quais são as características de output dos carregadores em questão já que toda a gente tem iphones e Androids alta gama.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.