Samsung Galaxy Nexus: evolução ou estagnação?
Por Francisco Franco para o PPLWARE.COM
O novo flagship da Google, o Samsung Galaxy Nexus, saiu dia 17 deste mês, em Inglaterra. É o primeiro telemóvel a vir com o novo Android 4.0, mais conhecido como Ice Cream Sandwich.
O entusiasmo relativo a este terminal tem sido enorme, tanto pela nova versão do Android, como pelas suas características a nível de hardware...mas será que em termos técnicos é uma evolução assim tão significativa ao ponto de se ter vindo a criar tanto burburinho à sua volta, ou é, e tem sido apenas uma questão de marketing?
Saiba a resposta, after the break!
O Samsung Galaxy Nexus vem com um ecrã de 4.65 polegadas, com 1280*720 pixéis de resolução (720p), com a tecnologia Super AMOLED HD PenTile com o vidro do ecrã curvo do género do Nexus S. Vem equipado com um dual-core a 1,2 GHz da Texas Instruments OMAP 4460 (ARM Cortex-A9) acompanhado com o GPU PowerVR SGX540 (o mesmo do Nexus S, mas a funcionar a 384 Mhz, praticamente o dobro da velocidade que o do S que está a 200mhz), 1 GB de memória RAM em dual channel. Tem também uma bateria de 1,750 mAh, câmara frontal com 1,3 MP, e a traseira com 5 MP. É capaz de gravar a 1080p, 4G, Wi-Fi a/b/g/n, Bluetooth, GPS, barómetro, NFC, e tem 16 GB ou 32 GB de memória interna.
Depois de se ler tantos termos técnicos e “bonitos” quase que chegamos à conclusão que este telemóvel é um verdadeiro "animal" em poder de processamento. Mas será que a evolução tecnológica é assim tão grande?
Pois bem, há quem diga que sim, há quem diga que não, mas eu defendo que não. E porquê? A inclusão de um chip da Texas Instruments é sem dúvida um ponto muito positivo tendo em conta todas as tecnologias que esse chip tem, mas podiam ter apostado num modelo mais recente que já está disponível há algum tempo, o seu irmão mais velho o OMAP 4470 que já vem com 1,5 - 1,8 GHz de fábrica, em vez do “velhinho” GPU SGX540 vem com um poderoso SGX544 com 384 MHz com um core dedicado para gráficos 2D (podendo muito bem ser aproveitado para renderizar a UI, deixando o core 3D para jogos e aplicações que usam 3D). Ainda vem com a RAM com interface dual channel com os clocks a 466 MHz. Este seria sem dúvida um grande passo em frente face ao seu concorrente da Apple e aos novos terminais que estão a aparecer já com dual cores a 1,5 GHz.
Já para não falar do ecrã, que, apesar de ter resolução HD, é um Super AMOLED, e não um Super AMOLED Plus (que equipa o Samsung Galaxy S2). Usa também a muito criticada tecnologia PenTile com pouca densidade de pixéis. O melhor comparativo em termos da importância da densidade de pixéis é o iPhone. Todos nós já nos maravilhámos com a qualidade do ecrã do iPhone, que tem apenas 3’5 polegadas, mas com a sua resolução 960x640 consegue atingir uma densidade de 326 ppi. Comparando com o ecrã do Nexus que tem resolução 720p, este apenas vem com 316 ppi de densidade!
Não obstante, este novo Nexus é um terminal fantástico, e espero conseguir arranjar um para poder desenvolver nele, pois vai ser provavelmente muito bem recebido pela comunidade de developers.
Considerando toda esta enxurrada de termos técnicos, será que vale investir neste novo terminal da Google? Será que esta evolução em termos de hardware é a que todos esperávamos? Ou será melhor esperar para investirmos em quad-cores que se pensa virem a aparecer no primeiro trimestre de 2012?
Fica aberta a discussão no espaço para comentários abaixo
Fica aberta a discussão no espaço para comentários abaixo
Este artigo tem mais de um ano
A única evolução parece-me ser mesmo so no OS, no resto como o Pedro disse e bem nao tem assim nada de inovação.
Eu como SE user, estou a espera dos dual-core ou quad-core da SE, que ja esta a tardar muito em aparecer algo.
Abraço
Vou esperar os Smartphone quad-cores, muito mais legal uahsu 🙂
Podiam ter apostado num Tegra3 que isso sim é uma bomba em processamento e gestão de consumos de bateria.
Lamento desiludi.lo,
http://www.fudzilla.com/mobiles/item/24935-tegra-3-slower-than-ipad-2-a5-gpu
Será bom para terminais de gama média, mas nunca fará concorrencia com a alta gama.
