ASUS ZenFone 6 é oficial e a OnePlus e Xiaomi que se preparem!
Almejando competir diretamente com o OnePlus 7 e com o Xiaomi Mi 9, a ASUS brindou-nos hoje com um dos smartphones mais irreverentes de 2019. Com efeito, seria em Valência que o ASUS ZenFone 6 veria a luz do dia, surpreendendo tudo e todos com a sua câmara rotativa de 48 MP e ecrã completo de 6,4 polegadas.
Ao mesmo tempo, o seu "coração" é poderoso, ou não fosse o Snapdragon 855 no seu interior!
Ainda que o lançamento tivesse tido algumas fugas de informação, atualmente é quase impossível fugir a todos os olhares indiscretos. No entanto, todas as atenções se viraram para este smartphone assim que a sua câmara girou. Com efeito, esta é a nova implementação da ASUS para um presente sem "notch" no ecrã.
Chegou o ASUS ZenFone 6
A ambição recai primeiramente em competir e quiçá superar o Xiaomi Mi 9, bem como OnePlus 7. Para tal, a fabricante sediada em Taiwan apresentou-nos um smartphone com ecrã completo. Já para o conseguir, a empresa concebeu uma nova implementação para albergar o seu módulo fotográfico.
Assim sendo, temos um ecrã de 6,4'' IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto, 1080 x 2340 píxeis. Ao mesmo tempo, notamos o seu formato panorâmico de 19,5:9, bem como o vidro Gorilla Glass 6 da Corning, de última geração que lhe confere proteção. Apontamos ainda a densidade de 403 píxeis por polegada.
Ainda de acordo com a empresa, temos um ecrã que ocupa 92% da área do painel frontal. De igual modo, salientamos a reprodução de conteúdos DCI-P3 e HDR10. Tudo isto para nos dar uma experiência de visualização melhorada e mais abrangente. Contudo, colocou-se assim o problema de câmara frontal.
Câmaras de 48 e 13 MP no módulo rotativo do ZenFone 6
A solução encontrada pela empresa consistiu em duas câmaras, utilizadas na traseira e na parte frontal de igual modo. Aliás, teremos exatamente a mesma qualidade de imagem em ambos os cenários ou situações. Veja-se que até o seu flash dual-LED está embutido no módulo que gira 180 graus graças a um motor elétrico.
Esta implementação, de acordo com a ASUS, sobrevive a 100 mil repetições do movimento. Portanto, o equivalente a 28 rotações por dia durante os próximos 5 anos. Mais ainda, a empresa incluiu uma panóplia de sensores para detetar se a rotação está a ocorrer dentro de um bolso ou mala, por exemplo.
A câmara dupla e rotativa é efetivamente o seu ponto de destaque. Aliás, trata-se de uma solução equiparável, no espírito inovador, à do OnePlus 7 Pro, e consideravelmente mais audaz que o Xiaomi Mi 9. Contudo, só o tempo nos mostrará como cada uma destas soluções sobrevive aos rigores do dia a dia.
A peculiar câmara do ASUS ZenFone 6
Com efeito, tal como no OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro temos aqui o sensor Sony IMX586 com 48 MP de resolução. Sobre o sensor temos uma lente com abertura focal de f/1,8, bem como uma lente grande angular convencional. Já o segundo sensor, de 13 MP tem uma abertura focal de f/2,4 e lente super grande-angular.
Ao nível da gravação de vídeo temos o Ultra-HD (4K) a 30 ou 60 fps, além do Full-HD a 30, 60 ou 240 fps. A estabilização eletrónica da imagem (EIS) também está incluída, tal como a gravação a 720p HD a 480 fps. O smartphone apresenta ainda altifalantes duplos para proporcionar áudio em estéreo.
A fabricante apresentou ainda um novo Super Night Mode, um modo noturno. De acordo com a própria, os resultados de fotografia noturna são surpreendentes. Aliás, e como seria de esperar, o quesito fotográfico foi um dos pontos mais destacados em toda a apresentação.
O Snapdragon 855, bateria de 5000 mAh e Android "puro"
O ASUS ZenFone 6 é um flagship, um verdadeiro topo de gama. Como tal, em 2019 isto implica a utilização do SoC Snapdragon 855, o mesmo utilizado em alguns Samsung Galaxy S10 e claro, no OnePlus 7, OnePlus 7 Pro, bem como no Xiaomi Mi 9. Em boa verdade a lista de smartphones com este SoC é bastante longa.
