As mensagens de voz do WhatsApp vão mudar com esta alteração que está a caminho
São muitas as mudanças e as novidades do WhatsApp, em especial para os utilizadores. Muitas estão focadas nas mensagens e na forma como estas são usadas, lidas ou enviadas. Uma novidade que chegará em breve, mudará totalmente como usamos as mensagens de voz. Descubra como isso acontecerá.
Cada vez mais os utilizadores do WhatsApp usam as mensagens de voz para comunicarem. Abandonam os métodos tradicionais, ou seja, a escrita, para passarem a ditar texto ou a falarem para o smartphone diretamente. Isso simplifica a utilização e torna mais rápida a comunicação.
Como resultado, o WhatsApp está a apostar nesta parte, para assim tornar ainda mais simples esta utilização. Isso foi visto na reformulação desta interface e até na possibilidade de enviar mensagens de vídeo entre utilizadores numa conversa.
Agora, e do que foi descoberto na versão beta desta app do Android e do iOS, alguns utilizadores passaram a ter a possibilidade de enviar mensagens de voz que apenas podem ser ouvidas uma única vez. Esta será uma funcionalidade igual ao que temos já nas imagens e até nas mensagens escritas.
Na interface há um novo ícone de visualização única disponível durante a gravação de uma mensagem de voz com um cadeado. Ao tocar neste ícone, a mensagem de voz será enviada no modo de ser ouvida uma única vez, para que o destinatário não possa exportá-la, encaminhá-la, guardá-la ou gravá-la.
Após enviar a mensagem de voz com o modo ouvir uma vez ativado, não poderá ouvi-la e o destinatário não poderá ouvi-la após descartá-la. Este modo minimiza as hipóteses de acesso não autorizado ou escuta posterior, fornecendo uma nova camada de privacidade para informações sensíveis e confidenciais.
Esta novidade será agora testada e avaliada por um conjunto de utilizadores para o tornar ainda melhor. É uma adição importante e que dará ainda mais segurança aos utilizadores em momentos específicos, em que querem proteger as mensagens de voz que enviam. Tudo será simples de usar, como esperado, acontecendo naturalmente e sem complicações.
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Devia era de ser abolido. Não é uma forma de comunicação mais fácil, mas sim preguiçosa. Para quem manda, não tem de escrever ou ter cuidado com a ortografia ou gramática (sem falar nos termos do português do Brasil usados pelos mais jovens); quem recebe, tem de ouvir (óbvio), muitas vezes sem privacidade e perdendo tempo porque conseguimos ler mais rapidamente do que falamos!
Por acaso falo bem mais rápido do que o que escrevo (assim como a generalidade das pessoas). Também oiço mais rápido do que leio… (e não devo ser excepção). Quanto à privacidade, é ouvir sem ser em alta voz.
Amigo a medida já não é nova, mas como sempre há indivíduos preguiçosos tirar partido total das funcionalidades disponíveis, porque não lhes apetece usar vêem logo dizer mal só porque sim.
Estas a dizer que é mais rapido oara ti comunicar por chat do que por voz? Que um chat é mais eficiente que uma chamada?
Sim consegues ler mais rapido do que falas, mas consegues ouvir mais rapido do que les :).
A comunicação por áudios é mais rapida, permite expressar sentimentos no que se diz tornando a mensagem mais objetiva e compreensivel sem 1001 bonecada pelo meio. Alem disso podes enviar audios a caminhar sem o risco de estares focado num ecra, podes ouvir audios a caminhar sem o risco de estares focado num ecra.
A unica desvantagem é se estiveres num cinema ou algo onde nao te permite ouvir um audio nem usar phones, mas nesses locais geralmente nem é suposto estares a mexer no telemóvel.
Esse argumento da privacidade q ouvir audios é discutivel pois mesmo que nao tenhas phones e estejas na rua pergunto-te: e se a pessoa estivesse ao teu lado? Nao ias falar cara a cara com ela porque as pessoas iam ouvir a conversa? Ias tirar o telemovel e falar por msgs lado a lado? Acredita, quando estas na rua esta se tudo a marimbar para as tuas chamadas ou audios. Nao tenhas esse complexo
Ana Rita +1
Sério? Como vê um filme com legendas? Não estou a criticar, cada um usa o que bem entende, estou mesmo curioso.
Infelizmente recebo mensagens de voz e é uma chatice, obriga-me a ouvir quando só com um relance na notificação (se fosse escrita), conseguiria entender imediatamente.
