Samsung finalmente adota uma função do Android que outros usam há vários anos
A Google tem procurado melhorar o Android e dar-lhe novidades que depois disponibiliza a todos os fabricantes. Estas funcionalidades são, por norma, positivas e aproveitadas ao máximo. A Samsung parece agora ter começado a usar uma das mais interessantes, associada às atualizações, depois de todos os outros fabricantes a terem aproveitado para os seus smartphones.
O tema atualizações sempre foi complicado no universo Android. As marcas muitas vezes optam por não investir nesta área, deixando os seus smartphones abandonados e expostos a problemas de segurança que poderiam ser simples de contornar e de prevenir.
Para melhorar esse processo, a Google trouxe há alguns anos os Seamless Updates, que garantem instalações das atualizações mais rápidas. Estas são feitas em fundo e numa área diferente do armazenamento, resultando depois num processo de instalação mais rápido.
A Samsung parecia ter alguma resistência em adotar este processo, não o usando nos seus smartphones, sem uma razão óbvia. Isso parece mudar agora, com a última atualização que chegou ao Galaxy A55. Como foi relatado por várias fontes, desta vez o Seamless Updates está presente.
Samsung may have finally implemented seamless updates on their Android devices! When updating the new Galaxy A55 5G, users have noticed that the software update screen now shows a "downloading and installing" as well as "verification" steps.
In addition, @TheMobileIndian… pic.twitter.com/3Xk8iQZ3gz
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) March 21, 2024
Como pode ser visto na imagem acima, a interface da One UI está mudada e tem mensagens diferentes. Agora indica que está a "descarregar e instalar" a atualização, passando depois para a fase mais simples. Neste caso o botão refere apenas que reiniciará e o processo termina.
Para quem não conhece o Seamless Updates, este permite que os dispositivos instalem uma atualização em segundo plano e apliquem a atualização na arrancar. Embora normalmente seja mais lento e possa consumir mais armazenamento, a partição A/B permite uma instalação mais segura, pois em caso de problemas, pode ser revertido para a versão anterior do software.
Não se sabe se esta forma de atualizar o Android será alargada a outros smartphones Samsung e nem como isso irá acontecer. Este processo vem normalmente preparado de fábrica e sempre antes de chegar às mãos dos utilizadores. No caso de novos equipamentos isso deverá passar a ser o padrão.
Ainda espero pela altura que a Samsung me deixe usar um cartão micro SD como armazenamento interno como deveria ser possível desde sei lá quanto tempo.
Pois, a instalação de alguns softwares no microsd poupava imenso espaço na memoria interna, mas pronto…