PplWare Mobile

Como um simples certificado deixou milhares de smartphones sem funcionar em 11 países


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

6 Respostas

  1. Vitor says:

    Vão ter de instalar uma “campainha” que toque com alguma antecedência antes de os certificados expirarem…1

  2. rodrigo says:

    conheço bem os problemas que certificados expirados podem causar. Na empresa onde trabalho certificados expirados ja custou milhões em dinheiro perdido!

    • Joao Ptt says:

      Podem sempre utilizar o “Lets Encrypt” que os renova automaticamente se tiver bem instalado e é gratuito, a menos que usem um certificado EV, este deve chegar.

    • DrFrankenDerpen says:

      Eheh engraçado que ainda esta semana tbm tivemos um certificado expirado num datacentre no UK: nenhum user europeu podia aceder aos serviços

  3. ... says:

    O problema foi mais tricky que isso.. sim foi um certificado, pelo menos a versão oficial, mas um certificado hardcoded que ninguém sabia da existência dele por isso não foi o caso de de alguém se esquecer pelo menos pela a parte das operadoras.

  4. Toni da Adega says:

    Não foram milhares, foram milhões. Só no Reino Unido foram cerca de 30 milhões sem acesso a dados. Sem contar os os que indiretamente foram afectados, onde muitos serviços deixaram de funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.