RTP Android – aplicação nativa da RTP
Foi lançada no passado dia 14, no Android Market, uma aplicação anunciada pela RTP e Samsung Electrónica Portuguesa que permite aceder a conteúdos de áudio, vídeo e texto com actualização em tempo real.
A aplicação RTP Android é a primeira aplicação portuguesa do sector dos media disponível para o SO móvel da Google. Esta aplicação permite aceder às áreas de Notícias e Desporto e à programação de todos os canais de televisão e rádio da RTP.
Esta aplicação foi concebida a pensar nos tablets, enquadrando-se para tamanhos de ecrã de maior dimensão. O utilizador poderá aumentar o tamanho da letra, para uma melhor leitura, e optar por ver a aplicação em modo horizontal ou vertical, através de um simples movimento do dispositivo. No entanto em ecrã mais pequenos (não os mais pequenos), na posição horizontal existem algumas dificuldades em visualizar a informação.
A RTP detém uma presença bastante significativa, no segmento da internet móvel, com versões do seu site especialmente adaptadas para vários dispositivos móveis (m.rtp.pt e i.rtp.pt).
Com a disponibilização da aplicação para o sistema Android, utilizado na maioria dos smartphones, a RTP reforça a sua oferta de conteúdos no mercado, estando igualmente prevista para breve a disponibilização de uma aplicação para outros SOs móveis. A RTP dá assim mais um passo na introdução de soluções inovadoras visando a universalidade de acessos aos seus conteúdos.
Esta aplicação encontra-se na versão 1.0 e, talvez por isso, contém alguns problemas:
- inibe o modo de inactividade do ecrã assim que se abre a aplicação, mesmo depois de a "fechar" e passar para background, ou seja, a iluminação do ecrã não desligará automaticamente (passado o tempo definido) a não ser que seja forçado o fecho da tarefa/processo ou seja reiniciado o sistema;
- sempre que se muda de janela (entre Notícias, Desporto, Guia TV e Guia rádio) é sempre necessário de carregar informação proveniente da internet, processo esse que demora cerca de 2~3 segundos, ao invés de guardar a informação em cache por alguns minutos (já que a actualização poderá ser forçada);
- a existência de uma barra cinzenta, inútil, acima dos botões na parte inferior do ecrã. Isso traduz-se a que, num ecrã de média ou baixa resolução, não seja possível visualizar convenientemente a informação dado o curto espaço disponível;
- a reprodução de vídeo não funcionou, alegando impossibilidade de reprodução.
A aplicação RTP Android foi optimizada para a versão 2.2 do Android (froyo) e requer uma ligação WIFI ou 3G/HSDPA.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.2+
Download: RTP Android [356 KB]
Homepage: RTP
Este artigo tem mais de um ano
Esta aplicação é o espelho dos problemas que trazem as constantes actualizações do S.O. do Android. Quer dizer, qualquer pessoa com a versão 2.1 (ou inferior) é desprezada porque quem produziu esta aplicação para a RTP partiu do principio de que só a versão 2.2 (para cima) é que interessa.
Eu acho que o procedimento não é o mais correcto e poderia facilmente ser evitado. E ainda bem que nem toda a gente que desenvolve aplicações pensa da mesma forma, senão lá teríamos de nós todos actualizar para a versão 2.2, mesmo que não pudéssemos, se é que me estou a fazer entender.
São este tipo de atitudes que acabam por desfragmentar toda uma comunidade com Android.
Mas isso será muito comum no Android. É o tal problema da fragmentação. Se a Google pretende equipar vários segmentos de equipamentos, terá de ter várias versões e consequentemente vários níveis de funcionalidades.
Há coisas boas e outras más neste tipo de estrutura. Mas será um problema crescente pois no mesmo ano a Google poderá lançar várias versões e com isso muitos utilizadores das primeiras versões ficarão a ver navios.
Por outro lado é um incentivo a inovar face à constante actualização e suporte por parte do SO.
A culpa neste caso é toda de quem fez esta aplicação e nem é tanto da Google. Deveriam ser permitidas mais versões. Imagine-se o que seria se todos os que desenvolvem aplicações fizessem como se fez neste caso.
Não deve demorar muito para que surjam aplicações exclusivas só para a 2.3 (e os detentores da 2.2 ficam a mamar). E tudo isto num espaço de poucos meses.
O que eu acho é que a Google anda a uma velocidade e tudo o resto (ou quase tudo) não a acompanha e depois criam-se estas injustiças.
A culpa é de ambos, é da Google por ter criado um SO móvel que permite que haja fragmentação e de quem desenvolve as aplicações por não suportar todas as versões do SO.
No entanto, é mais da Google.
