Um novo smartphone Lumia pode estar a caminho… sim, ainda em 2024
Foi um dos acontecimentos no mundo dos dispositivos móveis que mais marcou o mercado. Os dispositivos Lumia tinham uma grande margem de progressão, mas.... a Microsoft não entendeu que valia o esforço e acabou com o Windows Mobile. Vendeu o hardware e acabou com o sistema operativo. Contudo, há rumores de que a HMD Global estará a preparar o lançamento de um smartphone Android baseado no design clássico do Lumia 920.
Lembra-se dos brilhantes e coloridos smartphones Lumia da Nokia? Lembra-se também dos dias em que o Windows Phone estava a prosperar com as melhores câmaras e designs de smartphones do mercado?
Claro que se lembra, mas atente que estes equipamentos não vão voltar. No entanto, parece que o design clássico do Lumia pode estar a regressar muito em breve.
HMD Global puxa ícone da Lumia para atrair mercado Android
Uma nova fuga de informação revelou que a HMD Global, atual proprietária das marcas e patentes de smartphones da Nokia, está a trabalhar num novo dispositivo de gama média alta, com o nome de código "Skyline", que assume a forma de um Lumia 920 atualizado.
De acordo com a hipotética fuga de informação, o HMD Skyline contará com um ecrã FHD + AMOLED de 6,67 polegadas com leitor de impressão digital sob o display, 8 ou 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e será alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2.
O smartphone contará com uma configuração de câmara tripla na parte traseira, composta por um sensor principal de 108MP, sensor ultrawide de 8MP e lente macro de 2MP. Além disso, o equipamento vem também equipado com uma câmara frontal de 32MP para selfies.
O dispositivo será resistente à água e ao pó IP67, incluirá NFC para pagamentos sem fios e terá uma porta de áudio jack de 3,5 mm, tal como os antigos telemóveis Lumia.
Imagem do Lumia a puxar à saudade
A renderização, que escapou, revela que o telefone realmente se parecerá com um Lumia 900 modernizado para 2024, completo com um ecrã frontal total com uma moldura relativamente fina num chassi arredondado clássico que tornou a série Lumia 900 tão confortável de segurar. A fuga de informação sugere que o dispositivo estará disponível nas cores preto, azul, amarelo e rosa para combinar com a vibração original do Lumia.
Naturalmente, o dispositivo funcionará com o Android e diz-se que terá três anos de grandes atualizações do sistema operativo Android.
Em resumo:
- Ecrã e resolução: AMOLED FHD+ 120Hz, PureDisplay HDR10+
- SoC: SD 7s Gen 2 SoC 4nm
- Câmaras: 108MP OIS + 8MP + 2MP / 32MP
- RAM e armazenamento: 8GB, 12GB + 256GB
- Sistema operativo: Android 14
- Bateria: 4,900mAh + 33W
- Certificados: IP67
- Conexões: BT 5.2, NFC, FPS on Display, Stereo Speakers, PureView, etc.
- Nome de código: HMD Tomcat
- Preços: 256GB ≈ 440 euros
Agora, embora possa parecer um Lumia por fora, não é claro se este dispositivo será realmente marcado como um smartphone Lumia, ou se a HMD Global vai optar por dar-lhe um novo nome, dado que a Microsoft provavelmente ainda possui a marca Lumia.
O que é certo é que a ideia é trazer ao mercado aquela imagem icónica e clássica do Lumia. De facto, foi uma era que deixou saudades!
Espera-se que a HMD Global revele o Skyline no final deste ano e diz-se que custará cerca de 500 euros.
So uso lumia vou comprar, o meu 950 ainda e melhor que qualquer android on iphone. Lumia forever
Tens umas piadas giras!
Contudo a MS abandonou um sistema que tinha pernas para andar mas como a MS em muitas coisas mete os pés pelas mãos e fez o que fez!
O mesmo se passa com o Windows… um sistema operativo desenvolvido para um pc com rato e teclado!
Já para uso verdadeiramente tablet a MS perdeu-se…
Enfim… deixa saudades o Windows Mobile
Lumia com Cuscoid?
