Huawei continua a alargar a sua vantagem sobre a Apple e eclipsa a Samsung na China
O maior mercado mundial de smartphones reside na China. Aí, nenhuma fabricante supera a Huawei com os seus smartphones Android, nem mesmo a Samsung, líder global. Agora, ao cruzar os dados de várias agências de análise de mercado vemos um padrão consistente. A sua vantagem sobre a Apple é cada vez maior e a Samsung é praticamente insignificante neste mercado.
Graças aos dados das agências Canalys, Counterpoint e IDC, todos eles incidindo sobre este mercado, temos agora uma noção plena sobre o desempenho da Huawei. A marca prova que apesar da controvérsia nos Estados Unidos da América o seu sucesso deve-se mais fatores além do puro patriotismo.
Tal como denota o portal TheVerge, sustentando-se no relato do Financial Times, toda a controvérsia em torno da Huawei tem, afinal de contas, ajudado a marca a crescer. Algo que se torna evidente nos relatórios das agências de análise de mercado supracitadas.
A China prefere os smartphones da Huawei
Referindo-se ao caso concreto da China, a marca usufruiu de um pico de popularidade. Aqui sim, graças ao espírito patriótico dos seus cidadão, a procura pela Huawei nunca foi tão pronunciada. O Times aponta ainda um crescimento de 33% nas intenções de compra de um smartphone Huawei.
Enquanto isso, as ofertas das rivais Apple e Samsung têm sido preteridas. A mesma fonte aponta ainda que a detenção de Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, tornou a marca num ícone. Para uma boa parte dos consumidores, o ato de desafio acabou por unir a China em torno da fabricante de smartphones.
Este sentimento patriótico ajudou a marca a crescer durante todo o ano de 2018. Contudo, não é um fenómeno exclusivo da China e muito menos do mercado de smartphones. Entre nós, certamente existirá uma boa percentagem de consumidores que, por exemplo, preferirá um par de sapatos feitos em Portugal. Ou um carro de proveniência alemã como exemplo paradigmático.
Os norte-americanos preferem os smartphones da Apple
Pela mesma razão, os consumidores norte-americanos tendem a preferir os smartphones da Apple, ainda que os mesmos sejam construídos na China. Aliás, torna-se difícil encontrar uma fabricante de smartphones cujos equipamentos não sejam produzidos nesse país, pelo menos em parte.
Ainda assim, o sucesso da fabricante chinesa não se deve apenas à súbita onda patriótica. Esta fabricante tem crescido consistentemente nos últimos anos, ao ponto de ultrapassar as demais fabricantes, incluindo aqui a Samsung que já chegou a liderar o mercado de smartphones na China.
Aliás, a Huawei colocou um ponto final ao duelo entre a Samsung e a Apple pela liderança do mercado global no último mês de julho. A partir de então, o duelo passaria a disputar-se entre a tecnológica sul-coreana e a sua rival chinesa. A tendência manteve-se deste então.
A Samsung e Apple vêm a sua posição enfraquecida na China
No seu mercado natal, a Huawei tem crescido muito às custas da Apple, Xiaomi, Samsung e demais concorrentes. Os consumidores têm-se unido em torno desta marca e adotaram as suas ofertas com uma boa relação preço / qualidade.
Aliás, as marcas não sediadas na China têm enfrentada um mercado cada vez mais nacionalista. Algo que tem afetado não só a Samsung bem como a Apple. A fabricante sul-coreana reconheceu esta tendência num dos seus últimos relatórios fiscais. A Apple, através das declarações de Tim Cook, também.
Acima, os dados da Counterpoint mostra-nos o estado deplorável da Samsung no mercado de smartphones na China. Com cerca de 1% de quota de mercado em 2018, a fabricante sul-coreana caiu 67% face à sua posição em 2017. Por sua vez, a Apple manteve os seus 10% de quota de mercado, ainda que o seu volume de vendas tenha caído cerca de 12%.
Ainda assim, nem tudo é perfeito para a Huawei
Apesar da sua liderança incontestável na China, existem ainda vários desafios para esta marca. Começando pelo reconhecimento da marca, sobretudo nos estratos superiores da sociedade e, consequentemente do mercado. A reputação da Huawei enquanto marca de luxo não está ao nível da Apple.
Ainda que o seu volume de vendas seja magnânimo, estes números são o resultado dos esforços conjuntos com a sua submarca, Honor. Assim, a fatia de leão das suas vendas é oriunda dos smartphones de gama média. Aqui para além das ofertas mais económicas.
A fabricante precisa agora de se impor também como marca de luxo. Isto caso queira rivalizar, ponto a ponto, com as ofertas de topo na Samsung, bem como da Apple. A seu favor, a fabricante chinesa tem vários anos de experiência e um mercado bastante fiel.
Posto isto, em 2019 contamos com novas ofertas de luxo. Smartphones que integrarão a gama P30, já para não falar do promissor smartphone dobrável desta empresa. Tudo isto ajudará esta marca a afirmar-se não só como a maior vendedora de smartphones, mas também como marca premium.
Entretanto, a Huawei continua empenhada em ultrapassar a Samsung até ao final de 2020. Na sua opinião, poderá o ano de 2019 ser ainda mais positivo para esta marca? E, conseguirá esta alcançar o seu ambicioso objetivo até ao final do próximo ano?
Este artigo tem mais de um ano
A Samsung desde que houve o escandalo com o vice presidente basicamente ‘acabou’ na China. A Apple foi aquela moda inicial enquanto a oferta chinesa ainda era de pouca qualidade mas agora começa a desaparecer também.
