Facebook usa VPN Onavo para recolher dados dos utilizadores
Embora tenha começado como uma rede social, o Facebook tem alargado a sua área de influência nos últimos anos com a compra de várias empresas, como é exemplo o VPN Onavo.
Nos últimos tempos descobriu-se que o Facebook está a utilizar esta aplicação para recolher dados dos utilizadores e saber que sites e aplicações é que estes mais usam.
Quando falamos em Facebook, por vezes fica a ideia de que falamos apenas na rede social. No entanto, o Facebook não se resume apenas a isso, tendo no seu portefólio várias outras empresas onde se destaca o Instagram e o Whatsapp.
Em 2013, o Facebook comprou o Onavo, uma empresa israelita especialista em compressão e estatística de dados móveis, sendo proprietária da Onavo Protect, uma aplicação de VPN que protege os dados do utilizador, permite estabelecer limites de dados e faz a monitorização do consumo de dados das aplicações.
Com a passagem para as mãos do Facebook, a aplicação que conta já com 24 milhões de downloads só no universo Android, passou a armazenar as informações nos servidores do Facebook, fazendo com que cada aplicação utilizada ou website visitado pelo utilizador do Onavo Protect irá ficar registado nos servidores da gigante tecnológica. Com estes dados, o Facebook consegue saber quando uma aplicação foi utilizada ou um website visitado, qual a frequência, além de saber detalhes demográficos dos utilizadores.
Segundo declarações de Ashkan Soltani, ex-CTO da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, o Facebook em vez de usar os dados para fins publicitários, está a usá-los como vantagem competitiva em relação aos concorrentes, conseguindo saber quais as tendências de utilização dos seus utilizadores.
Da parte do Facebook, um porta-voz referiu que o modo como a informação recolhida no Onavo é utilizada está bastante clara, além de já ser hábito das empresas usarem os seus dados para estudos de mercado. Na política de privacidade, é referido que a informação pode ser partilhada com empresas afiliadas, como é o caso do Facebook.
Segundo o que se sabe, a aplicação Onavo teve um papel importante na decisão de aquisição do Whatsapp, além de ter ajudado a definir a estratégia contra o Snapchat.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo as pessoas , não entendo o pq elas gostam tanto desse facelix0.
Nos settings do Facebook existe uma função que “não deixa” os dados serem partilhados… está bem escondida e de forma confusa, mas está lá….
Como se chega lá?
e vcs acham que é so nesse app, desde o momento do login por web browser, ou app deles no android, ele aciona mais 6 apps da corja facebook e envia toda info de seus dados, comunidades vistas, salvos, e etc.
facebook é um cancer!
Para ser sincero eu já nem me importo com nada disto.A nossa vida está tão exposta online que já nada me espanta,a falar a sério. 🙂
Acho que devia deixar a porta de sua casa aberta, também. Privacidade? Que é isso, essa coisa banal chamada direitos humanos.
Boa noite
Preciso da vossa ajuda
Fiz recentemente a compra de um P10.
Tenho o telemóvel à 6 dias.
Tenho notado que o telemóvel aquece demasiado.
Quando está quente incomoda o calor nas mãos.
Instalei uma App para verificar a temperatura.
Ao fazer a simples gravação de um vídeo de uns dois minutos a temperatura dispara para 50 graus.
Ao visualizar um vídeo no YouTube de uns
6 minutos a temperatura chega aos 45 graus num instante.
Este aquecimento é normal?
Debra estar a gravar videos em 4k se este tiver. Vai naos opções advanced settings e depois bateria e la escolhe o modo smart e nao performance pois performance vai ter o cpu sempre no max
Pois agora compreendo, especula-se que o sr Mark esteja a preparar-se para concorrer as eleicoes Americanas.
Mass surveilance como fez o fabuloso, magnifico e nobel da paz: ….. Obama!!! O sr Mark ainda ira ser melhor pois ja conhece o esquema no sector privado.
Sera conhecido como white Obama, yes we can, mass surveillant all you!
É mais uma… Quem quer dominar o mundo tem de o fazer de todas as maneiras possíveis…
Eu cá já suspeitava, o Facebook até espia as mensagens privadas. E depois falam em privacidade, e eles, ah e tal, e eu, ah e tal nada, e quando vejo que há por aí palhaços abelhudos, por trás de uma rede social a querer saber da vida privada das pessoas, vêem, vêem, vêem, vêem as cenas privadas, e eu não os vejo a fazer mais nada. Ah fico chateado, com certeza que eu fico chateado. Ah!