A questão é que sim, atualmente só há 4 versões (a 2.1, a 2.2, a 2.3 e a 3) e portanto ainda não é incomportável suportar todas, mas e daqui a 1 ano ou 2 quando houver, a continuar ao ritmo atual, umas 7 ou 9? E daqui a 5 anos?
Não… o culpado disto tudo foi o BigBang, não achas?
A versão 2.1 existe ainda, infelizmente, em bastantes modelos, mas a Google nada tem a ver com isso. A culpa é inteiramente dos fabricantes que, por questões de marketing, dão um suporte de duração curtíssima de modo a venderem novos equipamentos cuja vantagem é uma nova versão do Android. Ora, isso é ridículo e é aí que a Google deveria tomar medidas e criar restrições. Mas no fundo, trata-se de open-source e aí complica-se…
O problema é que os fabricantes de telemóveis estão no negócio de… vender telemóveis. Se depois correm o Android ou o que for, desde que se venda, tanto se lhes dá.
O facto é que quem não criou uma forma centralizada de atualizar o SO foi a Google.
Não estou a dizer que o conseguisse fazer, e os problemas que a Microsoft tem tido para atualizar o WP7 mostram que se calhar não é assim tão fácil fazê-lo, mas a Google escolheu não o fazer deliberadamente sabendo perfeitamente que os fabricantes de telemóveis só os atualizam quando o rei faz anos ou nunca (sim, estou a olhar para ti Samsung!)
Essa decisão é responsabilidade da Google, e a fragmentação que se começa a ver cada vez mais tem como causa primeira essa decisão.
no sistema android é tão quase façil mudar da 2.1 para a 2.2 como instalar uma aplicação do market… esta é que é a GRANDE DIFERENÇA!
Quanto á aplicação em si… está muito boa… mas tenho a certeza que irá melhorar 🙂
Por falar em RTP, já viram as noticias?
Agora o VW Golf vai passar a ser taxado a 6%.
Já reservei dois!!!
https://www.youtube.com/watch?v=k6oAsbbQ60g&feature=player_embedded
Lol. Boa montagem. Esses sacanas do governo andam a gozar com toda a gente.
Não é montagem… eu vi isto em direto ontem LOL
a rtp pôs mesmo essa noticia no ar!
Isto é do melhor que há.
É uma vergonha existirem situações destas.
Devem pagar muito mal as pessoas, para o trabalho ter esta qualidade…
Não da para ver os videos-on-demand que têm no site.
Pergunto para que serve esta aplicação se não me permite ver o trio d’ataque deitadinho na minha cama? Lixo autêntico esta app… Vergonhoso mesmo, para isto mais valia não terem feito nada.
Deviam rolar cabeças depois disto… O gajo que escreve livros cópia do Dan Broen devia de ser despedido por este lixo andriodiano que a rtp produziu…
ups n era aqui… 😡
Senhor Vitor M da para corrigir?
Ao ler o teu comentário pensei que estavas a falar de algo em falta na aplicação, mas depois de ler o nome do programa reparei que afinal não é uma falha, mas sim uma mais valia.
É pecado gostar de futebol? E citei o Trio d’ataque como exemplo paradigmático…
Mas pronto… Haters gonna hate… que se há-de fazer?
@Mário
Eu também gosto do futebol, mas da parte em que duas equipas jogam durante 90min as tentar marcar golos uma à outra. Quanto a tudo o resto para além disso… Admito que sou um hater de todo o tipo de telenovelas, sejam ficção, sejam futebolescas (não serão essas ficção também?).
Não foi a RTP que produziu, foi a Dom Digital.
Algo que não mencionei foi a impossibilidade de consultar, sequer, a programação sem ser necessário ligação à rede…
A aplicação deveria guardar a informação dos 3 dias que possui para consulta e ser possível usá-la sem ser necessário ir buscar dados ao servidor.
lmao, n é montagem fui confirmar agora e puzeram mesmo o clip do VW Golf!
http://www0.rtp.pt/play/index.php?radiocanal=#/?tvprog%253D1098%2526idpod%253D53209%2526fbtitle%253DRTP%20Play%20-%20JORNAL%20DA%20TARDE%2526fbimg%253Dhttp%253A%252F%252Fimg.rtp.pt%252Fmultimedia%252Fscreenshots%252Fjornaltarde%252Fjtarde_1_20110315.jpg%2526fburl%253Dhttp%253A%252F%252Fwww.rtp.pt%252Fplay%252F%253Ftvprog%253D1098%2526idpod%253D53209
aos 18 minutos
Funciona bem no Samsung Galaxy S (2.2 froyo).
Os vídeos correm bem (tenho o plugin de flash instalado).
Realmente é pena a inútil barra cinzenta e não guardar em cache as informações da net.