Percebo a chatice que às vezes possa ser. Agora o que referi acho ser uma evidência: nós falamos mais depressa do que o escrevemos e ouvimos mais depressa do que lemos…
Consegue ouvir um podcast em 20 minutos, mas a sua transcrição quanto tempo leva a ler???
Legendas em filmes?!? Se é estrangeiro e não domina a língua, não podemos misturar o tempo de leitura com mais nada, pois evidentemente temos que ler… mas se dominar a língua não precisa sequer de ler (porque será? talvez porque oiça mais depressa).
Menos ainda podemos compara o tempo de leitura com a fala, como fez na sua mensagem, porque simplesmente não faz sentido. Acho que queria comparar a audição com a leitura, não?
Por curiosidade gostava de perceber a idade média das pessoas pró-voz nos chats do whatsapp. Como disse acima, tudo acaba na questão de preferência pessoal e cada um usa o que bem entende.
Continuo a achar que os “audios” têm mais desvantagens, tanto no desuso da escrita como da leitura (ainda estou a tentar perceber como é que “ouvimos” mais rápido do que lemos, especialmente num contexto de chat onde basta olhar de relance), como especialmente na falta de possibilidade de reler alguma mensagem. Não sei o vosso caso, mas já tive necessidade de ir ao dia anterior de uma qualquer conversa para confirmar um detalhe, com os audios deve implicar o fator sorte para acertar precisamente naquele que queremos ouvir, a meio de tantos…
Quase coloco o meme de “prove me wrong” 😀
Estamos a falar de uma situação para a generalidade das pessoas… porventura o Sandro estará noutro grupo de pessoas que lê mais rápido do que o que ouve.
Mas aqui fica uma tentativa de explicar.
Muitas pessoas acham que conseguem processar informações auditivas mais rapidamente do que informações escritas:
Naturalidade da linguagem: A linguagem oral é a forma primária de comunicação humana. Desde o nascimento, as pessoas são expostas à fala e desenvolvem a capacidade de compreender e processar informações auditivas. Isso torna a audição de informações mais natural e intuitiva do que a leitura, que é uma habilidade mais recente na história humana.
Taxa de fala: A taxa de fala de uma pessoa média é tipicamente mais rápida do que a taxa de leitura. As pessoas falam em média cerca de 125 a 150 palavras por minuto, enquanto a leitura silenciosa geralmente ocorre em uma taxa mais lenta, em torno de 200 a 300 palavras por minuto. Isso significa que as informações podem ser entregues mais rapidamente pela fala.
Contexto e entonação: A fala carrega nuances e entonações que podem transmitir informações adicionais, como emoções e ênfase, de forma mais clara do que o texto escrito. Isso pode tornar a compreensão da fala mais rápida e rica em contexto.
Menos esforço cognitivo: O processamento auditivo exige menos esforço cognitivo do que a leitura. A audição permite que você absorva informações enquanto realiza outras atividades, como caminhar ou dirigir, enquanto a leitura geralmente requer foco total.
Compreensão intuitiva: A linguagem oral é muitas vezes mais fácil de compreender intuitivamente, mesmo sem um conhecimento profundo da língua. A entonação, a pronúncia e outros aspectos da fala ajudam na compreensão, enquanto a leitura pode exigir uma maior familiaridade com o idioma e suas regras.
“Taxa de fala: A taxa de fala de uma pessoa média é tipicamente mais rápida do que a taxa de leitura. As pessoas falam em média cerca de 125 a 150 palavras por minuto, enquanto a leitura silenciosa geralmente ocorre em uma taxa mais lenta, em torno de 200 a 300 palavras por minuto. Isso significa que as informações podem ser entregues mais rapidamente pela fala.”
A frase é toda ela uma contradição. Ler 300 palavras por minuto é mais rápido do que falar (ou ouvir) 150 palavras por minuto.
EDIT: obviamente que a fala inclui outro tipo de informação que a escrita – pelo menos a utilizada no contexto dos chats – não inclui, a menos que já se queira comparar com textos literários, poemas e por aí adiante. Neste tema dos chats, respostas curtas, etc., a tal informação incluída a mais nos audio é relevante? É que o audio também inclui ruído, especialmente se estivermos na rua…
Enfim, fico por aqui. O PPL é um espaço de divulgação e comentário de tecnologia, é bom ter opções e, claro, usa quem quer.