Estão apenas a comparar GPU’s. CPU e GPU são coisas diferentes.
precisamete, mas se algo que ainda não se comercializa e já está atras em GPU…vai la vai lol. Quando sair o Tegra3 já está o A6 cá fora ou outro CPU para Android qualquer melhor.
Tegra é para esquecer, não estejam com esperanças.
Mais uma bateria de testes:
http://www.nordichardware.se/nyheter/476-tablets/44691-tegra-3-ingen-match-foer-apple-a5-i-grafiktester.html
passará ao lado penso eu no mercado dos telemoveis, talvez tenha mercado nos tablets penso que sim.
Boa noite ,
Claramente esperar pelos quad-cores .
Eu estou mais interessado nas reviews do Ice Cream , os terminais esses vão certamente surgir cada vez mais artilhados .
Cumprimentos
Serva
Vai sair muito em breve uma pequena preview do Ice Cream Sandwich, stay tuned!
Já está no forno 🙂
Sem duvida vou esperar por um com Tegra 3 nem que tenha de mandar vir um motorola, mas preferia samsung.
A única coisa que gostei neste telemovel foi o design e o ecran (O.S. tb claro)
E mesmo assim o ecran tem demasiada resolução para um telemovel na minha opinião.480p ou qHD era o ideial para um ecran com 3.5 a 5 polegadas, 720p é demais.
Gasta mais a bateria alem de puxar mais pelo cpu no geral.
Não sei se será grande pistola Tegra3~
http://www.nordichardware.se/nyheter/476-tablets/44691-tegra-3-ingen-match-foer-apple-a5-i-grafiktester.html
Os relatos que pode ler em sites imparciais são bastante claros, será mais fraco que os A5, terá mercado com a proxima geracao ja a ser fabricada e o Tegra3 ainda na forja ?
Deixo a questao
Cumpts
Os benchmarks que há. Resumo:
Navegação (browser e javascript) – ganha o Galaxy Nexus ao iPhone 4S e restantes Android. É possível que se note alguma diferença na navegação na internet (o Android 4 não traz flash).
Capacidade de processamento e gráfica – ganha o iPhone 4S com larga margem. O Galaxy Nexus fica atrás de outros Android. Jogos e outras tarefas gráficas intensas devem sair bastante melhor no iPhone 4S.
http://www.anandtech.com/show/5133/galaxy-nexus-ice-cream-sandwich-initial-performance
Não ganha em capacidade gráfica, o iPhone vem com o irmão mais velho da SGX540 que vem no Nexus, a SGX543. Em capacidade de processamento não dá para comparar porque o iPhone vem underclocked de fábrica, a 800mhz, contra os 1,2ghz do Nexus.
Se não dá para alterar o clock no iphone, então compara-se com o clock de origem. Afinal de contas é assim que ele vai ser utilizado, por isso a comparação é justa.
É exactamente porque os chips (CPU/GPU)) dos smartphones não deverem ser medidos em MHz/GHz que se faz os benchmarks.
Os benchmarks dão indicações de como os equipamentos funcionam em condições reais. Resumindo, o chip do iPhone 4S a 800 MHZ, em capacidade de processamento e gráfica, está muito à frente do Galaxy Nexus.
Claro que uma parte do desempenho também tem que ser atribuída ao sistema operativo.
Estagnar? Não concordo. Podiam apostar em melhor hardware como dizes mas será que compensava depois o enorme sacrifício no preço e na bateria?
O primeiro telemovel quad-core sai, se nao estou em erro, em Janeiro.
http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=3210&c=htc_edge
Mas em relação a este artigo, acho o telemovel muito interesante, e acho que é uma evolução. Um dos melhores e ultimos dos dual-core topo de gama. Podia era ter vindo um pouco mais cedo…
A comparação com o ecrã do iphone não me pareceu muito justa. Em termos de ppi duvido que alguém note diferença de 326 para 316ppi, e em termos de cor este super amoled será muito superior.
Depois este telefone introduziu uma novidade que é a ausência de teclas.
Em termos de specs a Samsung não deve ter querido fazer um Nexus demasiado potente, senão quem compraria o SGSII?
Boas..