Encontramos também 6 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento na versão base. Já a sua versão de topo, apresenta 8 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento. Note-se que em ambos os casos podemos utilizar um cartão de memória microSD para expandir este valor até 2 TB.
Tal como o OnePlus 7, Xiaomi Mi 9, entre outros topos de gama, também o ASUS ZenFone 6 utiliza o Android Pie 9.0. No entanto, a versão aqui utilizada é classificada como "stock" ou pura, ainda que seja aplicada a interface própria, a ZenUI. O dispositivo também tem direito às versões beta do Android Q.
Rival à altura dos OnePlus 7 e Xiaomi Mi 9?
Já para manter tudo isto a funcionar temos uma enorme bateria de 5000 mAh de capacidade. Temos ainda o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais na traseira, além da porta áudio P2, o vulgo jack de 3,5mm na aresta inferior. Aí encontramos também o altifalante e a porta USB do Tipo C.
Construído em vidro e metal, o ASUS ZenFone 6 pega 190 gramas. Já as suas dimensões versam 159,1 x 75,4 x 9,2 mm (altura x largura x espessura). Entre os seus trunfos conta-se também o Bluetooth 5.0, ou mesmo a presença de Radio FM.
Temos também o carregamento rápido a 18 W (Quick Charge 4.0) e o carregamento reversível a 10 W. No entanto, não temos carregamento sem-fios ou qualquer tipo de certificação IP.
O ASUS ZenFone 6 custa 499 € na versão base (6+64 GB) e 599 € na versão de topo (8 + 128 GB). Ambas as versões já estão a chegar aos mercados, com as vendas a terem início a 25 de maio. Por fim, ao nível dos esquemas de cor temos o Midnight Black (preto) e o Twilight Silver (prateado).
Este artigo tem mais de um ano
Wow, agora fiquei na duvida entre este sem notch e o OP7 base xD
O Redmi K20 Pro também será um candidato de peso assim que sair.
O ecrã… O ecrã matou o bixo… Prefiro oled…
caso nao saibas o oled para a vista é muito pior. as cores sao mais “vivas” e contra o sol ganha aos pontos. o preto puro tambem nao da hipotese. agora vista cansada, olhos vermelhos etc o LCD nao tem esse problema ja o OLED é so pessoal a chorar, inclusivo nos iphones.
https://www.reddit.com/r/iphone/comments/8c41jc/is_there_a_solution_to_the_oled_display_hurting/
https://www.reddit.com/r/apple/comments/ajpfht/will_eyes_adjust_to_oled_screen_or_am_i_damaging/
etc…é so tar informado. nao é so pelo preço que o povo tem mudado/comprado o iphone XR em relacao ao X e XS, é mesmo porque ha povo que nao aguenta os Oleds. O engracado é que uns toleram mais uns modelos que outros.
Eu como trabalho o dia todo com o smartphone (faço apps) ter oled ta fora de questao. Ganho na fiabilidade das cores e a vista agradece.
Joao ainda bem que me falaste nisso, pois estava a virar po OP apenas pelo oled mas isso da vista é algo que dou valor, voume informar
o problema é mais grave para quem usa o aparelho há noite, o brilho abaixo dos 50% é aí que os Oleds costumam cintilar mais. A azul emitido pelos aparelhos também não é nada bom dai escolher cores mais “warms” é o ideal. o meu ta programado das 19 horas as 7am entrar em modo night que mete as cores mais quentes e com menos azul possivel. Os ecras oleds usam pwm que se nota o cintilar a baixo brilho que faz cansar mais a vista como é obvio. acima disso nao ha problema.
https://www.quora.com/Does-an-OLED-display-enable-reading-at-night-without-eye-or-brain-strain-The-new-iPhone-X-is-an-example
Tenho ecrã SuperAmoled vai para 5 anos e nunca chorei por causa do ecrã.
Actualmente um ecrã LCD tem muitas desvantagens em relação aos ecrãs OLED, esta característica é um “must have” hoje em dia. Ponto!
https://www.asus.com/Phone/ZenFone-6-ZS630KL/
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/asus-zenfone-6-oneplus-7-xiaomi-mi-9/
Comparação de características, desempenho, design, bateria, câmara de fotos e conectividade entre os seguintes smartphones: Asus ZenFone 6 VS. OnePlus 7. A informação completa das especificações para decidir qual comprar.
Só espero que não façam a mesma m**** que fizeram com o ZF2, em que as actualizações foram uma bosta!
