O iOS 11 vai eliminar apps sempre que necessitar de espaço
Agora que o iOS 11 está nas mãos dos programadores, é hora de começarem a surgir as primeiras novidades que este sistema operativo vai ter, e que a Apple não apresentou.
Uma que agora surgiu está relacionada com a capacidade que o iOS 11 vai ter para gerir o espaço de armazenamento. Uma nova opção surgiu e permite que este remova apps que não são usadas.
O problema da gestão do espaço num smartphone sempre existiu. Agora que as marcas começaram a abandonar os modelos com limites muitos baixos, nomeadamente os 8 e os 16GB, a folga é maior, mas ainda assim existem problemas.
A Apple parece ter encontrado uma forma de resolver este problema no iPhone e no iPad, dando ao iOS a capacidade de gerir o espaço, removendo apps que não são usadas há algum tempo.
Para que não existam perdas de dados, todos os ficheiros de dados vão ser mantidos, garantindo que a qualquer altura a instalação da app possa trazê-la para o estado inicial, quando foi removida.
You can now “offload unused app” in iOS 11. It deletes the app binary, but keeps the documents and data. pic.twitter.com/X1b7eljXDR
— CHRIST (@chrishannah) June 6, 2017
Claro que esta é uma situação opcional e dependerá do utilizador para a sua ativação. O mais provável é que seja usada por todos os que não querem estar a fazer uma gestão de espaço de armazenamento.
Outras áreas onde o iOS 11 vai poupar espaço
Para além desta nova funcionalidade, o iOS 11 terá outra onde será possível gerir o espaço. O iOS 11 irá fazer uma análise do espaço ocupado pelas mensagens e os seus anexos, propondo que sejam removidas, de forma individual, quer as mensagens quer os anexos.
Irá ainda propor aos utilizadores que sincronizem esses dados com o iCloud, removendo-os do dispositivo e libertando o espaço necessário.
Also the iPhone Storage settings screen has been revamped to give you suggestions on how to save storage space #ios11 #wwdc17 pic.twitter.com/P1YY2KbLdQ
— Jacob Suchorabski (@svcho) June 5, 2017
Esta função de sincronização foi apresentada na WWDC como uma das novidades do iOS e do serviço de mensagens da Apple. A Apple consegue com esta funcionalidade, e para além de libertar espaço, garantir que as mensagens estão disponíveis em todos os dispositivos e sempre acessíveis.
Muitas mais novidades vão ser conhecidas nos próximos dias. É hora dos programadores olharem a fundo para o iOS e descobrirem estas pequenas funcionalidades que vão ser muito úteis a todos os utilizadores.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Sou programador ha muitos anos e confesso estar maravilhado com este ios 11..E sem duvida alguma o melhor update elevando o melhor SOmobile do mundo para patamares ainda mais elevados
“Melhor”… Com as novas iFeatures, que o colocam perto do Android de 2015…
Ai sim?
Isto, por exemplo, onde anda no Android?
no meu android 6 já faz isso
Como?
Lol… sim… sim…
Nem backups têm!
“Nem backups têm” ahahah que piada,
Porquê?
Apple mais do mesmo, ela e’ que manda e decide pelos seus usarios, era o que faltava o Android andar a apagar as minhas apps, quer eu use ou nao.
Não leste com atenção, pois não? Ou ficaste só no título?
Li, opcional e supostamente os ficheiros de dados ficam guardados. Mesmo assim continua a ser ela que decide.
Que contradição vai nessa cabeça. Lol
Se eu decidir não ativar essa opção ainda é a Apple que decide?
Que argumento de peso. Lol
🙂
@ Joao, se é opcional não é a Apple que manda, é a pessoa que decide que quer que o aparelho passe a remover de forma automática aplicações que já não usa quando há pouco espaço livre – o icon da aplicação não desaparece, fica escurecido para indicar que terá de ser descarregada. Se quiser fazer de forma manual também o pode fazer nas Definições do sistema, onde se pode ver informação sobre a última vez que se usou cada aplicação.
E se decidires activar, quem é que decide as apps a apagar? Ele não está totalmente certo, nem totalmente errado.
@ MacacOS, é uma funcionalidade automática baseada na não utilização por parte da pessoa e só quando houver pouco espaço livre, sendo que a pessoa sabe e aceita esse critério. Não há ninguém no exterior a decidir que é a app X que é apagada.
não deves ter tentado sequer ler o artigo.
