PplWare Mobile

RTP Android – aplicação nativa da RTP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Valter Sousa says:

    Esta aplicação é o espelho dos problemas que trazem as constantes actualizações do S.O. do Android. Quer dizer, qualquer pessoa com a versão 2.1 (ou inferior) é desprezada porque quem produziu esta aplicação para a RTP partiu do principio de que só a versão 2.2 (para cima) é que interessa.

    Eu acho que o procedimento não é o mais correcto e poderia facilmente ser evitado. E ainda bem que nem toda a gente que desenvolve aplicações pensa da mesma forma, senão lá teríamos de nós todos actualizar para a versão 2.2, mesmo que não pudéssemos, se é que me estou a fazer entender.

    São este tipo de atitudes que acabam por desfragmentar toda uma comunidade com Android.

    • Vítor M. says:

      Mas isso será muito comum no Android. É o tal problema da fragmentação. Se a Google pretende equipar vários segmentos de equipamentos, terá de ter várias versões e consequentemente vários níveis de funcionalidades.

      Há coisas boas e outras más neste tipo de estrutura. Mas será um problema crescente pois no mesmo ano a Google poderá lançar várias versões e com isso muitos utilizadores das primeiras versões ficarão a ver navios.

      Por outro lado é um incentivo a inovar face à constante actualização e suporte por parte do SO.

      • Valter Sousa says:

        A culpa neste caso é toda de quem fez esta aplicação e nem é tanto da Google. Deveriam ser permitidas mais versões. Imagine-se o que seria se todos os que desenvolvem aplicações fizessem como se fez neste caso.
        Não deve demorar muito para que surjam aplicações exclusivas só para a 2.3 (e os detentores da 2.2 ficam a mamar). E tudo isto num espaço de poucos meses.

        O que eu acho é que a Google anda a uma velocidade e tudo o resto (ou quase tudo) não a acompanha e depois criam-se estas injustiças.

        • carlos says:

          A culpa é de ambos, é da Google por ter criado um SO móvel que permite que haja fragmentação e de quem desenvolve as aplicações por não suportar todas as versões do SO.

          No entanto, é mais da Google.

          A questão é que sim, atualmente só há 4 versões (a 2.1, a 2.2, a 2.3 e a 3) e portanto ainda não é incomportável suportar todas, mas e daqui a 1 ano ou 2 quando houver, a continuar ao ritmo atual, umas 7 ou 9? E daqui a 5 anos?

          • Hugo Cura says:

            Não… o culpado disto tudo foi o BigBang, não achas?

            A versão 2.1 existe ainda, infelizmente, em bastantes modelos, mas a Google nada tem a ver com isso. A culpa é inteiramente dos fabricantes que, por questões de marketing, dão um suporte de duração curtíssima de modo a venderem novos equipamentos cuja vantagem é uma nova versão do Android. Ora, isso é ridículo e é aí que a Google deveria tomar medidas e criar restrições. Mas no fundo, trata-se de open-source e aí complica-se…

          • Carlos says:

            O problema é que os fabricantes de telemóveis estão no negócio de… vender telemóveis. Se depois correm o Android ou o que for, desde que se venda, tanto se lhes dá.

            O facto é que quem não criou uma forma centralizada de atualizar o SO foi a Google.

            Não estou a dizer que o conseguisse fazer, e os problemas que a Microsoft tem tido para atualizar o WP7 mostram que se calhar não é assim tão fácil fazê-lo, mas a Google escolheu não o fazer deliberadamente sabendo perfeitamente que os fabricantes de telemóveis só os atualizam quando o rei faz anos ou nunca (sim, estou a olhar para ti Samsung!)

            Essa decisão é responsabilidade da Google, e a fragmentação que se começa a ver cada vez mais tem como causa primeira essa decisão.

    • Mig@s says:

      no sistema android é tão quase façil mudar da 2.1 para a 2.2 como instalar uma aplicação do market… esta é que é a GRANDE DIFERENÇA!

      Quanto á aplicação em si… está muito boa… mas tenho a certeza que irá melhorar 🙂

  2. Simões says:

    Por falar em RTP, já viram as noticias?
    Agora o VW Golf vai passar a ser taxado a 6%.
    Já reservei dois!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=k6oAsbbQ60g&feature=player_embedded

  3. Costa says:

    Funciona bem no Samsung Galaxy S (2.2 froyo).