O problema da linha Zenfone 2 foi o processador Intel.
se visses a apresentacao sabias que este modelo tem acordo com a google com um programa de actualizacoes e updates mais rapidos. agora vamos ver se cumpre.
tu achas mesmo? kkkkkkk
smartphone asus não vale nada
este telemovel ‘e de longe melhor do que qualquer coisa da Samsung a metade to preco
Se não te importares de ter um LCD…
Ahaha pois… Quando vi esse pormenor… Matou o tele para mim…
E a diferença entre as tecnologias empregues no écran vale 500 paus??
a maioria das pessoas nao se importam com isso.
So pondo um lcd ao lado dum oled ‘e que se ve a diferenca..no dia a dia um lcd chega perfeitamente!!
so um parolo mal informado é que pensa que um oled é superior ao LCD. Sao diferentes e cada um com as suas vantagens.
Lá porque os modelos de 100 e 200 euros tem paineis LCDs de caca nao quer dizer que todos os paineis LCDs o sejam.
O meu htc u11 com LCD resolucao 1440 x 2560 pixels, 16:9 ratio (~534 ppi densidade), ao lado dum One plus 6 para baixo com oled (nao testei o 7 para falar) ganha aos pontos.
Nem falo que o oled com o tempo perde qualidade, burnin e flicker.
Os ipads pros que toda a gente fala maravilhas do ecra..adivinha que painel tem?
Oled para muita gente nao é opcao, pela fadiga ocular, quantos mais aparelhos aparecerem com oled mais povo vai aparecer a chorar que nem sabiam que tinham esse problema. 1 em 10 pelo que li algures…mas posso tar errado.
Marco Parolo (Italian pronunciation: [ˈmarko paˈrɔːlo];[1] born 25 January 1985) is an Italian professional footballer who plays as a central midfielder for Serie A club Lazio and the Italian national team.[2]
Throughout his club career, Parolo has played for Como, Pistoiese, Foligno, Verona, Cesena, and Parma, before moving to Lazio in 2014. At international level, he has represented Italy at the 2014 FIFA World Cup and at UEFA Euro 2016.
YA, de longe… tipo, como daqui ali!
Comprei o S10 por 680 euros… tipo metade do preço??
Resumindo, valia mais estares sossegado do que escreveres só m….
lol parece que alguem ta chateado por ter gasto €680 num telemovel que so tem o ecra superior a este.
lol, parece que alguém foi sodomizado por um Samsung.
Sim, muda de assunto, metade do preço… eheheh! Há com cada um!
Camaras, ecrã, som, este Asus não é concorrente para um S8, quanto mais um S10.
Pronto ganhaste! Nao ‘e metade do preco ja que um S10 custa €929 nas lojas e nao €1000.
Se tu baixaste as calcas para comprar um por €680 fixe para ti!
Pela maneira como falas ‘es mais um daqueles fanaticos por Samsung. Nao me vou meter contigo senao ainda poes um Note 7 no meu bolso e fazes explodir.
Eu não baixei “calcas” nenhumas, já tu baixaste o babete para fazer uma birrinha foi? LOL.
E confirma-se, foi mesmo sodomizado por um Samsung… só pode!
Muito verdade!
Excelente para os viciados em selfies. IPS screen, passo!
Bom terminal a um preço justo. Não percebo é como classificam o Android instalado como puro se a Asus lhe “espeta” com a tão detestada skin da marca…
Mais um que nao viu a apresentacao nem reviews no youtube. Esta versao da asus é a versao mais clean que a empresa ja apresentou. Alias. Mais clean que qualquer empresa tenha lancado para alem dos pixeis e android ones claro.
“Esta implementação, de acordo com a ASUS, sobrevive a 100 mil repetições do movimento. Portanto, o equivalente a 28 rotações por dia durante os próximos 5 anos.”
Quando vi a câmara pensei logo “ui…mecânico…vai ser bonito” E vendo o número de repetições…28 por dia, não é indicado para as “cabeças-de-vento” que adoram selfies.
podes ter a camera aberta e tirar 100000 selfies seguidas num dia o mecanismo so abriu 1x…duh.
Sim, é óptimo andar com aquilo aberto, principalmente se andares atarefado….
Mas sim, tens razão, quem tira montes de selfies o dia todo normalmente não faz nada de interessante a não ser estar nisso e instagrams.
