A receber chamadas anónimas incomodativas? Eis o que deve fazer para se defender
Apesar de não serem criados para isso, os smartphones dão aos seus utilizadores algum anonimato, em especial os números não registados. Sem uma morada ou uma origem identificada, torna-se simples fazer chamadas incomodativas a partir de números anónimos. Existe uma forma de se defender, e vamos explicar como.
Quando recebe chamadas telefónicas de números privados, não identificados, que são incomodativas devido ao seu carácter repetitivo, ameaçador, calunioso ou fora de horas, desconhecendo quem faz essas chamadas, tem um mecanismo legal ao seu dispor que pode usar para resolver a situação.
O assinante ou utilizador do telefone pode solicitar a anulação da confidencialidade da linha chamadora, por um período de 30 dias, quando essas chamadas sejam perturbadoras da paz familiar ou da intimidade da vida privada (conforme artigo 10.º, n.º 1, da Lei 41/2004).
O pedido deverá ser feito, nos termos da lei, junto da sua operadora telefónica, por escrito e devidamente fundamentado. Após receção do seu pedido, a operadora solicita o parecer da CNPD que é dado no prazo aproximado de 15 dias.
Mais informações sobre a forma como tal procedimento é operacionalizado constam do artigo 10.º dessa mesma lei. Se a situação ainda assim não ficar resolvida, a vítima poderá apresentar queixa-crime junto de autoridade policial ou do Ministério Público.
Estas chamadas não se devem confundir com telefonemas de marketing que, apesar de também poderem ser incomodativas, e eventualmente provenientes de números telefónicos confidenciais, não estão abrangidas por este preceito legal.
Apesar de não ser um processo simples, esta é a garantia que poderá proteger-se caso esteja a receber chamadas incomodativas de números anónimos. Usando os mecanismos legais consegue quebrar o anonimato e depois agir da forma correta e necessária para estas chamadas deixarem de existir.
Este artigo tem mais de um ano
O meu smartphone já tem nativamente opção para bloquear essas chamadas, só não ativo porque lá está, há serviços que usam chamada anónima.
Pois é mas às quintas feiras tenho que o desligar se não fico impedido de ser selecionado no concurso ‘Show Me The Money’ da Rádio Comercial
LOL!!!
Tribunais, queixas-crime e afins, são uma morosidade em Portugal. Existem apps que bloqueiam os números que desejarmos.
Bloqueador – Calls Blacklist (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vladlee.easyblacklist&hl=pt_PT&gl=US)
É procurar na Play Store por bloqueadores de chamadas indesejadas e escolher.
Sync.me, devo atender?, Calls Blacklist entre outros, resolvem o problema muito mais rápido e sem tretas de morosidade tão vulgares nos tribunais
Cuidado com esse sync me. Faça uma busca e provavelmente chega à mesma conclusão que eu cheguei. Mudei para o Truecaller e se bem que todos os telemóveis permitam bloquear chamadas de origem nada chega aos calcanhares do nível de configuração do Truecaller.
Tanta me$£%a para uma coisa tão simples…. Até dá vontade de rir. Burocracias, burocracias, burocracias, meu deus, que país este…..
Pode ser levantado o anônimato mas caso o número em si pertencer aqueles serviços que não necessita de dados nenhum do cliente ficas na mesma, quer dizer podes ficar a conhecer o número,ok mas só isso, nunca vais saber a quem pertence e com isso nunca vais conseguir prosseguir com o resto dos mecânicos legais caso haja necessidade.
Ah ah ah… 15 dias para enviar à Autoridade e depois esta responde quando?
Ou seja uns bons 30 dias pendurado…
Burocracias é o que é…
Tanta confusão?
Se recebo uma chamada incomodativa
Bloqueio directamente.
É tão fácil.
as soluções simples encalham sempre no rochedo da burocracia