O povo chines começou a optar e bem pelos produtos ‘da casa’. Como se ve pelo top de vendas é tudo marcas chinesas. Algo perfeitamente normal num país que pouco gosta de depender ou dar dinheiro aos outros e gosta muito de consumir o que é seu. Em parte devia ser o que cada país ou região deveria preferir, ou seja o que é seu e dar lucro e trabalho aos seus e não a outros países.
Com isto a Huawei ganha claramente este mercado mas vai chegar a altura em que já o domina tanto que não vai ter por onde crescer muito mais. Vai ser giro o duelo Samsung Huawei dado que a Samsung continua como nr1, já sem contar com o mercado que a Huawei conquistou (China). No entanto e não havendo mais nenhum mercado onde a Huawei consiga fazer um boom de vendas e ofuscar a concorrência, e com os casos que andam a aparecer ou até o marketing demasiado promissor para produtos que na verdade não são na prática o que pareciam ser, poderá demorar a chegar a nº1 ou nem chegar dado que no ultimo trimeste de 2018 já perdeu quota de mercado de vendas para a concorrência
Explica,com dados confiáveis,em que mercados a Huawei perdeu cota de mercado para a concorrência no último trimestre de 2018. Nem sempre os nossos desejos correspondem à realidade…
Ainda bem que só a china prefere telemóveis da “Spywei”, eles lá é que gostam do controlo.
Até foram eles que tiverem uma enorme quebra de privacidade com o facetime onde se podia ouvir e ver tudo sem o outro permitir… Esteja calado em vez de vomitar coisas sem nexo… Todo smartphone huawei pode ser quase por inteiro verificado atravez de root (que a marca permite se lhe pedirem) ao contrário dos produtos da maça.
“Todo smartphone huawei pode ser quase por inteiro verificado atravez de root”
Vês como quando queres até sabes, falta o quase!
Há muitas razões para não se confiar na “Spywei” mas se quiseres saber quais pesquisa tu.
“(que a marca permite se lhe pedirem)”
É o mesmo se eu instalar câmaras na parede da minha casa viradas para a tua, então eu digo “juro que não estou a gravar, se quiseres podes vir cá ver” e desligo as câmaras quando quiseres ir lá ver…tchanan
Se a Huawei espia então também a Apple e a Samsung espiam e todo o resto te espia. Não vás na conversa dos americanos pois eles só estão a tentar proteger a Apple.
Spywei? Qual empresa não nos espiona atualmente? Google, Facebook, Microsoft, Apple… O controle sempre foi dos americanos e nisso eles não sabem perder e nem querem. E jogam sujo com isso. Essa desculpa de espionagem é conversa fiada pra não perderem sua hegemonia pelo mundo. Estão descobrindo que a China é uma rival à altura e estão morrendo de medo.
Oh sim, só porque a america espia, entao já é aceitável a china espiar.
Nunca é bom haver uma empresa com controlo dos equipamentos de redes e segurança ou software e com ligação a um país que todos sabem o que é. E só não vê quem não quer.
Depois do Iraque, quando os EUA acusarem alguém, vou precisar de provas.
Off-topis: Dizer hifen 5 vezes faz crashar interface do iPhone
Eu troquei a Samsung pela Huawei a 4 meses isto em smartphone, e gostei tanto que 2 meses depois de ter o smartphone troquei também o tablet Samsung por Huawei e estou muito satisfeito… Espionagem existe por parte de todas as marcas, e grande parte das apps portanto isso é relativo, acho que é mais o alarido exagerado que os factos em si! Até porque a China teria e têm um interesse enorme em espionar um comum cidadão do mundo.
São telefones tão bons que o da minha namorada foi 4 vezes para reparação em 2 anos sempre pelos mesmos motivos.
Huawei P9, quando se tirava uma fotografia o telefone desligava-se e depois dizia que tinha 1 % de bateria…
No início do ano o telefone não estava na garantia e voltou outra vez a fazer o mesmo e a marca não queria reparar (as reparações tem garantia).
Compreendo, e é normal a insatisfação!
Mas deixa-me que te diga que esse tipo de problemas se estende a todas as marcas e não só a Huawei, então a Apple nem comento o discaramento, a Samsung também têm esse tipo de problemas e já deves ter visto malta a queixar-se por aqui são coisas que não deviam acontecer em marca nenhuma, mas acontecem em todas…
Felizmente sempre tive sorte com todos os meus telemovéis mais antigos, e smartphones mais recentemente, e o conhecimento que tenho desses stresses é por amigos e familiares, alguns deles estava com as pessoas e fiquei surpreendido até mas infelizmente acontece, e a tua namorada teve azar, tenho uma amiga que teve um P9 e espetáculo ainda hoje o têm como 2° telemovél e nunca deu problemas!
É como tudo as vezes somos surpreendidos, somos bem atendidos e ficamos satisfeitos… outras não correm bem.
Para mim é a melhor marca do mercado actualmente
Ah ah ah! Gostei muito do luxo . Então maçã corresponde a luxo! Grande luxo. Mas em tudo o resto lá se foi o luxo ou moda. E em vez de tecnologicamente se tentarem igualar, atiram com espionagem. Deixa me rir. Então quem foi que espionou o telefone da Merkel?
Boa tarde. Precisava de uma grande ajuda. Como desativo o modo always on no huawei p20 lite miui 8? Muito obrigado