Dispenso…
Falta o essencial… Ter o sistema Windows. Sem isso, é só mais um telemóvel android
Y’a… exactamente…
Mais um no meio de tantos…
Pena que a Nokia tenha abandonado o seu sistema que estavam a desenvolver que depois a Samsung acho eu pegou nisso mas pouco fez como muita coisa…
A MS como sempre deixou a meio algo… e continua com um sistema que não é prático para uso num tablet… e teimam em colocar publicidade no menu iniciar, etc…
True.
Eu, que estive presente e a testar as primeiras versões beta do Windows Phone (https://bit.ly/3zglqmN) ainda antes de ter chegado às primeiras máquinas para o mercado mobile, tinha vindo de um longo caminho no mundo do Windows CE neste https://bit.ly/3XDjAqo e depois neste https://bit.ly/3RHMYI1.
Era sabido que a transição pecava, primeiro, por tardia (já o iPhone vendia rios de equipamentos), e depois porque não trazia a fantástica herança do Windows Mobile (com milhares de apps e ferramentas profissionais).
Mais tarde, ainda insisti no Windows Mobile https://bit.ly/4cF0STD onde tinha dezenas de ferramentas que programara para o dia a dia.
Num debate na Microsoft, na altura com o responsável da MS em Portugal, salvo erro chamava-se Francisco Chaves, cheguei a perguntar “mas não vem já tarde o Windows Phone (mais tarde Windows 10 Mobile)?”.
A resposta foi que não, que era o tempo certo. Não, não era. Era tarde. E a realidade assim o mostrou.
Com muita pena, que adorava o Windows Phone 7/WM que, quando ficou estável, até a app do Pplware recebeu: https://bit.ly/3L5oJQh
Este “branding” é apenas isso, um chamar o ícone para marketing… o resto já lá vai… infelizmente.
+1
Saudades do Windows Phone. Tivesse mais apps e compatibilidades e deixava para trás muitos smartphones de topo. Lumia 535!
Outra vez? Primeiro abandonam-nos, depois voltam para a mesma guerra?
Falta a BlackBerry voltar em carga com algo decente… a ver se a malta com Android acalma os cavalos…
Mas como Android e iOS é só fotografia e redes sociais praticamente… a BB tinha de fazer algo decente…
Depois da TCL ter abdicado do acordo de licenciamento com a Blackberry houve notícias de outra empresa que tomou esse lugar, mas nunca mais lançaram um novo equipamento. Infelizmente, o conceito de teclados físicos nos telemóveis morreu e com muita dificuldade voltará. Os teclados virtuais são mais multifacetados. Não necessariamente melhores, mas nem sempre as melhores tecnologias vingam. Não sei se há assim tanta gente disposta a comprar um Blackberry que justifique o investimento.
Nunca será um verdadeiro Lumia, o SO não vai ser Windows.
existiam lumias da microsoft com android
Essa série não se designava por LUMIA, mas por X (NOKIA X / NOKIA XL). Tinha um ANDROID com imagem WP (anterior ao WM10).
https://www.gsmarena.com/nokia_x-6067.php
Gama Média alta vai ter uma câmara apenas boazinha.
Mas valia fazer um de gama media alta e outro de gama alta mas com potencial de tirar excelentes fotografias, mas a um preço mais baixo que a concorrência.
A ver vamos…
e o que é um Lumia sem um butão dedicado a fotos e uma boa camara da zeiss? nada..
a HMD manda fora a Nokia e a Zeiss e agora quer voltar com um Lumia, estou para ver o que vai sair dali
Vai ser um Wp com launcher windows mobile.
Deixem-se de tretas. O que não chegou a ser não volta sequer a ser. Olhem para um android puro, como o Pixel e depressa se esquecem destes projetos que morreram à nascença.
A HMD/NOKIA usam ANDROID ONE.
Sim isto é um projecto que não tem pernas para andar, ainda assim, estão a rentar a ver se enganam alguns só pela ilusão, pois vão ter uma agradável surpresa…
Quanto a olhar para o Android puro dos pixels não é isso que vai fazer esquecer outras opções, o pixel tem de evoluir muito mais ainda está na sombra dos mais usados…
O que é que precisa de evoluir se tem tudo o que a google quer no android , sem bloatware ou crapware ?