Este telefone introduziu uma novidade a nível de teclas(ou falta delas) na gama Android/IOS , porque a nível de smartphones, isso já não é novidade, pois o Nokia N9 já não trás teclas!!
cmps
Pessoalmente continuo a preferir as teclas. Acho que a tal historia de nao ter teclas porque a Apple dita as regras acho que foi uma ma aposta no mundo dos smartphones. Ha cada vez menos novas maquinas com um teclado. Eu nao gosto de ver o ecra do telefone com dedadas. Mas gostos sao gostos. Um dia destes alguem vai lembrar-se que afinal as teclas ate nao era mau de todo.
a inovação está no SO, que foi completamente remodelado, por isso sim, compreende-se o burburinho, a verdadeira pergunta devia ser, iphone 4s: o porque de tanto burburinho, SO = ao de sempre, n muda, tem o mesmo look que tinha há 4 anos, hardware igual ou inferior ao que havia na concorrência, SIRI uma app que havia na Appstore que foi comprada pela Apple e integrada no SO com algumas melhorias
Eu não estou a comparar o SO, isso vem num artigo futuro, estou apenas a comparar hardware.
Para além de dar para desbloquear com um retrato, o que traz de novo que a “concorrência” não tenha?
Filtro de tráfego de raiz no SO, ecrâ 720p, ecrâ côncavo para melhor aderência, etc
Eu cá continuo à espera que o Huawei Honor chegue a portugal, que em relação a este vejo a diferença no ecrã, que prefiro o do Huawei devido ao seu tamanho e poucas mais diferenças relevantes encontro.
A principal diferença que espero vir a encontrar é o preço do Huawei ser menos de metade deste galaxy nexus.
Huawei com processador dual core a 1.4ghz, 1gb de ram e 4gb de espaço. Camara traseira de 8Mp e dianteira de 2Mp.
Venha ele ao preço que a Huawei nos têm abituado…
Também estou a aguardar as primeiras reviews a esse modelo, parece que sairá antes do final do ano.
Estive para comprar o Huawei Ideos X5, na altura que cá apareceu, dado o excelente hardware que tem e uma comunidade muito activa (o autor deste artigo incluído) mas aquela curvatura no topo e em baixo não me entusiasma nada…
Por mim quando comprar algum gadget nunca mais vou ás chinezices, não é xenofobia é mesmo pk o barato sai caro, nem huawei nem ZTE.
Os specs desses telemoveis parecem ser sempre demasiado bons para o preço, e é verdade, é sempre material de segunda, memoria mais lenta, cpu nem se compara (apesar de ter os mesmos Mhz/cores), nem menciono os ecrans, as baterias não duram nada, a camera é miseravel etc.
Depois de experimentar uma marca em condições (samsung por ex) e uma chinesa (zte) fiquei sem duvidas.
Paguei 60€ pelo meu ZTE Blade desbloqueado pelo preço foi mesmo um negocio da china, nao me queixo do aparelho apesar de alguns problemas que tenho tido mas tambem abuso um bocado dele para dizer a verdade.
Já tive um Huawei e agora tenho um ZTE Blade…
Não me queixo em nada… Não deve muito ao meu HTC Desire.
O processador do Huawei não é dual-core, vê bem.
http://www.gsmarena.com/huawei_u8860_honor-4197.php
Sim, e nem é nada de especial, o GPU já é antigo, e esse Scorpion CPU já começa a ficar um pouco gasto (mesmo que este seja Turbo, ou seja tenha esteróides).
“Todos nós já nos maravilhámos com a qualidade do ecrã do iPhone, que tem apenas 3’5 polegadas, mas com a sua resolução 960×640 consegue atingir uma densidade de 326 ppi. Comparando com o ecrã do Nexus que tem resolução 720p, este apenas vem com 316 ppi de densidade!” lol
Realmente dizer que o iphone é bom com 326ppi e que o android apenas vem com 316ppi… 10ppi não é significativo!
O Android 4 traz coisas excelentes para os smartphones android, como é o caso do Http Live Stream, Fragments e melhoria de performance 2D/3D.
Para além disso traz um redesign do aspecto gráfico.
Com isto, nem tudo são MHz ou pixeis. Para isso isso compravas um acer em vez do teu mac!
Lê lá melhor o que escrevi. Eu comparei o ratio entre a resolução do iphone x ppis e a resolução do Nexus x ppis.
O que interessa é como fica em termos de nitidez, por isso uma comparação mais relevante seria com os futuros dispositivos HD sem ser pen tile.
Concordo contigo.
Isso de comparar os ppi dos telemóveis para ver qual é melhor é a mesma coisa que dizer que uma full hd de 22 polegadas é melhor do que uma de 37 ou 40 porque tem mais ppi…não faz grande sentido. Ainda por cima sendo em diferenças de tamanho tão pequenas.
O meu sensation tem uma resolução idêntica à do iphone, e sinceramente não noto diferença a ver fotos ou ver filmes, só mesmo que no meu a imagem é maior.
