Chegou o iOS 13.5! Há uma novidade para quem usa máscara
Chegou mais uma atualização daquele que é considerado um dos sistemas operativos mais estáveis do mundo, o iOS! Esta nova versão traz muitas e interessantes novidades.
O iOS 13.5 acelera o acesso ao campo de código em dispositivos com Face ID quando o utilizador tem uma máscara facial. Introduz a API de notificações de exposição para suporte das aplicações de rastreio de contactos da COVID-19 desenvolvidas pelas autoridades de saúde pública. Mas há mais novidades!
Esta atualização introduz também uma opção para controlar o realce automático dos mosaicos de vídeo em chamadas FaceTime de grupo e inclui correções de erros e outras melhorias. Além das novidades já referidas, destaque para as seguintes melhorias/novas funcionalidades:
Face ID e código
- Processo de desbloqueio simplificado para dispositivos com Face ID quando o utilizador tem uma máscara facial.
- O campo de código é apresentado automaticamente ao passar com o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã de bloqueio quando o utilizador tem uma máscara facial.
- Também funciona para efetuar a autenticação na App Store, Apple Books, Apple Pay, iTunes e noutras aplicações que suportam o início de sessão com Face ID.
Notificações de exposição
- API de notificações de exposição para suporte das aplicações de rastreio de contactos da COVID-19 desenvolvidas pelas autoridades de saúde pública.
FaceTime
- Opção que permite controlar o realce automático em chamadas FaceTime de grupo, para evitar que os mosaicos de vídeo mudem de tamanho quando um participante fala.
Esta atualização também inclui correções de erros e outras melhorias.
- Resolve um problema que podia provocar a apresentação de um ecrã negro aos utilizadores quando estes tentam reproduzir vídeo em streaming a partir de alguns sites.
- Resolve um problema na folha de partilha que podia impedir o carregamento de sugestões e ações.
- Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.
Como atualizar o seu iPhone/iPad?
Devem ter no mínimo 50% de bateria ou ter o carregador ligado. Pois, caso contrário, não irá ser possível efetuar a atualização. Além disso, sendo esta uma nova versão do iOS, irá demorar um pouco mais que o normal a instalar (entre 10 a 30 minutos).
Para atualizarem devem ir a Definições > Geral > Atualização de software.
Este artigo tem mais de um ano
“Notificações de exposição
API de notificações de exposição para suporte das aplicações de rastreio de contactos da COVID-19 desenvolvidas pelas autoridades de saúde pública.”
Nas definições diz que “Não está disponível na sua região”
O sistema de notificação requer que o sistema de saúde na região tenha um servidor que envie os dados para os aparelhos.
Imagino que ainda não haja um servidor registado para Portugal
iOS 13.5
(…)
“Introduz a API de notificações de exposição para suporte de aplicações de rastreio de contactos da Covid-19 desenvolvidas pelas autoridades de saúde pública”.
A API foi desenvolvida pela Google e pela Apple para a app de contact tracing a desenvolver pela autoridade de saúde pública de cada país (uma por país ou mais no caso, de países com serviços de saúde por estados/regiões) – para Android e iOS.
Sabe-se que a 4 de maio foi disponibilizada a primeira versão da API ás autoridades de saúde pública.
Entretanto não soube de mais nada, nem se o SNS estava a desenvolver a aplicação com base na API (ou tinha contratado terceiros, o que ia dar ao mesmo).
Para usar a aplicação é necessária a correspondente atualização do iOS e do Android. A atualização do iOS é esta. A do Android seria disponibilizada através do Google Play (o que deixava de fora os novos Huawei).
Tanta coisa com o 13.5 e afinal não traz nada de especial…
Espero que agora percebam a importância que deve ser dada ao Face ID. FInger print volta!
Quero fazer a instalação do iOS 15.3 e não consigo !!!