Utilizadores dos sistemas operativos móveis estão cada vez mais fiéis às suas escolhas
É recorrente a apresentação de dados sobre a migração de utilizadores entre os sistemas operativos móveis Android e iOS. Estes reforçam, por norma, a qualidades destes sistemas e dos equipamentos onde estão presentes.
Mas, a verdade é que pode estar a dar-se uma mudança no campo dos sistemas móveis. Os utilizadores dos smartphones estão a ficar cada vez mais fiéis às suas escolhas originais.
É normal haver migrações de utilizadores entre sistemas operativos móveis sempre que surgem novidades de monta. Estas mostram a vontade dos utilizadores de terem acesso às melhores propostas.
Os utilizadores do iOS e do Android estão mais fieis
Mas uma nova análise da CIRP (Consumer Intelligence Research Partners) veio mostrar que estas migrações podem estar a abrandar. Os utilizadores parecem estar a manter-se fiéis às suas escolhas neste campo.
Os dados são claros e revelam que 92% dos donos de smartphones Android escolheram um aparelho Android novamente. No caso do iOS, este valor é ligeiramente mais baixo e ficou na casa dos 91%. Ambos os valores são inegavelmente muito elevados.
A CIRP revelou que a lealdade entre os utilizadores do Android e o iOS aumentou de forma estável. Estes valores atingiram também os números mais elevados de que há registo num trimestre de final de ano.
Uma evolução natural no mercado dos smartphones?
Esta é uma altura de natural troca de equipamentos e um momento em que algumas novidades chegam ao mercado. Este é o caso da Apple e da chegada do iPhone, tal como aconteceu este ano. A época das festas também motivaria esta migração.
Não havendo uma razão declarada, a CIRP associa esta estabilidade principalmente à necessidade de reaprender a usar um novo sistema. Ao mesmo tempo, a qualidade dos equipamentos leva também a que estes sejam mais duradouros. Ambas as causas podem estar a refletir-se nestes números agora apresentados.
Este artigo tem mais de um ano
Falha grave na aplicação de videochamadas da Apple permite espiar outras pessoas
https://tek.sapo.pt/mobile/ios/artigos/falha-grave-na-aplicacao-de-videochamadas-da-apple-permite-espiar-outras-pessoas
Curiosamente na minha empresa cada vez há menos iPhones, cada vez que precisamos de testar alguma coisa temos que pedir o iPhone emprestado a um gajo do andar de cima e não há muitos 3-4 no máximo.
No meu andar dantes havia 5+ iPhones em aproximadamente 20+ pessoas, agora zero. Isto numa empresa com 120 pessoas a trabalhar.
Dito isto acho que em Portugal (pelo menos) esse estudo não está de acordo com a realidade.
Estes estudos sempre são encomendados por alguém e a maioria restritos aos EUA ou UK (tradicionalmente Apple).
A nível móvel o Android e iOS são brutais e muito bons. Só espero que em breve evoluam para substituir o W10 e os ARM para substituir os x86.
O W10, distros Linux (x86) e CPU x86 são umas pragas mal otimizadas …
Um SoC ARM consegue codificar em tempo real x265 4K hdr muito melhor que muitas gráficas de 160-200 W de desktop, o netflix corre rápido em HDR em ARM, em x86 e W10 para fazer o mesmo é uma aventura!
Já nem comento a fluidez em muitas tarefas de em S9/ iPhone XS/ iPad vs muitos desktop com i7 com gráficas Nvidia que por aí andam… não falta muito para x86 ser apenas para estações de trabalho e… aquecer a casa.
Ainda um longo percurso pela frente…Até isso acontecer…
Uma empresa que precisa de pedir o iPhone emprestado ao “gajo” do andar de cima para fazer testes… Acho que isso diz tudo dessa empresa.
Eu também acho que a menos pessoas com Iphones em geral e até mesmo pelas ruas de Lisboa se nota isso, embora ainda existam bastantes claro mas a maioria é entre o 6 e 8, dai para cima a gama X são “poucos” e a maioria que se vê é em Chineses, Indianos porque em Portgueses sinceramente vi e vejo muito poucos mesmo, e mesmo em amigos e colegas são menos e entre o 5S até e o 8.
Até pela sondagem da Pplware se nota isso 70% dos leitures têm como OS Android e “só” 20% IOS, e desses 20% quantos terão a gama X? :/