Dica: Não tem espaço no seu iPhone? Faça cópias no Google Drive
As boas práticas são sempre bem vindas e hoje é delas que vamos falar. Já fez as cópias de segurança dos seus contactos, da sua agenda e das suas fotografias? Não... não tem espaço no iPhone?
Não há desculpa para não instalar o Google Drive, abrir as definições e usar os 15GB de espaço gratuito para fazer cópias de segurança destes ficheiros. Se não sabe, vamos ensinar.
Já falámos muitas vezes em cópias de segurança e continuaremos a sugerir a todos que as façam. Não queremos também ouvir que não há serviços gratuitos e de confiança onde possamos depositar essas cópias. Isto porque, muitas vezes, os utilizadores não usam os recurso gratuitos que os grandes serviços disponibilizam, como é o caso da Google e do seu Drive.
Mas e não posso fazer para o iCloud?
Pode e deve, pese o facto do iCloud ter a modalidade gratuita apenas com 5GB de armazenamento. Mas, deve sempre ter as cópias do seu iPhone sincronizadas com o iCloud, ainda que, 5Gb não chegue para nada e, por isso, há alternativas complementares.
Assim, hoje vamos deixar um guia prático para o ajudar a fazer as cópias de segurança do seu iPhone no espaço do Google Drive, ferramenta cloud da Google e que é totalmente gratuita.
Faça cópias de segurança no Google Drive
Passo 1 - Instale a app Google Drive
Se não a tem instalada não perca mais tempo. Muito provavelmente já tem conta no Gmail e não está a tirar qualquer proveito disso. Além de instalar esta app que servirá de cliente cloud para o serviço da Google, ainda irá beneficiar de várias ferramentas de backup, como por exemplo o Google Fotos, que já falámos há uns tempos.
Homepage: Google Drive
Preço: Gratuito
Passo 2 - Entrar na opção de cópia de segurança
Abra a aplicação Google Drive no seu iPhone e, no canto superior esquerdo, clique no ícone que parece um hambúrguer. Agora, com o menu aberto, clique na opção Definições.
Passo 3 - Activar cópias de segurança
Agora dentro do menu Definições, poderá verificar que tem vários separadores. Verifique em cada um se está tudo activado. Poderá encontrar a opção de Fotos e vídeos desactivada, contudo, basta ir ao menu anterior, a Fotografias, e desactivar lá a opção Cópia de segurança automática e já poderá activar no menu Fotos e vídeos dentro de Cópias de segurança. Depois poderá ir lá e activar novamente, para ter as suas fotos sempre sincronizadas com o Google Fotos.
Leia ainda: Segurança – Quero vender o meu iPhone, o que devo fazer?
Passo 4 - Iniciar a cópia de segurança
Agora que tem tudo activo está só a faltar clicar no botão INICIAR CÓPIA DE SEGURANÇA. Esta cópia poderá demorar alguns bons minutos, dependendo do que tem dentro do seu smartphone, mas é melhor fazer esta cópia apenas quando estiver ligado a uma rede Wi-Fi.
Agora, mesmo que perca o seu iPhone ou algo de errado apagar os seus contactos, fotografias, vídeos ou os seus calendários, estes estarão salvaguardados no serviço cloud da Google. Se usa este serviço para outros fins, então sugerimos que crie uma conta dedicada para estas cópias. Como uma conta Google é gratuita, pode ter sempre uma só para backups.
Este artigo tem mais de um ano
15gb de espaço gratuito é pouco, devia ser no mínimo 50Gb de espaço gratuito, assim já dava para usar como drive de backup para muitas coisas alem de fotos e pouco mais, pois 15Gb enchem-se num instante nos dias que correm…
15GB para meter as fotos (contactos e calendário ocupa quase nada) não é mau, é verdade que hoje as imagens ocupam muito e se for vídeo das poderosas máquinas a 4K… esgota-se num instante, mas…
Sem dúvida, mas se se tiver em conta que, pelo m nos segundo este artigo, o iCloud só tem 5GB, são sempre mais 10 no Google Drive.
de borla ainda choras?
Tenho um problema:
quando chego ao menu Definições, NÃO tenho a opção Cópia de Segurança, salta de “Fotografias” para “Acerca de”.
Há explicação para isto?
A conta que está activa não é Gmail, deve ser uma conta Google Apps não?
É isso aí! É uma conta Google Apps sim, mas dava jeito a cópia de segurança.
Somos assim mesmo, pobres e mal agradecidos.
quem compra telemoveis tao caros anda a procura de borlas e ainda nao estao satisfeitos??? uauuu
Na verdade photos tem espaco ilimitado, por isso é como um sdcard para fotografias infinito (ou armazenamento de fotos interno infinito no caso de iphones)
Fotos tem espaço ilimitado? Como assim?
Grato.
agradecido pela dica. 🙂
Como não tenho vícios (fumar, beber) pago 1 euro e tenho 50gb no ICloud e não me preocupo com mais nada 🙂
Tenho 1 tera no onedrive e não me chateio mesmo com nada.
Música toda sincronizada no groove, Ipod e Windows 10 Mobile, além de todos os documentos, fotos, etc.
isto parece aquelas dicas tipo “tem sede, beba agua” 😀
óbvio que se não quero certas coisa a ocupar espaço num device , meto-as noutro sitio 😀
“Coloque todos os seus dados à nossa inteira disposição e acabe com a sua privacidade sem preocupações – Google”
Por alguma razão há um lobby para acabar com telemóveis sem bateria removível e micro sd
Como é que eu faço para fazer download de bateria da Google?
Bom dia, uso o Mega, 50G gratuitos. Alguma opinião sobre este serviço?
Parabéns ao Vitor M. pelos bons e úteis artigos. Bom Ano para todos.
Tinha cerca de 5000 fotos no Mega…. desapareceu tudo
Isto também é possível fazer num Android?
Um gajo com um telemóvel de 900€, todo xpto e depois tem que se preocupar com “espaço”. As cloud são muito engraçadas mas penso que seja necessário internet para acederes à música por exemplo, eu também uso nuvens como backup mas felizmente o meu telemóvel tem slot para sd e nos sd é onde eu tenho a minha música ( sempre acessivel em todo o lado ) , fotos, os meus jogos e apps.
Para backup de fotos e videos uso o flickr tem 1TB gratuito, para ficheiros do office uso o onedrive dá para editar online e tudo fica sincronizado para o resto uso o icloud para a copia de segurança e email. De resto tenho um 6s de 128GB metade do espaço tem musica, porque só tenho 200mb de dados(raios da fidelização).
No google photos tem uma opção de espaço ilimitado ! Ilimitado deve chegar!
Para o Chuck Norris não chega, que ele já contou até ao infinito duas vezes .
Acho que quem compra um smartphone de 700€+, não se importará de pagar 99 centimos por mês para fazer o upgrade do icloud para 50gb de espaço. E assim evita-se guardar (tantos) dados pessoais junto da Google, que tem uma política de privacidade relaxada, no mínimo. Também há vantagens a nível da integração com o iOS em manter os backups no iCloud, mas isso é menos relevante.
A dica é boa do ponto de vista prático por ser grátis, mas há um preço escondido a pagar para quem valoriza a privacidade que não pode ser ignorado.
Isto também é possível fazer num Android?
Quando tiro fotos, estas vão diretamente para o iCloud (50gb). Contudo, se eu remover fotos ou vídeos em qualquer dispositivo Apple, também é removido do próprio iCloud. Sempre achei isso um bug. Uso google drive ilimitado da Universidade do Porto para fazer esses backups.
Deboo 100 GB gratuitos