Ok, tem muitos desenvolvimentos novos… Mas não trás nada que já não existisse no android!
ARkit – o sistema Android ainda não tem uma framework para realidade aumentada que não depende de hardware especializado.
Suporte para selecção de múltiplos objectos para arrastar.
No iOS para iPad suporte para acções de spring-loading com drag and drop.
etc
Apple sempre na vaguarda.
lol
E quais são as apps que vai apagar primeiro?
E que tal permitir colocar um cartão sd?
So many questions!
As apps que vai apagar são as que não são usadas durante muito tempo.
A questão do cartão é sd presumo que nunca venha a existir, por várias razões.
1º não é mais rápido.
2º não é mais fiável
3º a ideia será colocar tudo na nuvem (inclusive já tens maquinas profissionais que permitem colocar na nuvem as fotos que tiras)
“Irá ainda propor aos utilizadores que sincronizem esses dados com o iCloud”
É mais conveni€nt€ para a Apple assim.
😉
Dar várias opções às pessoas é muito mau!
Então e porquê? Tens dados concretos para afirmares isso? “Ou é mesmo só para trollar”
A primeira afirmação foi uma citação do pplware, não confirmei, mas acredito. A segunda é confirmada pelos preços da iCloud, mas isso parece-me mais que óbvio.
MacacOS quando as coisas não te interessam porque te escapam, não entendes e são muitas neste âmbito, como já se provou, as culpas são do pplware 😉 . Já te disse, discute apenas o que percebes, não te metas nestes caminhos apertados, não percebes nada deste mundo Apple porque te metes a dar palpites? Que mania de chico espertismo.
Argumentum ad hominem.
Vais (tentar) argumentar contra os factos, ou limitas-te a atacar a pessoa, que não conheces e não sabes do que percebe ou não?
So many questions que já estão lá respondidas. Caramba, leiam o artigo!
Um leitor de cartao sd? Deves estar maluco, ja viste o custo adicional que teria o equipamento? Seria mais um feature unica e inovadora, que iria inflacionar bastante o preco. LoL
Cartão SD? 2005 já lá vai rapazola
+1000 :DDD
Será se precisar de muito espaço, apaga o SO do tlm? 😛
Não era mais fácil aumentarem o espaço de armazenamento interno? É que 16Gb ou 32Gb nos dias de hoje é só ridículo para uma utilização normal…
Já nao há de 16Gb, e quem quiser mais tem mais opções além dos 32Gb.
Não há à venda no mercado novo… o que não falta são iPhones com 16Gb. Ainda o ano passado havia iPhones 6 e 6s com 16Gb… acho que esses continuam em pleno funcionamento!
Um argumento do caraças! “Mas a Mercedes vende carros sem cinto de segurança, não há nos novos, mas há nos usados!”
Sou dessa opinião! Eu tenho um telemóvel com 7 anos, com 16 Gb de memória interna, sem cartão de memória!!! Se há 7 anos já era assim…
Isso resolveria alguma coisa para quem já tem um aparelho?
Formas de gerir o espaço dão jeito para todos os aparelhos, já que mesmo com mais memória também pode encher!
Acho que é uma óptima ideia!
Hoje não vão ter muitos fanboys (non-Apple) a comentarem, pois é opcional 😀
Parabens Apple, (de um dono de um smartphone Android)
Pedro, boa gestão da memoria é muito bom, sem duvida. Mas não seria melhor acrescentar uma slot MicroSD?
Boa tarde Celso, se calhar tens razão… mas olha, eu tenho um s7 com 32 gb, e um cartão de 64gb. E a gestão entre a memória interna e externa deixa um pouco a desejar… Se calhar era mesmo melhor que hoje em dia 128gb fosse o standard, e não o equipamento de “luxo”…
Também eu tenho um S7 com cartão e não noto nada. Será que compraste um cartão de baixa qualidade?
Não inventes, mesmo com um SD de alta qualidade, a velocidade de leitura do SD card é bem inferior à memória flash do dispositivo. Não notas não…
Experimenta instalar uma App no SD, abre e vês o tempo que demora, depois faz o mesmo na memória flash, e vê a diferença. Experimenta um jogo “pesado”. Abre os olhos.
