EventBot: Trojan bancário para Android rouba dados do Revolut e PayPal
Com quase todo o mundo em isolamento social, sendo que muitos em debilidade psicológica, os piratas informáticos têm aproveitado o momento para fazer estragos.
Mais uma vez o alvo são os utilizadores do Android e, segundo as informações, este novo trojan bancário consegue roubar dados do Revolut, PayPal e TransferWise.
Há uma nova ameaça para quem tem dispositivos Android. Chama-se EventBot e é o novo trojan bancário capaz de roubar dados de vários serviços bancários. De acordo com a equipa de investigadores Cybereason Nocturnus, este trojan pode roubar dados de cerca de 200 aplicações financeiras.
Destaque para serviços como o Paypal Business, Revolut, Barclays, UniCredit, CapitalOne UK, HSBC UK, Santander UK, TransferWise, Coinbase, paysafecard, e muitos outros.
O EventBot é um trojan particularmente interessante porque está ainda numa fase inicial. Esse novo malware tem um potencial enorme, podendo-se tornar o próximo grande malware para dispositivos móveis, pois está em constantes melhorias.
Depois de instalado (via app) - por um utilizador descuidado ou por uma pessoa mal-intencionada com acesso físico ao telefone da vítima - o malware obtém silenciosamente dados sensíveis dos principais serviços físicos.
De salientar que, com acesso remoto ao equipamento, além das passwords dos serviços os hackers conseguem também obter o código usado nas autenticações a dois fatores o que é crítico. Este trojan funciona ainda como um keylogger, registando tudo o que os utilizadores escrevem. Pode ainda ler notificações de outras apps, para saber o que a vítima
Este artigo tem mais de um ano
É caso para dizer o que virá a seguir
dessas todas uso algumas, mas nenhum tem valores que cheguem para meter 1L de gasóleo no nosso país
só carrego quando preciso…
O problema é que passar destas a qualquer app de homebanking, incluindo MBWay e outras, é um pequeno salto, uma vez instalado…
sim aí a coisa é pior.. o MB way ja é mais problemático no nosso país
E como faço para instalar isso?
Não precisas, já tens instalado!
Porque dizes isso?
E diziam muitos “Ai que com o Revolut não há problema,com o Revolut não acontece nada,que o Revolut é isto e aquilo.” Tá bem,melga !! 😐
Desde que haja uma porta e uma fechadura há sempre maneira de abrir a fechadura ou estroncar a porta, nenhuma empresa ou tecnologia pode garantir 100% de segurança. As que garantiram falharam sempre, podes é ter uma porta mais forte e uma fechadura melhor e mais complexa, é o que estas empresas são obrigadas por lei a ter, os riscos são mínimos nestes casos e há muita monitorização humana e não humana, mas claro, numa situação que o utilizador instala software que toma conta da máquina já nada está seguro e aí a responsabilidade já não pode cair sobre o banco. Tal como alguém sabotar os travões do carro e depois do carro ir contra a parede, responsabilizar a marca.
Bom comentário
É impressão minha ou a notícia acaba abruptamente?