Concordo contigo.
Isso de comparar os ppi dos telemóveis para ver qual é melhor é a mesma coisa que dizer que uma tv full hd de 22 polegadas é melhor do que uma de 37 ou 40 porque tem mais ppi…não faz grande sentido. Ainda por cima sendo em diferenças de tamanho tão pequenas.
O meu sensation tem uma resolução idêntica à do iphone, e sinceramente não noto diferença a ver fotos ou ver filmes, só mesmo que no meu a imagem é maior.
desculpem o post duplicado…
Ando para comprar um android, depois de uma experiência frustrante com o iphone3G. Este era um dos telemóveis que tinha considerado para o substituir, mas o preço e o tamanho relativamente grande sempre foram grandes contras.
Mais ainda, o facto de não ter suporte a microSD, deixou-me um bocado a torcer o nariz.
Alguém sabe quando está prevista a saída dele em Portugal?
Já agora, alguém me pode dizer bons telemóveis android, alternativos a este, que tenham saído recentemente ou estejam para sair?
Discordo em alguns pontos da análise do autor.
O ecrã do Galaxy Nexus é muito superior ao Super AMOLED Plus, Super AMOLED HD, que foi apresentado no momento da apresentação do Galaxy Nexus. Também se por ver pela quantidade de Pixels Per Inch mínimos de cada um deles, 350 PPI do Super AMOLED HD contra os 300 PPI do Super AMOLED Plus.
Apesar de haver uma versão superior ao processador usado no equipamento, a questão recai sobre o consumo de energia que a outra versão faz… O TI OMAP 4460 de origem trás 1.5GHz, mas apesar na sua velocidade original fazer um excelente consumo em comparação com a concorrência, tiveram de reduzir para 1.2GHz.
Acho que algumas reviews feitas por ai ao hardware do Galaxy Nexus estão incorrectas.
Hélder,
Então vens discordar de alguém que domina o assunto? 🙂
Não é a questão se o rapaz domina ou não… eu não questionei o conhecimento do rapaz.
Simplesmente baseei-me nas specs do Galaxy Nexus…
O Super AMOLED Plus é a versão seguinte ao Super AMOLED, mas o Galaxy Nexus trás um Super AMOLED HD (que foi lançado em Setembro deste ano), que é a versão a seguir do Plus.
Podes sempre consultar aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Super_AMOLED#HD_Super_AMOLED
E quando sair o novo Galaxy, vais ver se não virá um Super AMOLED HD superior ao usado no Galaxy Nexus, já a Samsung fez quando lançou o Galaxy S2.
Agora questionando factos concorrenciais, achas que a Google iria permitir um lançamento de um equipamento inferior aos actuais no mercado? Nem a Samsung iria querer isso.
Quer dizer, nenhuma marca de topo o iria fazer, a não ser que fosse um equipamento de baixa gama.
Eu não estou a questionar a análise do Francisco Franco quando ele diz que o hardware poderia ser melhor, concordo com ele nesse ponto, mas discordo, que o Super AMOLED HD é inferior ao Super AMOLED Plus.
Algum hardware (incluindo o ecrã) que o Galaxy Nexus tem, é a entrada da nova gama de hardware que a Samsung irá usar nos seus próximos equipamentos.
Sim, correcto em tudo, menos numa coisa: o “Plus” significa que a matriz a ser usada é RGB em vez do Pentile, e é aqui que o ecrã do SGS2 ganha. Basta googlares um pouco sobre matriz RGB e Pentile.
Se o dizes…
Não vou duvidar. 🙂
Hmm… Enganas-te, é mesmo um Super AMOLED normal com matrix Pentile, apenas tem resolução HD. O Super AMOLED Plus do SGS2 é que tem uma matrix RGB. Em termos de qualidade de ecrã o do SGS2 é melhor, o Nexus compensa é pela resolução brutal.
Em relação ao CPU isso do consumo de energia para mim é um disparate, os CPUs quando estão em idle, estão power collapsed, podiam estar a 20ghz gastavam o mesmo, logo não vejo que possa ser por aí, lamento.
Para ser sincero não acho telemóvel nada de mais, o melhor será o SO android 4.0 e o ecrã que ao contrario do que pretendem que é retirar o poder dele de fazer a diferença. Acho que é o melhor do mercado, pois prefiro um 3,5 a 4 polegadas por uma diferença de 10ppi, pois o tamanho faz a diferença.
Quanto ao resto dos specs eu creio que não saiu com eles mais puxados para também não subir o preço do aparelho que acredito que deva rondar os 400 euros fixo a operadoras.