Oh Brasão SS. Mesmo que queira instalar alguma aplicação no cartão a Samsung não deixa para prevenir essa situação. Por isso o cartão serve para guardar outras coisas. Abre a pestana jovem! Grande Chico esperto!
Brasão, o cartão não é para apps! Metes lá músicas e vídeos, não me digas que vão ser reproduzidos mais devagar. Vocês criticam o SD como se fosse o único ou sequer o principal meio de armazenamento, não é! É secundário, é para evitar esta treta que a Apple agora inventou, é para evitar teres de gastar dinheiro na iCloud (também é mais rápida que o SD?).
Portanto A grande vantagem do SD, que é instalar aplicações , não dá.
A Apple é que é mandona…
Sim tens razão. Não me lembrei desse pormenor por parte da Samsung. 😛
Pelos vistos o LG G5 também é da mesma forma.
Seja como for, o que eu disse em relação à velocidade do SD vs flash não deixa de ser verdade. Em vídeos F HD ou UFHD, é possível notar diferença.
Além disso há maneira de contornar essa limitação da Samsung.
http://www.modaco.com/news/android/heres-how-to-configure-adoptable-storage-on-your-s7-s7-edge-r1632/
Não experimentei porque o último Samsung que tive foi um S4, e não tem nada a ver com os mais recentes.
😉
@macacOS
Tu apresentas cada lógica. Lol
Só distorces as coisas.
Então quer dizer que um dos recursos mais interessantes do Android 6, que é poder expandir a memória interna através do SD (deixando de lado a discussão do desempenho do cartão face à memória flash, porque nem vale a pena) e para muitos utilizadores, como se percebe nos comments aqui no Pplware, é indispensável, seja para ficheiros ou apps, tu dizes que o SD não é para apps? Em que ficamos? Só te contradizes. Pegando no ponto em que o @V.T. me “tocou” e bem, em que a Samsung e a LG limitam a instalação de apps no SD dos seus smartphones de topo, afinal quem é que limita quem? Quem decide o quê? A Apple, que dá a opção, ou a Samsung, LG que não dão opção sequer. Estavas a dar meia razão ao @João, quando não têm razão nenhuma.
Quanto aos vídeos serem reproduzidos mais devagar? Lol. Outra lógica da treta.
Depende do tipo de codec que tem o vídeo.
Mais devagar, não, mas pode perfeitamente engasgar, ou ao fazeres “buffering” demorar muito mais tempo a carregar o vídeo. Além do mais não me vês a criticar o SD, só digo que inferior à memória flash, facto. Essa treta que a Apple “inventou” era o que muitos deveriam fazer. Sempre é melhor que a “invenção” da Samsung ou LG que impedem os users de instalar apps no SD. Ainda que perceba a lógica, mas não é a melhor opção. Até eles reconhecem que o SD não é a melhor opção. Bem… Embora estejas a ironizar com a icloud ser mais rápido que o SD, mais uma vez, a lógica da treta. 😀
Quanto ao gastar dinheiro na icloud, prefiro gastar 0,99€ por mês para 50 GB, do que outro serviço cloud grátis. Mas isso sou eu, que sei bem o que é a icloud, face à concorrência, ao contrário de muitos, que só conhecem o nome.
Mas cada um é que sabe de si.
😉
Acredito que a tendência vai mesmo ser o aumento do espaço interno em deterimento do cartão de memória, melhora a performance.
É certo que os videos 4k ocupam muito espaço e o mesmo com algumas aplicações, contudo a cloud, o sputify, netfliks e afins, contribuem para uma menor necessidade de espaço.
com alguma gestão e uso de clouds, acredito que 32gb seja o suficiente para a maior parte das pessoas.
Sempre preferi gerir o espaço e não utilizar cartões de memória, e tive apenas equipamentos com 8gb e 16 gb.
Valor€$ mais altos se levantam.
Porque os outros oferecem-te SD, Hd e cloud…
Porque nos outros, quando o espaço interno começa a acabar, em vez de apagar apps, só tens de transferir dados, p.ex. músicas ou vídeos para o SD e ficas com espaço livre, se isto não faz sentido para ti, não tens salvação. Para quem precisar de cloud, tens várias alternativas gratuitas e com mais de 5GB, sim!
estas ferramentas de gerir o disco são interessantes, e surpreende-me um pouco esta aposta uma vez que colocaram como espaço mínio para os novos equipamentos 32 gb, e creio que não há equipamentos que suportem o ios 11 que tenham 8 gb. Surpreende-me mas apoio.