    Os vídeos correm bem (tenho o plugin de flash instalado).

    Realmente é pena a inútil barra cinzenta e não guardar em cache as informações da net.

    Outro inconveniente é não se poder mover para o cartão sd.

    Quanto ao problema referido sobre a manutenção do ecran sempre iluminado após fechado, não se verifica neste aparelho.

  4. Tiago Azevedo says:

    Tenho o LG P500 e ficou muito lento após a instalação desta aplicação.

  5. Lavadinho says:

    precisa de flash para ver video?

    • Hugo Cura says:

      Se precisa ou não, não sei… Mas se sim, é ridículo.
      Vejo vídeos em tudo quanto é sítio, sem flash. Vejo no youtube, vimeo, até vejo os da sapo, sic e afins com um browser adequado. Enfim… mas se tencionam adaptar a outros SOs, essa política terá que mudar.

  6. Joao Rodrigues says:

    A aplicação é um pouco lenta, as actualizações são forçadas sempre que se muda de separador o que poderia ser contornado… A barra cinzenta que se vê é para publicidade. No meu equipamento aparece a publicidade e em relação aos vídeos tem a ver com os formatos disponibilizados pela RTP, que não é compatível com todos os equipamentos.

  7. José Romão says:

    bom bom era disponibilizarem nessa mesma aplicação a possibilidade de streaming, uma vez que ja a teem no site “normal” da rtp

  8. ruben says:

    A aplicação do SAPO não se enquadra no mesmo sector desta da RTP: sector dos media? Se se enquadra no mesmo a da RTP não será a primeira aplicação portuguesa do sector mas sim a do SAPO que pelo que sei está já se encontra disponível há algum tempo, vejo isto pelo site deles porque infelizmente não tenho nenhum android. Podem ver em : http://mobile.sapo.pt/apps/android sendo a mais parecida com esta a SAPO mobile

  9. Lucio Fonseca says:

    Olá,

    A aplicação em si está boa, faltam funcionalidades de partilha, comentar notícias (que depois aparecem no site) e talvez de pesquisa. Algumas optimizações de cache, como aqui referido, podiam ajudar a ter uma melhor navegabilidade.

    No meu HTC Hero (com Android 2.2) os vídeos deram e não tenho o flash, mas um amigo tem o TMN A1 (com mod) e já não deu! Penso que será algo relacionado com os equipamentos e não da aplicação em si.
    Se os vídeos forem os que usam no i.rtp.pt então têm mesmo muita qualidade (excelente para quem tem iPhone), logo, bastante banda a ser usada e poderá ser que os aparelhos mais fracos não “aguentarem a carga”, 😐 !

    Veremos nas versões futuras como isto evolui.

  10. Henrique Crachat says:

    No LG-P500 não funciona muito bem. Tem de se instalar um plug in flash? Qual?

  11. Vasco says:

    Boas.

    Não percebo a imagem desta notícia… então o Cristiano ronaldo regressa aos convocados do Mourinho no parlamento ? (imagem da notícia) 🙂

    Tem bom aspeto num Nexus S, mas confesso que já estou habituado à versão m.rtp.pt que passa facilmente por uma aplicação mobile friendly.

    Algumas queixas: mistura entre SW e HW navigation; notícias sem imagens (O glorioso ainda se safa!); caching issues; não percebo a barra vazia no fundo da homepage (ad broken?); scroll de selecção de canais pouco intuitivo; páginas EPG de rádio despidas; homepage – 30% do écran para header é excessivo.

    Em suma, faltam aqueles detalhes que puxam a diferenciação e delight em aplicações nativas. Good try, mas pode e deve ser bem melhor.

    Abraços.

  12. Antonio Gil says:

    Olá, como responsável pela equipa que desenvolveu a aplicação (www.domdigital.pt), agradeço a apreciação do pplware e os comentários de todos. Nisto do Android estamos sempre todos a aprender e estes debates ajudam a todos. Informo que a RTP e Dom Digital vão lançar em breve uma nova versão que resolve alguns dos problemas e aproveita algumas das sugestões aqui descritas. Obrigado e um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.