Outro inconveniente é não se poder mover para o cartão sd.
Quanto ao problema referido sobre a manutenção do ecran sempre iluminado após fechado, não se verifica neste aparelho.
Tens falta de espaço , para teres que mover as aplicações para o SD? Com o Galaxy S isso nunca me aconteceu.
Pode não ser útil para ele mas será para outros. Talvez isso reflicta a escassez de funcionalidades e optimizações nesta aplicação… para já, espero.
Tenho o LG P500 e ficou muito lento após a instalação desta aplicação.
precisa de flash para ver video?
Se precisa ou não, não sei… Mas se sim, é ridículo.
Vejo vídeos em tudo quanto é sítio, sem flash. Vejo no youtube, vimeo, até vejo os da sapo, sic e afins com um browser adequado. Enfim… mas se tencionam adaptar a outros SOs, essa política terá que mudar.
A aplicação é um pouco lenta, as actualizações são forçadas sempre que se muda de separador o que poderia ser contornado… A barra cinzenta que se vê é para publicidade. No meu equipamento aparece a publicidade e em relação aos vídeos tem a ver com os formatos disponibilizados pela RTP, que não é compatível com todos os equipamentos.
bom bom era disponibilizarem nessa mesma aplicação a possibilidade de streaming, uma vez que ja a teem no site “normal” da rtp
Se o teu smartphone suportar flash, poderás usar este site: http://www.rtp.pt/play/. Isso sim, de excelente qualidade.
obg .. suporta SGS com moded kernel da voodoo + darkys rom v9.3 😛
eu sei de outros sites de streaming mas sao todos orientados a pc e nao propriamente smartphones era isso que estava a sugerir para a aplicação.. qq das formas obg
A aplicação do SAPO não se enquadra no mesmo sector desta da RTP: sector dos media? Se se enquadra no mesmo a da RTP não será a primeira aplicação portuguesa do sector mas sim a do SAPO que pelo que sei está já se encontra disponível há algum tempo, vejo isto pelo site deles porque infelizmente não tenho nenhum android. Podem ver em : http://mobile.sapo.pt/apps/android sendo a mais parecida com esta a SAPO mobile
O que quis dizer, com aquela frase, foi referente a um canal de televisão: é o primeiro canal de televisão a lançar uma aplicação para Android.
Olá,
A aplicação em si está boa, faltam funcionalidades de partilha, comentar notícias (que depois aparecem no site) e talvez de pesquisa. Algumas optimizações de cache, como aqui referido, podiam ajudar a ter uma melhor navegabilidade.
No meu HTC Hero (com Android 2.2) os vídeos deram e não tenho o flash, mas um amigo tem o TMN A1 (com mod) e já não deu! Penso que será algo relacionado com os equipamentos e não da aplicação em si.
Se os vídeos forem os que usam no i.rtp.pt então têm mesmo muita qualidade (excelente para quem tem iPhone), logo, bastante banda a ser usada e poderá ser que os aparelhos mais fracos não “aguentarem a carga”, 😐 !
Veremos nas versões futuras como isto evolui.
No LG-P500 não funciona muito bem. Tem de se instalar um plug in flash? Qual?
Não sei se o plugin do Flash poderá resolver o seu problema.
Se quiser experimentar, aceda aqui:
http://pt.appbrain.com/app/flash-player-10-1/com.adobe.flashplayer
Para a semana sai um importante update do plugin do Flash Reader, que corrigirá uma vulnerabilidade do actual.
Boas.
Não percebo a imagem desta notícia… então o Cristiano ronaldo regressa aos convocados do Mourinho no parlamento ? (imagem da notícia) 🙂
Tem bom aspeto num Nexus S, mas confesso que já estou habituado à versão m.rtp.pt que passa facilmente por uma aplicação mobile friendly.
Algumas queixas: mistura entre SW e HW navigation; notícias sem imagens (O glorioso ainda se safa!); caching issues; não percebo a barra vazia no fundo da homepage (ad broken?); scroll de selecção de canais pouco intuitivo; páginas EPG de rádio despidas; homepage – 30% do écran para header é excessivo.
Em suma, faltam aqueles detalhes que puxam a diferenciação e delight em aplicações nativas. Good try, mas pode e deve ser bem melhor.
Abraços.
Olá, como responsável pela equipa que desenvolveu a aplicação (www.domdigital.pt), agradeço a apreciação do pplware e os comentários de todos. Nisto do Android estamos sempre todos a aprender e estes debates ajudam a todos. Informo que a RTP e Dom Digital vão lançar em breve uma nova versão que resolve alguns dos problemas e aproveita algumas das sugestões aqui descritas. Obrigado e um abraço.