É preciso ver que o utilizador não vai querer aquilo aberto sempre a pensar em poupar o mecanismo, mesmo que esteja em casa sem fazer nada. Vais ver 😉
E só estava a focar a questão de partes mecânicas, que são sempre mais problemáticas…
De resto, adoro a ASUS e compraria o telemóvel caso não tivesse comprado um há um ano…
Nao falei em ter a camera aberta o dia todo. Mas sim tipo quem tira selfies tira logo muitas seguidas e depois escolhe a melhor para meter no insta. Ou seja naquele momento abriu a camera tirou 100 fotos seguidas por exemplo e escolhe uma fazer share. Em 3 momentos diferentes durante o dia pode tirar 300 fotos e so ter aberto a camera 3x. 28 momentos por dia durante 5 anos é obra.
100 mil repetições de movimento e não selfies, como deves ter entendido.
Desculpa pelo comentário anterior. Reparei agora que estavas a ser sarcástico em resposta a um comentário.
alem de que este modelo é exactamente para os totos das selfies…filma a 4k 60fps..faz la isso noutro aparelho.
nem falo do angulo que podes definir da camera que abre 500 milhoes novas de opcoes.
ja te falei tambem que usa sensores superiores que qualquer outro telemovel para selfies, visto que usa as traseiras…
pq raio uma pessoa que goste de selfies ia descartar este aparelho???
Concordo contigo sobre os totós …lol
Sem questionar a qualidade do aparelho, mais uma razão para o mecanismo ser muito bem feito, pois se tem esse objectivo, será usado muitas, mas muitas vezes…. e a marca não se pode fiar que as pessoas vão deixar a câmara aberta o dia todo…
Tal e qual! Mas se calhar, admitindo o tempo de vida estimado como sendo real, multiplicando a utilização diária estimada por 2,5X, corresponde a uma utilização do TM em 2 anos. Nessa altura, trocam de telele.
Certo…visto assim, não haverá problemas 🙂
Eu é que penso sempre num telemóvel para durar 5 anos…
so tiveste 2 nestes 10 anos de smartphones?
eu acho que nao tive muitos, mas ja vou nos 5 a caminho do 6.
iphone 3g,
nokia n9,
blackberry z10,
htc 10,
htc 11.
next provavelmente pixel 4/iphone XI/samsung s10e. nao curti smartphones “gigantes”, vou voltar a um formato mais confortavel de usar com uma mao. o one plus 7 esta discartado a conta do factor eliminatorio (tamanho/peso).
Não sou fã da Samsung longe disso, mas a cena da câmera já foi vista pelo menos num Samsung o Z130 de 2005 (a minha esposa teve um, que alem da camera rodar 180° não motorizada, também o écran rodava 180° para ficar 16:9. A questão da câmera não ser motorizada dava nos muito jeito pois podiamos utilizar qualquer ângulo entre os 0 e os 180 e assim tirar fotos vendo quase sempre o ecrã.
Metade do preço do S10, sem “tinta preta,” para esconder o notch,… Já está a espalhar o veneno… acho que vou perder a cabeça.
mas… o S10 nem tem notch…
Eu DEFINY ORDINARIO kkkkkk
pq em uma semana nao duvido que perca focus de todas as cameras kkkk
Estou apaixonado por um telemóvel pela primeira vez na minha vida, eu sou um especialista e este é o melhor topo de gama com o melhor preço que existe e já existiu, quase não acredito que este telemóvel existe, é surreal e a marca é honesta, eu dou 10/10 de qualidade/preço muito bem merecidos, este smartphone é inacreditável, tenho fé que possa ultrapassar o smartphone detentor da maior pontuação de qualidade/preço (10/10) do mercado neste momento: o “Huawei P30 Pro”
Nome do site mais confiável de comparação de smartphones que existe:
Kimovil
Lol a sério? O mecanismo da câmera é mto duvidoso… XD teria mais precaução… Tem todas as proteções tipo o One plus 7? Não sei…
lol se nao sabes o que dizes mais vale ficares calado. o sistema da one plus é muito inferior ao desenvolvido da asus. o da asus podes “brincar” a vontade com a mao a rodar a camera. com o one plus se tentas fechar com a mao, chama-te logo a atencao para nao o fazeres que podes danificar o aparelho. ambos retraem a camera quando detecta uma queda. o one plus pelo que vi em reviews de pessoas que tao a testar ha uma semana, cria problemas no bolso que as vezes activa a camera DENTRO do bolso, que nao deve fazer nada bem ao mecanismo e o desconforto que cria a situacao…se isso acontece numa semana, nao estou a imagem ao fim de 2 anos.