Apesar do IOS 11 não ser extraordinário, o libertar do NFC e a app files podem vir resolver algumas das limitações do IOS.
Se o android O realmente facilitar as atualizações futuras e reduzir a fragmentação, significa que os principais sistemas operativos estão a tentar minimizar alguns dos seus pontos fracos, o que é positivo para todos.
Com cartões micro sd a pontapé, ainda a Apple e outros fabricantes teimam em não meter uma slot micro sd. Os grande lucros mandam mais. Cobrar mais 100€ por mais memoria…
Isso ou permitir dual sim e ter que usar um dos slots para o sd..
A teoria e’ que ja’ nao se usa sd mas para mim continua a ser fundamental, pois apesar de ter muito mais espaco por menos dinheiro tenho sempre tudo disponivel sem estar dependente de internet. Assim cobram a dobrar, espaco no telemovel e na icloud.
multisim não é algo comum nos estados unidos.
eles tem é apenas uma operadora no momento que compram o telemóvel. a maior parte de lá até nem dá para remover o SIM…
Tu é que tens de escolher o qu preferes. O ônus está no comprador.
Bem, O Nextbit Robin faz isso há anos
Quer dizer que vai apagar as apps nativas inuteis? Ou essas vão continuar por lá e só apaga as dos outros?
Querias! 😀 ehehe. também eu queria no android também poder fazer isso 🙁
Não é difícil…
Se não quizeres fazer root, é dificil…
Já dava para apagar as apps nativas. Devias informar-te primeiro 😉
na prática estás a esconder as apps / remover do home screen, porque elas continuam lá – nem sequer libertas espaço
Por acaso até liberta algum espaço pois remove dependências, caches e outros ficheiros!
Depois não hão-de dizer e com razão, que mesmo comprando um iPhone, este nunca será nosso! Eheheh… Cartão de memória volta, estás perdoado!
Isso tem alguma coisa a ver com o artigo? O que é falado é uma opção que a pessoa pode activar para gerir espaço de forma automática.
Ok, vou simplificar para ver se percebes. Esta opção não tem lógica. Não há necessidade desta opção. Não me digas que não sabes que estás a ficar sem espaço no smartphone? Há com cada um…
O que escreves é uma boa demonstração do que é não ter lógica.
1- O teu segundo comentário não explica em nada o teu primeiro comentário, ou seja, não clarifica como é que dar a possibilidade desta funcionalidade leva a que “mesmo comprando um iPhone, este nunca será nosso”?
2- Não sei em que mundo vives mas há tanta coisa que muitas pessoas aproveitam nos sistemas operativos para fazer automaticamente o que podiam fazer manualmente. Lá porque tu preferes fazer manualmente não quer dizer que outros não queiram este tipo de funcionalidade para não se chatearem com gerir manualmente. Não serás tu a decidir que não tem lógica para essas pessoas.
Não fazes sentido nenhum. Se te derem a opção de motorização ou estofos do carro não tem lógica?
Mas que raio…
So falta instalar apps que a Apple ache que os users poderão gostar. Se não gostarem, depois removem (se não se esquecerem). Assim todos os iPhones se tornam progressivamente mais iguais entre si.
Ler na diagonal dá muito jeito para comentários cómicos…
Falam muito mas leem pouco.o ios ja vai para o 2 uptade de espaço enquanto o android coitado.tem cartoes de memoria mas depois nao e a mesma coisa.hoje em dia 128 gb chega muito bem.se repararem o novo ipad pro ja tem 512 gb
O 1 iphone saiu ha 10 anos a ultima versao 16 gb passados 10 anos ha iphones de 16 e caso para se dizer daqui a 10 anos 256 gb e normal ou nao.e o. Ios tem updates durante 5 a 6 anos o android 2 anos.claro que o desempenho passado 5 anos nao sera o mesmo.
Nem com o Google translator te consigo perceber…
Que e melhor comprar iphone muito caro que dura te muito tempo.
Eu acho que é melhor cada um comprar o que lhe der mais jeito… digo eu!
Mas se queres um “iphone “barato e com pouco espaço tens novo a 250 euros na loja.
hatters entao? andam muito fraquinhos…