Samsung quer reinventar o DeX no Galaxy S9
Dos muitos acessórios que a Samsung apresentou nos últimos anos nos seus smartphones topo de gama, o DeX foi o que mais interesse parece ter despertado. Esta doca consegue transformar os smartphones da marca em verdadeiros computadores, sendo o acessório ideal para quem quer ter o seu computador dentro do smartphones.
A marca coreana parece agora preparar-se para reinventar o Dex e a sua chegada será feita com o Galaxy S9, que muitos acreditam que irá ser dado a conhecer já em janeiro.
Apresentada com o Samsung Galaxy S8, o DeX foi a materialização de um conceito que há já vários anos era pensado e até contava já com algumas provas da dada, tal como visto no Continuum do Windows 10 Mobile.
Mas agora que o Galaxy S9 é cada vez mais uma realidade, a Samsung decidiu recriar a DeX e irá apresentar a sua nova versão, a DeX Pad. Espera-se que a sua chegada acompanhe o futuro flagship da marca, ainda sem uma data certa para ser conhecido.
A grande novidade da DeX Pad é que irá finalmente fazer uso do smartphone para mais do que o processamento e como centro de computação. Passará a fazer uso do ecrã, que se espera ser de dimensões generosas, para ser um trackpad ou um teclado, eliminando assim a necessidade destes elementos extra.
Caso seja mesmo este o futuro da DeX, a própria doca e a forma de ligação desta ao Galaxy S9 terá de ser mudada, por força das novas funções que vai ter.
Se até agora era apenas uma doca para carregamento e ligação ao monitor, esta nova versão terá de permitir ter o smartphone deitado para ser usado como rato ou como teclado. A ligação deverá ser mudada para uma porta USB-C, sendo cada vez mais o padrão da indústria.
Há rumores fortes que apontam para a primeira apresentação do Galaxy S9 já em janeiro, na CES, mas o mais provável é que ai seja apenas mostrado aos investidores, ficando reservada para o MWC a sua apresentação mundial, em conjunto com a DeX Pad e outros acessórios.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto “copiando” o que a Huawei já fez com o seu Mate 10 Pro que faz isso sem necessitar de dock?
+1
mas é a “copiar” e a evoluir que se vai melhorando as coisas. Por esse ponto de vista todas as cameras fotograficas estao a copiar a primeira, todos os smartphones tao a copiar o primeiro etc. etc. 🙂
Huawei que por sua vez ”copiou” o Continuum da Microsoft? Não interessa quem faz primeiro, se a Samsung conseguir trazer uma aposta melhor, então que o faça.
Portanto “copiando” o que a Microsoft fez já em 2015 com o Lumia 950 e 950XL… Nada disto é novidade
E quem usa? Não importa fazer e ficar na gaveta…
Refrigera o telemóvel enquanto o usas, permite desbloquear com o rosto ou iris porque está numa posicao inclinado, evitas te-lo na mesa a riscar-se ou atrapalhar ficando num suporte apropriado, os cabos ficam atras escondidos, é diferente nao so em elegancia como praticabilidade.
O que a Microsoft já fez.
Talvez, que sendo assim foi copiado do Continuum da Microsoft que é uma funcionalidade simplesmente brutal, se o novo Dex tiver todas as possibilidades oferecidas pelo Continuum será uma boa aposta, mas tal como está de momento acho fraco e caro demais para o que oferece.
Motorola tbm fez algo do tipo a muito tempo. Esse windows continuam e apenas novidade
Fez e não foi para frente, tem ideia boa na hora errada ou nas mãos erradas…
É verdade. Na época o hardware nao era suficiente para rentabilizar a funcionalidade… Foi na epoca em que um dual core num telemóvel era uma bomba!!!
“Se até agora era apenas uma doca para carregamento e ligação ao monitor, esta nova versão terá de permitir ter o smartphone deitado para ser usado como rato ou como teclado. A ligação deverá ser mudada para uma porta USB-C, sendo cada vez mais o padrão da indústria.”
Não perecbi esta parte.
A DEX atualmente permite ligar um cabo de rede, um teclado e rato exterior (ou 2 dispositivos usb digamos assim) e um monitor. E so isto é muito mais que o adaptador da Huawei. A DEX alem disto tem conector usb-c onde encaixa o telemóvel e melhor ainda, além de estar a carregar o telemóvel, a propria base faz refrigiração ao telemóvel por meio de ventoinha evitando que o mesmo sobreaqueca.
Quando se usa o DEX, pode-se usar o mesmo como trackpad (rato).
Por estes motivos, PPLWare podem-me explicar o parágrafo que assinalei? dado que serve para muito mais que apenas carregar e ligar o ecra, já se liga via usb-c ao telemóvel, tem ventoinha de refrigiracao, usa-lo como rato, e ainda fazer autenticaçao via IRIS pois está numa posicao inclinada.
Obrigado.
Filipe deixa apenas corrigir o parágrafo em que dizes que faz muito mais do que o adaptador da Huawei!
É certo que nao ligas o Huawei directemente pois precisas de um cabo conversor usb-c para HDMI, mas tirando um.pequeno cabo não existe uma dock! Este cabo estou em crer que ate seja o mesmo utilizado na Nintendo switch!
Como o meu mate 10 mocha brown so esta disponível a partir do dia 15, la para o dia 20 actualizo a info
Isso não é o equivalente a um cabo MHL que existe desde 2010?
Essa “novidade” de poder usar o écran do smartphone como teclado e rato, já existe no Microsoft Lumia 950 há algum tempo
Com a vantagem que pode ser wireless sem a necessidade de um cabo.
Funciona a 100% na minha smartTV
+1
E podes ter diferentes configurações, desde usar o telemovel como rato e/ou teclado, usar o ecran de um portátil como monitor, e algumas outras brincadeiras são também possíveis.
Desculpa a estupidez, mas as minhas experiências com essas conecçoes pararam no ano 2012!
Eu tive um htc G1 que foi o primeiro Android a sair no mercado e com o 2.3 também dava para controlar o pc servindo de teclado ou trackpad.
No teu caso consegues usar o telemóvel como trackpad enquanto acedes as aplicações do telemóvel na tv? Parece-me pouco provável mas fico a espera da tua resposta!
Novidade no mundo Samsung!!
Ate parece que ja nao estão habituados a este tipo de novidades novas que ja existem na concorrência á perto de 10 anos!!
uma dock ligada por fios…
O conceito pode ser uma cópia mas esse é um futuro que eu apostava que a Microsoft e a Apple iriam disputar, mas pelo visto a Samsung vai sair na frente. E tenho a intuição que o projeto Remix OS encerrou pois foram todos contratados para trabalhar no Dex. Depois me digam se descobrirem. Um dia do nada os caras que estavam fazendo um certo sucesso encerram para projetos que ninguem mais ouviu falar…
Aposto que a MS ajudou a Samsung neste processo – e até deve estar a receber royalties e tudo.
A Apple nunca vai ter nada disto porque teria de morder a lingua primeiro.
La,la,la, qual é o smartphone que “run” Eclipse ide ? windows ios????
a apple que se dedique a https://www.xataka.com/tablets/xiaomi-no-podra-usar-la-marca-mi-pad-en-europa-segun-apple-y-la-union-europea-se-parece-demasiado-a-ipad
quem com ferro mata com ferro morre.
a Ms nei sei o que anda a fazer!!!!
USB c? Mas não estão já a usar isso?
Se copiar é vantajoso porque criticam os chineses.