PplWare Mobile

Esqueça a resolução 4K! Samsung já trabalha nos 11K

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno M. says:

    Contando com o facto de que a resolução máxima que a visão humana alcança é próxima de 576 megapixels portanto é normal a tecnologia continue a aumentar e que se tente chegar cada vez mais longe. O que hoje parece exagerado amanhã será obsoleto.

    • S. Pedro says:

      Podes ter razão em relação a isso de a nossa visão só ver a 576 Megapixels, mas lembra-te que quanto melhor for a qualidade, mais zoom poderá ser feito e menos pixelizado ficará, isso muitas vezes pode dar jeito.

    • rmcrys says:

      Não existe tal coisa como “megapixel” nos olhos porque a “resolução” depende da distância.

      A 3 ou 4 metros de distância uma tv <50" 4k ou 1080p é igual (considerando que a tv a nível de geração do painel e processamento são idênticas).

      Os "megapixel" dependem da área Vs. distancia a que é vista.

    • int3 says:

      Densidade dos pixeis é que conta. Podes ter 4k num ecrã e esse ecrã ser de dimensões gigantes e conseguires notar os pixeis.
      Neste caso num ecrã pequeno é simplesmente absurdo o 4k. Alias, é absurdo 1080p para cima porque não se nota a diferença e só gasta recursos e por fim bateria.

      • Mota says:

        +1 int3

        Concordo inteiramente. Contudo acho bem pela ideia do “zoom” mas com as atuais capacidades que as baterias oferecem.. parece ser um problema.

    • Joao Sousa says:

      De um ponto de vista fisiológico e médico, também que a resolução da visão humana é de 576 mexapixeis é um mito urbano. Nada mais, nada menos. Um olho nada trabalha de maneira semelhante aos sensores das cameras fotográficas digitais.
      É composto por uma zona central a fovea com alta quantidade de cones (integração de cor e discernimento optico) e pouca de bastonetes, que ficam mais relegados para campos periféricos do olho. Bastonetes esses que nos permitem ver melhor no escuro. Melhor sensibilidade luminosa, mas pior discernimento de cor e espaço.

      Como tal, e se de facto se fosse fazer ver pela área util do olho para a nossa visão focada e central. Para ser equivalente, e note, não o é de todo, mas seria qualquer coisa como 9 megapixeis. (devido ao numero de cones e as suas integrações neuronais). Portanto não há ca nada disto de o olho humano ter 576 mpxs.

  2. Simão says:

    Mandem vir GPU’S para aguentar com isto… xD

  3. Christian Nogueira de Faria says:

    E mal segura 0.5K!

  4. José Gomes says:

    Com às soluções atuais de bateria, isto será bom para transformar os smartphones em pcs fixos (sempre ligados à corrente)….

    • 123gdvbnn says:

      tas a falar de coisas que vao sair em 2018 com as baterias de 2015 , nao faz muito sentido :p
      embora pessoalmente nao acredite que as baterias vão evoluir assim tanto nos proximos anos, mas posso estar enganado.

      • Joaquim Pedro says:

        Baterias? Problema resolvido: ligam-se directamente a um powerbank de 20.000 mAh… (e já existem, tenho um da Xiaomi de 16.000 mAh))

  5. ultraLord says:

    Há que evoluir, mas penso que será como as TVs 3D. Muito alarido, mas poucas vendas. Deveriam de se centrar noutros aspetos mais relevantes num telemóvel, como por exemplo, segurança, baterias…

  6. Miguel says:

    O 4K foi a apple que inventou e o 12K 😀

  7. Asdrubal says:

    Haja processamento e memória.

  8. Alexandre Leonardo says:

    “De acordo com um estudo realizado pela DisplayMate Technologies, o olho humano apenas consegue distinguir até uma resolução de 477ppi a uma distância de 30cm. No caso do objecto estar a 20 cm, o olho humano poderá distinguir até 716 ppi.”