Deste modo que quer um telemóvel de gama alta e não quer gastar muito dinheiro opta por este, visto que a Samsung já subiu a parada para 500 euros. Já para não esquecer que este modelo tem se a certeza que vai ser actualizado a tempo e horas.
Tambem sejamos sinceros o nexus da google nunca apostou para topo de gama, foi sempre demasiado caro para a máquina que era com specs um pouco abaixo de topo de gama.
O ponto forte nos nexus sempre foi o O.S.
E para minha infelicidade com este telemovel continuam com a mesma filosofia.
Podia ser uma coisinha mais poderosa 🙂
“o iPhone, que tem apenas 3’5 polegadas, mas com a sua resolução 960×640 consegue atingir uma densidade de 326 ppi. Comparando com o ecrã do Nexus que tem resolução 720p, este apenas vem com 316 ppi de densidade!”
Como se 10dpi’s fosse uma grande diferença…
Neste aspecto concordo.
Contudo, concordo com o artigo, acho que o nexus nao é mais do que um wipe de novidade mas que realmente nao é nada de extraordinario face ao samsung galaxy s 2.
Espero pelo SGS 3
So um reparo, essa parte do ecra do iphone vs este é mal feita na minha opiniao. Um ecra com mais 1” que o do iPhone e tem uma diferença de apenas 10dpi nao se pode considerar mau o negocio… Pelo contrario eu considero um exelente ratio.
Aceito, são pontos de vista, obrigado pela opinião 😉
Isto qq dia é os ecrans Super AMOLED Plus GT Mega Super Extra Special
A questão relativa à densidade do ecrã é uma falta questão. Estamos a falar de um ecrã com mais de 1 polegada de dimensão e que tem (aprox.) a mesma densidade.
Este até é um dos pontos bastante debatidos no mundo iPhone uma vez que a Apple poderá ter problemas no seu próximo telemóvel uma vez que poderá ter de “baixar” ligeiramente a densidade o que em termos de marketing poderá ser um problema.
Só para se ter uma noção. Um ecrã de 21.5” FULL HD tem uma densidade de cerca de 102PPI o que é 3x menos(!!) que tanto o iPhone como este Galaxy Nexus.
Penso que o papel da Google nunca é trazer o topo de gama do momento, mas sim um telemovel equilibrado e funcional que demonstre as máximas potencialidades do seu novo SO.
Como já referiram a principal inovaçao será mesmo o ICS, cujas novas funcionalidades são muito boas. Também a dimensão do ecrã é muito boa.
São estes os dois factores que sinceramente agradeçia no meu SGS, agora tanta potência acho um exagero.
Sinceramente não estou a pensar trocar de smartphone tão cedo, até porque a crise não deixa.
muito original o “after the break”… engadget.com
ja não basta copiarem as reportagens, têm mesmo de copiar os pounch lines??
Podes colocar o link deste artigo no engadget.com por favor? Já que foi copiado, como dizes, deve estar lá.
Não sabia que tinham uma versão do site em português.
A ideia com que fico é que a samsung antes produzia o melhor para a google lá meter o seu sistema mais recente, com o os samsung galaxy o próprio nome da samsung começou a ganhar mais prestígio no mercado e como tal acho que agora fazem um nexus mt bom mas deixam para arma secreta os galaxy para ser um SAMSUNG galaxy o topo de gama em vez de um NEXUS que toda a gente sabe que é da google mas nem todos sabem que também é um samsung.
outra coisa, pelo que tenho lido não se percebe q é pentile, e depois do ‘hands on’ é unânime que é o melhor ecrã que a maioria já viu, e já vi inclusivamente no gizmodo a chamarem-lhe superAmoledPlus
outra coisa, uma diferença de 10 dpi’s entre o iphone 4 que tem 3.5″ de ecrã e um com 4.65 é no minimo negligenciavel, prefiro o HD a ter +100 dpi’s que o iphone, aliás já vi muitos donos de iphones dizerem que preferiam ter um ecrã maior nem que tivessem que sacrificar dpi’s
o que quero dizer em relação ao ecrã é que as reviews dizem que não se nota o pentile display
Só o facto de ser um telefone Google compensa logo a partida as pequenas falhas, so pelo simples facto de nãoi termos de andar a mudar de roms porque o fabricante não mexe uma palha….
Se alguem quiser o meu Galaxy S2 vendo….:P
Boas,
Tenho um e estou bastante satisfeito! Ainda para mais desbloqueado por 400€ na Fnac…
Impecável!
Aconcelho.