Já se pode parar a recolha de localizações em fundo do Facebook no Android
Uma das maiores queixas de privacidade nas redes sociais é a constantemente recolha de informação sobre a localização dos utilizadores. Este problema piora com esta acontecer mesmo quando os utilizadores não estão a usar as apps.
O Facebook deu agora um passo importante e passou a disponibilizar no Android uma opção especial. A partir de agora já se pode bloquear a recolha de localizações em fundo do Facebook no Android.
Para muitos esta pode parecer uma opção desnecessária ou sem interesse, na verdade é sem dúvida importante e útil. O Facebook está constantemente a recolher a localização do utilizador, podendo saber muito sobre os seus hábitos e opções.
A localização no Android passa a ser controlada
Se até agora esta não podia ser controlada, o Facebook resolveu dar mais poder aos utilizadores. Estes passam a poder definir de que forma e quando a informação é recolhida. A novidade surge com o intuito de garantir a maior privacidade possível.
Do que o Facebook anunciou, há agora uma nova opção nas definições onde o controlo é dado. Assim, só precisam de indica que querem ou não que a recolha seja feita em fundo, quando a app não está a ser usada.
Até agora a opção que o Android dava aos utilizadores era total, ou seja, ou permitia a recolha ou não o permitia. Com esta opção, o utilizador passa a poder definir como esta recolha deve ser feita mesmo que exista autorização.
O Facebook no iOS já tem esta opção ativa
Se no caso do Android esta é uma novidade, a mesma já existe no iOS á algum tempo. Este sistema obriga a que o utilizador autorize especificamente se permite esta recolha em fundo, quando a app não é usada. Por consequência a privacidade é garantida.
Esta novidade deverá chegar nos próximos dias ao Android e tudo mudará. Esta novidade chega dias depois de se saber que o estava a seguir utilizadores incómodos e depois de ser apresentada uma nova ideia de prever as localizações futuras dos seus muitos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Facebook
Neste artigo: Android, Facebook, localização, recolha
Dado o histórico de “erros” não seria de estranhar que a opção só servisse para sinalizar a intenção de não ser recolhida a informação mas que na realidade continue a recolher e enviar tudo mas com a indicação de que o utilizador não quer que a informação seja disponibilizada e portanto podem utilizar para fins publicitários ao mesmo tempo que recolhem tudo na mesma só que eventualmente escondem a informação do utilizador de forma a que não possa saber que a recolha continua… até serem apanhados de alguma maneira e pedem desculpas pelo “erro” e continua tudo na mesma.
Muito provável que assim seja. O Fakebook tem um longo historial de recolha de informações junto dos utilizadores, para além de outras ilegalidades, sem esquecer as práticas criminosas levadas a cabo há anos.
A única solução é a de fechar a conta e a de remover a app do equipamento. Na verdade nada nos prova que eles não continuam a recolher a informação à revelia da vontade do utilizador e depois de ele se ter pronunciado contra. Aí, o que farão é tentar esconder isso do interessado, como vulgares criminosos, não havendo qualquer problema para eles, caso não sejam apanhados em flagrante. Até lá, ainda hão-de vender muita informação recolhida a quem estiver interessado…
O problema deveria ser resolvido em amonte, criando o fabricante de raiz a possibilidade do utilizador poder em vários níveis limitar a recolha de informação, podendo inclusivamente reduzi-la ao mínimo necessário. Mas acontece que a própria Google tem um negócio que em muito se assemelha ao do Fakebook: recolhe e venda informação sobre os utilizadores a quem quiser comprar. Daí, tal não irá acontecer porque o que acontece é que não há interesse em implementar um solução dessa natureza. A menos que uma entidade com poderes para obrigar a isso, como por exemplo a Comissão Europeia os encoste à parede e tenham que implementar uma solução dessa natureza… ou em alternativa tenham pagar uma multa da pesada, isto é daquelas com muitos zeros…
Até lá vai continuar o abuso habitual.
De uma empresa amoral não se pode esperar nada de bom…
O melhor mesmo é apagar a app e seguir em frente…
Desinstalar é a melhor solução.
Redes sociais não uso, anda meio mundo a ser controlado por a outra metade. Pior ainda andam a formatar os cerebros das pessoas.
Quem usa alguns android cheios de bloatware a correr com permissões de sistema acompanhados com alguma frequencia de backdoors…. essa é a menor das preocupações.
Eu só uso o Facebook para os concursos do pplware