Como usar o iPhone para saber onde estacionou o seu carro
As empresas começam a tirar proveito das tecnologias que o rodeiam para interagir com a sua vida. Por exemplo, se tem o iPhone sincronizado com o sistema de som do seu carro, então pode configurar o seu iPhone para este lembrar exatamente onde estacionou a viatura.
Este truque é simples mas pode fazer muito jeito, para isso vamos ver que aplicações usar.
A primeira pergunta que vejo no ar é se funciona nos centros comerciais onde perde o carro com mais frequência! Pois, de facto ainda não está nesse nível de pormenor, mas um dia, quem sabe, havemos de chegar lá.
O que trazemos hoje é mesmo tirar proveito das tecnologias que usa no carro e no iPhone para que quando se afastar do seu carro e ter o Siri a anotar a sua localização. O serviço da Apple recorre ao Bluetooth compatível do sistema de som da viatura e faz a "magia" sem de forma automática.
Como funciona o Mostrar local de estacionamento
Mostrar a localização onde o carro está estacionado é um processo curioso. O iPhone e o sistema operativo, que estão sincronizados por bluetooth ao seu carro, gravam a localização GPS de quando de desliga o iPhone do bluetooth do carro. Essa posição GPS é marcada no Mapa. Mais tarde, quando quer voltar à viatura e não sabe onde a deixou somente necessita abrir a app Mapas da Apple e selecionar a opção Carro estacionado. Agora siga o trajeto.
Como configurar o seu iPhone para se lembrar onde estacionou
Para já vá a Definições > Mapas e lá dentro veja se está ativa a opção Mostrar local de estacionamento. Esta é uma importante função que irá permitir ver no mapa o local de estacionamento do seu carro, quando o estacionar, e que seja possível detetar a sua localização.
Pode ligar o seu dispositivo iOS ao sistema multimédia de um automóvel compatível através de Bluetooth, de um cabo USB ou do CarPlay. Caso não consiga emparelhar o dispositivo iOS com o sistema multimédia do automóvel ou não esteja a ser reproduzido áudio, siga estes passo que a Apple disponibiliza aqui.
Como encontrar o seu carro estacionado com Mapas no iPhone
Agora que horas depois quer voltar ao carro mas das muitas ruas não faz ideia onde o estacionou, é altura que recorrer ao seu iPhone. Para isso basta abrir a app Mapas, tocar o campo de pesquisa e a lista de sugestões já inclui o carro estacionado como uma opção.
Agora apenas necessita que o Mapas lhe dê a rota para o local e escolha a opção a A pé, se estiver perto claro, se vir que está mesmo longe, apanhe um taxi ou venha de transportes públicos, que também poderão estar disponíveis na app Mapas como forma de se locomover até ao destino.
Usar o local da viatura de forma manual via 3D Touch
Recorrendo então às tecnologias disponíveis, no seu carro o e no seu iPhone a tecnologia 3D Touch, então pode marcar o seu seu ponto de estacionamento.
Sobre o ícone Mapas, no ambiente de trabalho do iPhone, pressione com um pouco de forma o ecrã. Aparecerão então as opções 3D Touch dessa aplicação. Pode desta forma usar a opção Marcar a minha localização. Sim claro, tem razão, agora não é necessário o iPhone sincronizar-se com o bluetooth do carro, o que quer dizer que pode marcar a localização até da sua bicicleta ou de qualquer outra coisa que entenda ser necessário guardar o posicionamento. Depois o processo de seguir é o mesmo.
Tem Android? Saiba como fazer no Google Maps com a primeira dica:
Este artigo tem mais de um ano
Nos centro comerciais tiro uma foto ao número do piso e lugar e está feito
Sim, o trabalho…
isto não tem ja no maps ?
Sim, o Google Maps já tem essa função à alguns anos.
E no Apple Maps também já existe HÁ alguns anos
Recordo-me que no here maps guardava a localização automaticamente, e se o GPS ainda estivesse liga do ao sair pedia pra adicionarmos uma nota ou tirar foto ao local de estacionamento. Isto num SO morto que não tem nada de interesse
Tenho impressão que o Waze já tem essa função de guardar de forma automática a referência do local onde estávamos quando desligamos o programa. Ao ligar de novo indica a onde está o carro.
E ainda dizem que o WIndows Mobile não presta… isto já existia nativamente à meia década.
+1
E quem diz que isto é novo?
No iOS também existe há anos , e noutro artigo já o tinha referido , mas o Vitor volta e meia lembra-se 🙂
Abc
Claro que já existe há anos, mas muitas pessoas desconhecem. E muitas outras funções irei trazer porque, embora existam há anos, são importantes dar a conhecer para ajudar quem desconhece e necessita delas. Deixem lá o clubismo 😉
Nem é novo no Apple maps. Já existe à anos.
Sim já existe HÁ anos sim, mas é sempre bom relembrar como se faz, visto que são tantas novidades e tantas funcionalidades 😉