    Seja Apple, Samsung ou BMW…. Se não faz diferença aos nossos olhos qual é o objectivo mesmo?????????

  9. Johnny says:

    Penso que será mais marketing que outra coisa. Ter uma resoluçao de 4k numa televisao é uma coisa, agora num pequeno ecra é outra. E com os 11k passa-se o mesmo …
    E depois há a questão das baterias, que parece ser esquecido. Têm tentado evoluir os smartphones em ecra, memoria, etc, mas as baterias parece que estagnaram. E depois admiram-se que só duram 1 dia ….

    • rmcrys says:

      A necessidade de um aumento da densidade de pixeis vem dos casos em que metade dos pixeis são necessários para tarefas diferentes, exemplo viseiras 3D em que cada olho necessita de metade dos pixeis, e ao estar terrivelmente perto a densidade tem que ser muito alta. Se tiveres um ecrã que presume de 3D com 2x 4k, não te fica muito longe dos 11k.

  10. João Branco says:

    Qual foi a parte que ninguém viu que pode estar relacionado com o 3D? Possivelmente alguma forma de ter 3D sem oculos nos equipamentos. Se interessa? Epah a mim não… Mas também não sou contra a evolução tecnológica… O que para mim é inútil para outro pode ser essencial… Mas cada vez mais as pessoas só olham para si próprias e tudo o k nao interessa… Nao presta… É inútil e desperdício… E em relação às baterias… A Samsung já está a trabalhar em baterias de grafeno

  11. Peter says:

    Desculpem lá mas o que é “ppi” ? se querem expressar pixeis por polegada em português fazia mais sentido ser abreviado como (ppp) ou então em inglês como dots per inch (dpi). Mas ppi não parece fazer sentido.

    • JD says:

      pixels per inch ? Onde é que não faz sentido? Faz menos sentido dots per inch..

    • Vlad says:

      Regra geral o símbolo das unidades não são traduzidas conforme a língua que falamos (tens o exemplo do quilometro que o prefixo é um k). DPI e PPI são duas coisas distintas. Em todos os países que usem o sistema imperial, quando se refere a monitores fala-se em PPIs e não DPIs, isto porque o monitor não é formado por pontos mas sim por pixeis. DPI é usado maioritariamente pela industria da impressão (uma impressora imprime pontos, e não pixeis).

      • JBM says:

        convém não misturar unidades convencionadas por organismos plurinacionais com siglas que se tornaram aceites por força de hábito e força da língua inglesa no mundo das tecnologias.

  12. David says:

    Sony nao sei se leste, mas a samsung tambem esta a melhorar as suas baterias ja

  13. Benchmark do iPhone 6 says:

    “Esqueçam os fracos resultados do último trimestre – A Samsung já trabalha nos 11K” 😉

  14. Ricardo says:

    11k? É ligar o telemóvel constantemente ligado ao carregador.

  15. Inteligente says:

    Continuem a gastar o vosso dinheirinho todo nessas coisas que eles agradecem!

  16. rand says:

    Bateria e GPU para aguentar com isso estão onde?

  17. Helder Pereira says:

    Eu ainda estou no LCD. Isto chega a ser ridículo lol

  18. zé monta nelas says:

    tantos K’s n sei pra k… onde é k tem fontes (imagens, videos) desse tamanho ou resolução?

  19. Rui says:

    Se investissem em baterias que aguentassem 3+ dias por muito tempo, é que era.
    A do meu OPO no inicio durava 3 dias com utilização moderada, agora vai durando 8 a 12 horas :'(

  20. João Pereira says:

    A apple inventou o 5k, alguém se lembrou que o olho humano tem limitações?? Não, ficou tudo wow, é isto mesmo.. é isto o futuro, a samsung mete-se nos 11k, ah e tal, é muito.. não é necessário, o olho humano X, o olho humano Y, mas se fosse a apple, such power, much resolution.. this is it!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.