Se tem um destes smartphones Xiaomi, então é melhor esquecer as atualizações
Todos os utilizadores de smartphones Xiaomi querem ter atualizações pelo máximo de tempo possível. A marca tem procurado estar à altura desse desejo, mas nem sempre é possível, com o envelhecer dos equipamentos. A lista dos smartphones sem atualizações volta a crescer e há mais 6 abrangidos.
A Xiaomi tem sido clara nas atualizações que dá aos seus equipamentos. Tem aumentado a duração destas novas versões da MIUI para assim dar aos utilizadores uma vida maior para os seus smartphones, mas não consegue garantir isso para todos os equipamentos.
Com uma lista que tem crescido demasiado rápido, a marca tem deixado para trás alguns equipamentos que se esperavam manter o suporte e atualizações por mais tempo. Infelizmente a marca não consegue garantir esse suporte e opta por deixar os smartphones abandonados.
A lista, que a marca mantém ativa numa das suas páginas de suporte, volta agora a crescer e recebe 6 novos smartphones. Estes não são máquinas recentes, mas há alguns que estão numa posição mais complicada, ao perderem o suporte ao fim de apenas 2 anos após o seu lançamento.
Estes smartphones não são muitos e a lista é já bem conhecida. Temos assim 6 equipamentos que a Xiaomi vai colocar em pausa e que deixam de receber as atualizações.
- mi 10
- mi 10 pro
- Mi 10 Ultra
- Redmi Note 9 Pro
- Redmi 9C
- Redmi Note 10 5G
Importa notar que estes smartphones já não estavam a receber atualizações do Android. Estes estavam apenas a receber atualizações de segurança, e mesmo estas estavam a surgir pouco frequentes e com o propósito que a Google definiu para este tipo de correções.
Quem tiver um dos smartphones desta lista, deverá procurar então uma alternativa para ficar com os equipamentos devidamente protegidos. Nesse processo até pode encontrar uma ROM que traga uma versão do Android mais recente e assim mais ajustada aos novos equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Quem tem um Xioami é porque não se preocupa muito com atualizações, senão não tinha comprado um.
Não concordo, em absoluto! Já tive outros de várias marcas e o problema é o mesmo quanto a actualizações. As marcas querem é vender e lançar novos modelos. Por acaso – e não me preocupo muito com isso -, o meu Redmi Note 11S recebeu esta semana a MIUI14.
Há marcas e marcas. A Samsung, a Google lançam atualizações regulares e durante muito tempo. A Xioami é lenta e rapidamente descontinua. A maioria das atualizações são da MIUI mantendo a mesma versão de Android e muitas das vezes os patches de segurança.
É um facto até porque se estivesse preocupado instalava uma custom rom, mas não me preocupo muito com atualizações o pc lá de casa ainda tem o windows 10 ainda nem atualizei para o 11 e ele está farto de pedir
É, deve ser diferente em todas as outras marcas.. Até pq, tirando a Samsung, quem dá mais de 2 anos de suporte total a todos os equipamentos??? Enfim, criticar só por criticar vale bola…
A Google também dá mais, a OnePlus também.
Pelo o menos o meu Poco F3 ainda não está Morto, talvez só para o Ano
Pelo que pude apurar em abril, o F3 não vai receber o Android 14, mas continuará a receber todas as atualizações planeadas do MIUI 14 e deve receber atualizações de segurança do Android até março de 2024, que é a data esperada de EOL.
Para já não é um problema, se ele estive se morto ou sem atualizações, neste momento esta dentro de uma gaveta guardado, se alguma vez for necessário como substituição, do meu Recente Xiaomi 13
O Xiaomi Mi 10T Lite também deixará de receber as atualizações ?
Atualmente está com a MIUI 13.0.12, Android 12
Acho que saiu a MIUI 14.0.2/14.0.4 dependendo se é Global/Europe
No entanto, continua a ser Android 12
O meu será o último…
Deveria de haver alguma entidade para impedir de lancarem tantos modelos… Assim depois ja se podiam focar nos software. Tem de aumentar o suporte.
Tanta marca a lancar 100 telemoveis por ano e para quê? Lixo eletronico….
Como é que um telemovel de 700€ ja nao tem suporte? Mi 10 Ultra. Tem hardware muito melhor que quase qualquer telemovel que sai hoje em dia…
O mi 10 ultra saiu há 3 anos atras, 3 anos diria que é mais que suficiente, e o telemovel não deixa de funcionar basicamente só deixas de ter widgets novos
3 anos é mais que suficiente? 5 anos deveria ser o mínimo, como faz a Samsung.
A entidade é o consumidor. Se não os comprassem, eles não lançavam tantos.
Mai nada! Há é muito parvo “endinheirado” a alimentar essa gentalha.
Mesmo assim, o telemóvel ainda pode trabalhar durante mais um ano ou dois facilmente, não faz sentido ficar sem actualizoes, nem que sejam de Segurança!
Não percebo o problema da segurança! Basta instalar um antivírus/malware e já está minimamente protegido.
As custom ROMs só adicionam a nova versão do Android. Mais vale ficar com a versão original (stock), pois muitas vezes algumas coisas deixam de funcionar com as custom ROMs.
Tenho um XIAOMI MI A3, stock ROM, antimalware. Feito! Está um mimo!
Nada disso, há falhas de segurança que são exploradas de tal forma que nem o anti-vírus deteta. Todos os meses a Google lança um pacote de correções de segurança, se há algumas ligeiras, de vez em quando há algumas bem graves, que podem ser exploradas por uma simples página Web.
De qualquer das maneiras as atualizações de segurança continuam só não tens os widgets novos
Tenho Pocophone F1 a quase 5 anos, pus a pouco tempo a Rom da Pixel OS . Agora a bateria aguenta se muito mais tempo e tenho o tlm com atualizaçoes recentes.
A razão porque escolhi um Samsung em vez do Redmi 12 Pro.
só me admira é ainda não terem visto que durante todos estes anos os fabricantes de telemoveis ganham fortunas é nas vendas de produtos novos e não nas atualizações ,senão não andavam sempre a lançarem novos modelos
Tenho um POCO M3, (3 anos) que para já tem recebido atualizações, estou com Android 12 e MIUI 14 usar as roms da Xiaomi EU.
Redmi Note 10… quando o comprei vinha com o Android 10, mas sabia que ia receber actualizações, e neste momento que encerra o seu ciclo… Android 12, MIUI 14. ( e porque é a versão do meu, porque muitos Note’s 10 têm o android 13 )
Com actualizações que se precisa para as aplicações, ainda dura perfeitamente até ao Android 16/17 ou quicá, Android 18
O meu Xiaomi mi 10 atualizou para a android 13 em abril. Quando comprei há mais de 3 anos atrás, vinha com o 10.
Até agora só tive xiaomis, o próximo não será.
Tenho 1 Xiaomi note red 9.
A primeira actualização,era uma vez um telemóvel.
Não posso levar a aplicação Adidas,o rádio ligaria.Preparo-me para tirar uma foto fica bloqueado.
É inadmissível esta situação numa marca consagrada..
Enfim..
isto para mim só demostra uma coisa XIAOMI OU QUALQUER MÁQUINA , COISA QUE SEJA CHINESA PASSOU A HISTÓRIA … se quando lançam os novos modelos não comprassem queria ver como era . mas como vai tudo
é atrás das objetivas para tirar fotos caiem como patos