PplWare Mobile

The 8pen – O teclado reinventado para smartphones


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. DekkeR says:

    Ao início parece um bocado complicado, mais pelo facto de andar à procura das letras mas acredito que com o tempo a coisa resulte.

    Sinceramente, prefiro o Swype.

  2. Deam0n says:

    num sei nao… demoro 2min a escrever uma frase simples LOL

  3. Marco Magalhães says:

    O conceito em si é interessante, mas a verdade é que demoro muito mais tempo a escrever uma simples frase do que noutro método qualquer. Talvez seja por falta de hábito pois não sabemos bem onde está cada letra, mas de facto ter que “patinar” 10cm para escrever 3 letras, é um bico de obra.

    Embora já tenha experimentado muitos, o facto é que ainda me vou ficar pelo swype. A ver vamos quando aparece o blind type que tanto prometeu.

  4. Viperz0r says:

    Na minha opinião, não é muito prático, nem tão pouco rápido de escrever. Mas é sempre de valorizar ideias que produzam inovação. Quem sabe se alguém não pegue nisto e o melhora.

  5. joaosanto says:

    SwiftKey melhor dos melhores já sabe o que vou escrever xD

  6. Rui Dias says:

    É interessante, mas parece-me que não vai vingar…
    Acho que estamos muito habituados aos teclados tradicionais.
    E, como tenho o Galaxy S, também uso o swype que é, na minha opinião, realmente muito bom.

  7. josé romão says:

    à primeira vista tambem prefiro o swype.. é realmente mto bom.. mas de qualquer maneira vou experimentar so para ver o potencial…

    Obg pela dica! 😀

  8. José Carvalho says:

    Na minha opinião o grande impasse ao sucesso deste teclado é o facto de ter que se reaprender a escrever quando já se tem uma solução mais viável.

    Mesmo assim é uma boa inovação. E isto é o que se quer!

  9. eye says:

    intuitivo?! fácil?! lol a mim parece-me totalmente o contrário. mas são opiniões.

  10. Pedro says:

    Onde posso fazer o download do tão falado Swype ?

  11. João Oliveira says:

    eu gostava de saber como é k posso instalar o swipe tb…já procurei na internet e nao encontro

  12. Sinceramente não me chama muito a atenção qualquer das maneiras é tudo uma questão de prática e de tempo até começar a ganhar o jeito. Eu quando comprei o meu A1 não me dava jeito nenhum escrever naquilo agora já tenho mais prática, é quase a mesma coisa de quando mudamos de teclado no inicio estranha-se e depois entranha-se.

    pplware, quando é que fazem um referencia à noticia que se anda a falar tanto do novo smartphone que tá para sair da Sapo, o Sapo a5.

    Obrigado.

  13. Diego Winkelmann says:

    Boas
    Também gostaria de saber se há alguma forma de baixar e instalar no Android pois já fui ate mesmo no site do Swype e não achei para download.
    Será que vão lançar a versão final já que a beta não esta mais disponível???

  14. Hugo Cura says:

    Bem, só com muita prática é que será possível conseguir um desempenho aceitável. Afinal, também demorámo-nos a habituar ao teclado qwerty ou ao de 12 teclas para escrever sms. Vai tudo de um hábito.
    No entanto, a organização das letras (dizem eles) está optimizada para a escrita em inglês. É bastante mau quando, em escrita, estamos à procura de uma letra e o dedo se encontra por cima de 1/4 delas… afinal não podemos tirar de lá o dedo sem terminar a palavra… como fazer? lol

    Seria de todo interessante poder reorganizar as letras, nomeadamente pela ordem alfabética (que todos conhecemos) ou até com uma organização a gosto.

    Resumindo, dispenso este teclado, de todo. É engraçado apenas para mostrar à malta. De qualquer forma valeu a inovação, muito interessante!

  15. Kashmir says:

    Também gostava de exprementar o swipe mas nunca tive essa oportunidade…
    Teste o 8pen mas não me adaptei nada bem, pode ser que com o hábito me habituasse, mas depois de tantos anos a escrever em teclado qwerty não me parece.

  16. Djsuca says:

    Testei no meu galaxy S e desculpa la… mais simples que o Swype…

    nunca…

    é um atrofio… geral..

  17. Pedro Pinto says:

    Tenho lido os vossos comentários e apenas tenho a referir que estamos perante um novo método de input de dados. É normal que no inicio seja algo estranho e difícil.

