Censura ou proteção? MIUI da Xiaomi passou a marcar o Telegram como app maliciosa
Com a MIUI, a Xiaomi sempre teve uma aposta forte no campo da proteção e na segurança. Esse passo garante aos utilizadores uma camada de isolamento único e que os torna quase invulneráveis. Infelizmente, parece que agora estão a exceder-se, com a MIUI da Xiaomi a marcar o Telegram como app maliciosa.
Há já vários anos que a Xiaomi deu à MIUI a capacidade de avaliar e de bloquear a instalação de apps consideradas maliciosas. Esta é uma medida de segurança que foi bem-vinda, em especial nos cenários em que os utilizadores podem ser mais permissivos.
No entanto, e mesmo sendo uma funcionalidade útil, ao longo dos anos tem sido colocada em causa. A questão é o controlo que pode ser aplicado quer pela Xiaomi, quer por outras entidades e assim limitar o acesso dos utilizadores a app fidedignas e legítimas.
É, aparentemente, isso que acontece agora com o Telegram, com a MIUI a marcar a app como não sendo fidedigna. Os relatos vêm da China, onde os utilizadores se queixam agora de estarem impedidos de usar este serviço nos seus smartphones da Xiaomi, com a MIUI a negar a sua instalação e a removê-la silenciosamente.
Os relatos crescem, vindo de várias fontes e confirmam que efetivamente o Telegram está fora da lista das apps autorizadas. Ao tentar instalar, os utilizadores recebem apenas uma mensagem pouco clara e que revela a causa do bloqueio.
A app não passou na revisão de segurança da Xiaomi. Esta app é fraudulenta e usá-la pode levar a riscos como deduções fraudulentas ou consumo injustificado. Por motivos de segurança, é aconselhável ativar as medidas de segurança para garantir a segurança da app e protegê-lo contra apps arriscadas"
Não se sabe se esta será uma medida permanente ou se é uma decisão do governo local. A verdade é que o Telegram pode ser usado para alterar algumas configurações de rede e assim contornar de alguma censura que exista aplicada.
Este artigo tem mais de um ano
É normal na China estas situações pois a aplicação encripta ponta a ponta e o governo chinês não gosta disso, não consegue ler o que se escreve por lá pois tem das melhores encriptacões actuais.
Censura.
É o que existe mais no actual dia a dia dos utilizadores. Por exemplo, não consigo acesso aos comentários do D,N. (ler e escrever) mas se activar o VPN para abria o D.N. e ter aberto em simultâneo o FB com outro VPN já consigo… Mentes tacanhas do século XXI.
E fez muito bem, o Telegram é um antro autentico sem qualquer controlo, não percebo como ainda há pessoal a usar aquilo…
Tanta palavra para pouco sumo.
Disto isto por alguém que nem sabe o que é na realidade censura, enfim…
Teu nome diz tudo… China a maior ditadura do mundo …
Será que diz??? mais um que acha que sabe o que é ditadura e censura…
aqui esta um comunista!
ele acha que o estado tem de estar mais presente nas nossas vidas e dpois da em guerras e control tipo china! voce ia gostar de estar na alemanha a uns anos atras!
Será que está ? ou tu queres que esteja… mais um que pensa que a terra é plana…
E quem é que controla o que lá se passa? És tu?
Já vi que és daqueles que respeita a opinião dos outros. Desde que coincida com a tua.
Concordo! Segurança a cima de tudo e sem exceções!
na china, é proteger o regime a cima de tudo e sem exceções.
Paranoia Works Encryption Software mensagens em todas as Redes sociais desde que as outras pessoas tenham acesso há Pass continua a Privacidade mais dificultada para os Regimes
Já vi alguém falar que apesar de toda a demonstração de força do governo Chinês para o exterior, parece que aquilo internamente anda mais tremido e a pessoa afirma mesmo que daqui a alguns anos (não especificou quando) o país irá ser dividido em vários países diferentes, um pouco à semelhança da ex-USSR.
O Estado Chinês tem as suas regras, e lá é como nos outros países, se o Estado exige é para fazer e acabou.
Mas fica o alerta, se fazem isso na versão chinesa nada os impede de “amanhã” decidir remover na versão global, é só o Estado chinês o exigir.
É por este tipo de coisas que os EUA e outros países não querem ter as sua infra-estrutura dependente de países que eles consideram potencialmente inimigos… imaginem o que é os chineses decidirem mandar uns códigos via rádio para os seus aparelhos e desactivar tudo no meio de uma guerra onde os chineses fossem parte interessada no resultado final… podia ser bastante danoso. E sim, os outros como os EUA também fazem tudo para as suas empresas ganharem os contratos nos outros países para controlar a infra-estrutura e assim saber como desactivar se for necessário.