SharkBot: Há uma nova ameaça de segurança a atacar os smartphones Android
O eterno problema da segurança do Android tem-se complicado nos últimos meses na Play Store. As apps maliciosas acumulam-se nesta loja de e deixam os utilizadores vulneráveis e comprometidos, bom como todos os seus dados nos smartphones.
Há mais uma ameaça ativa e que vai fazer estragos. Chama-se SharkBot e foca-se em roubar dados bancários dos utilizadores do Android. Este trojan tem capacidades únicas, que o tornam ainda mais perigoso e capaz de ameaçar de segurança a atacar os smartphones Android.
O SharkBot não é uma ameaça nova, tendo sido descoberto pela primeira vez em outubro de 2021. Na altura foi possível perceber que é uma ameaça nova e que não tem qualquer relação com outros tipos de malware que eram já conhecidos e com comportamentos semelhantes.
A capacidade única desta ameaça de segurança do Android torna-o assim único e com a agravante de ter sido novamente encontrado ativo. Está presente na Play Store mesmo depois de ter sido descoberto, em apps que se associam a proteção e segurança.
Do que foi possível avaliar, este trojan tem a capacidade de funcionar de forma autónoma. Uma vez que está focado nas apps da banca, consegue transferir dinheiro das contas das vítimas para as dos seus atacantes sem qualquer intervenção humana.
Apps encontradas na Play Store com o SharkBot
Esta capacidade parece não estar presente de início no SharkBot, mas ser descarregada posteriormente. Assim que são detetadas apps bancárias no Android, são descarregados os comandos que vão ser sobrepostos a estas apps.
Estas app têm uma utilização já considerada elevada, com várias dezenas de milhares de downloads. A presença de comentários positivos, falsos e provavelmente colocados para dar impacto positivo, devem ter levado a que fosse adotado por muitos utilizadores do Android.
Estranhamente, e mesmo após terem sido reveladas, as apps estão ainda presentes na Play Store do Android. A Google deverá tomar medidas contra este trojan nos próximos dias, para as remover. Desta forma o SharkBot deverá desaparecer, pelo menos até surgir com uma nova proposta.
Este artigo tem mais de um ano
É um pouco desconcertante que aquela que era a principal característica de “venda” do Android que era as aplicações estarem isoladas entre si de tal forma que mesmo uma aplicação maligna não poderia afectar o resto das aplicações/ sistema operativo, continue, até hoje, a não ser verdade.
No tempo em que surgiu o Android os vírus, cavalos de Troia, etc. abundavam no Windows… não é como se fosse uma novidade.
Apps isoladas para não infectar outras só encontras no ios.
então nem nas apps da store dá para confiar
Simplesmente não se devem instalar apps para qualquer coisa.
Há pessoal que usa apps para tudo, sejam elas para comer, beber agua, caminhar, lavar os dentes, ir à casa de banho etc….
Depois “azares” acontecem pois muitas das apps não são de confiança.
Quanto menos apps melhor