    Vou ter de testar o Swype

  18. A opinião geral por aí nas internets é que este teclado foi “over-engineered”. A ideia em si não é má de todo até, mas o tempo que levaria a aprender a usar com eficácia e rapidez é simplesmente demasiado para um user comum. Começou por ser uma app paga com um preço nada apelativo para algo do género, $4.99 se não me engano e agora está disponível de borla no market android por isso não custa nada sacar e experimentar.

    Uso preferencialmente o Smart Keyboard Pro embora vá trocando por vezes pelo Swiftkey.

  19. andreia says:

    sinseramente acho-o uma inovacao muito pouco eficiente. E muito complicado escrever em tal coisa depois de estar habituada ao tradicional …. nao e de todo um metodo a ser utilizado por mim :-\
    contudo e uma inovacao bastante interessante 🙂

  20. dajosova says:

    Testei durante algum tempo e cansei-me. O Swype é bem mais intuitivo e com uma curva de aprendizagem bem menor !!!

  21. luminoso says:

    É claro que quem utiliza isto durante 3 horas e desiste devia omitir a sua opiniao.

    Isto é um teclado completamente novo. Quanto tempo nao demoramos todos nós aprender o QWERTY?

    Mais, uso este teclado desde o primeiro dia que saiu e……… é espetacular. Aprender nao é facil mas depois compensa e muito! Escrevo tal e qual no video de explicacao neste momento. Qual swype qual que 😀

    • dajosova says:

      Passei demasiado tempo a melhorar a escrita no 8pen e as opiniões (eu, pelo menos, respeito-as mesmo sendo diferentes) vão no sentido do Swype ser mais prático para o utilizador comum. Não sou eu que o digo mas os vários sites em torno dos gadgets móveis.

      Ah, e mesmo que um utilizador tivesse experimentado 3 horas era tempo suficiente para dar a sua opinião. Eu demorei poucos minutos a habituar-me ao Swype… e agora…? O mercado determinará o sucesso do 8pen, e se for o caso, poderás dizer à boca cheia: “qual swype qual quê” 😉

      • luminoso says:

        que tipo de opiniao é valida e fundamentada para quem instalou, viu como era durante 15 mintuos e desinstalou?

        nao é, pura e simplesmente.

        o swipe é qwerty. nao é uma coisa completamente nova. é como o Dvorak. Todos os que mudaram falam que a melhoria é burtal mas 99.9% das pessoas nao está disposta sequer a tentar.

        • dajosova says:

          Concordo… 15 minutos sim… mas como não foi o caso, há que perceber que o sucesso de um produto mede-se pela sua receptividade. Podes ter um produto bom mas se em termos de marketing de produto falha numa das etapas.. está condenado. Não siginifica porém qque seja o caso deste. A mim não me vai fazer substituir o swype. Penso que é um caminho para lá chegar. Até lá têm de melhorar. E nem sempre o que é diferente ou mais recente é necessariamente melhor. Para uns até pode ser.. mas o que conta no final da história é para as massas. comprendes? 😉

  22. Dário says:

    isto é um hoax não é? Como aquele Mac que tinha um teclado em forma de disco em que se demorava “apenas 20 minutos a escrever um e-mail”? Eheheh tá giro. Mas não acredito que isto seja uma proposta séria.
    Já agora qual o problema dos teclados QEWRTY? Eu tenho um Nokia e5, não sou um gajo pequeno, portanto antes que falem nisso eu digo já que não tenho dedos de gaja, e escrevo maravilha naquilo com os dois polegares ou mesmo só com um…

    • João says:

      A questão aqui não é do tamanho dos botões físicos e dos botões virtuais que temos num touchscreen.

      Eu já experimentei um balckberry que não tem botões grandes e gostei. Contudo com o meu android novo não me sinto confortável a escrever.

  23. bac says:

    Pelos comentários que vi por aqui, a grande comparação com o 8pen é o swype. Ora no vídeo falam de algo interessante, que é a atenção que se dá ao ecrã do aparelho quando se está a escrever.

    Não tendo experimentado nenhum dos dois (falha minha, claro) e apenas tendo visto os vídeos, a minha questão é a seguinte: é de todo possível com algum dos dois teclados chegar ao ponto de escrever sem estar a olhar para o ecrã?
    Pareceu-me ser esse o objectivo do 8pen e pareceu-me ser possível ao fim de alguma (provavelmente muita) aprendizagem. Em relação ao swype, presumo que seja sempre necessário olhar, pelo menos no início de cada palavra.

  24. CPV says:

    Boas a todos,tenho um acer liquid e gostava de instalar o Swype.
    Ninguem pode arranjar o link se fizer o favor?
    Obrigado a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.