Power Sleep: Um despertador que doa ciclos de CPU à ciência
Muitos se devem lembrar dos projectos de computação distribuída como o Seti@home, em que pequenos pedaços de cálculos eram distribuídos por computadores espalhados pela Internet e que doavam parte do seu poder computacional durante as hora de menor utilização.
E como os smartphones são já uma presença constante na nossa vida, acompanhando-nos no dia-a-dia, porque não utilizá-los para uma função similar?
Foi precisamente isso que a Universidade de Vienna e a Samsung fizeram, lançando o Power Sleep para gerir esses processos no Android.
Esta aplicação faz parte de um projecto de computação distribuída criado para tratar de cálculos em pequena escala, utilizado os ciclos de CPU dos smartphones e os tblets para os realizar.
As áreas onde o Power Sleep irá trabalhar estão relacionadas com o estudo de moléculas que poderão servir para criar novos tratamentos para doenças como o cancro ou o alzheimer.
Mas a forma única como o Power Sleep gere todos os processos de cálculos é que o tornam diferente e único. Na verdade e para a perspectiva do utilizador, esta aplicação é um simples despertador.
É com base na activação deste modo que o Power Sleep percebe que pode começar a utilizar o processador do smartphone para realizar os cálculos necessários.
Os pacotes que são processados pelos smartphones e tablets são transferidos em pequenos blocos, com menos de 1MB, que depois e processados são enviados de volta com os cálculos já feitos.
Os dados dos utilizadores não são acedidos pelo Power Sleep e por isso não existe qualquer problema de segurança associado.
anterior próxima |
O Power Sleep necessita de apenas alguns requisitos mínimos para funcionar, sendo que a a sua maioria são apenas de protecção dos utilizadores.
Falamos de ligar o dispositivo à corrente sempre que iniciarem o despertador, o que por norma até já é feito, e que tenham o dispositivo ligado a uma rede sem fios.
É possível alterar as configurações do Power Sleep para use também as redes 3/4G para receberem e enviarem os pacotes de cálculos.
O projecto onde o Power Sleep está inserido usa a mesma base que foi criada para o Seti, o BOINC, mas que neste caso está adaptado para efectuar cálculos associados ao SIMAP (Similarity Matrix of Proteins).
Instalem-no e ganhem um despertador que está a contribuir para a investigação de curas para várias doenças enquanto está em descanso e a carregar. Quanto vos despertar o processo pára e o vosso smartphone será devolvido às suas funções originais.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.3
Download: Power Sleep
Homepage: Power Sleep
Este artigo tem mais de um ano
Qual será o impacto que tem no tempo de vida da bateria?
Preocupa-te mais com a finalidade do projecto em si em ajudar do que propriamente algo que já fazes todos os dias que é o de carregar a bateria.
Não altera o gasto de bateria, pois só é ativado quando estiver conectado à tomada e com 100% de carga.
Se estiver a carregar, nenhum, penso eu. A energia utilizada deve vir do carregador.
Honestamente, não percebendo eu de como funciona, dúvido. Caso fosse como dizes, conseguiríamos usar o smartphone sem bateria, e ligado a corrente. Só por este pormenor, é que digo que deve afectar.
Desculpa não estava a falar em autonomia da bateria, mas sim em tempo de vida mesmo, como pelo facto de estares com o telemóvel a carregar durante a noite toda ( que não é muito recomendável) vais obrigar a fazer mais ciclos na bateria visto tb estares a usar processamento, logo seria de supor que o tempo de vida diminuiria, não?
estes dias pensei nisto, até estive para pesquisar, mas tem o senão da bateria, e não devo ter o smartphone ideal
Atenção aos efeitos a longo termo e por longos períodos do aumento médio da temperatura no chassi do equipamento(causado pelo processamento dos dados), que não afectando directamente os componentes electrónicos em si, pode acelerar bastante a degradação da bateria.
Existe algum projecto do género para PC? Não me importava de doar uns ciclos de um dos meus CPUs para um fim semelhante.
está no post. seti ou boinc ou rosetta
O mesmo projecto esta presente no boinc.
Quando vi a app decidi doar pelo computador para esse mesmo projecto, que é mais eficiente.
Para smartphone pelo que vi,a aplicação só executa quando ligado ao carregador logo não tem impacto na bateria, falta saber é o aquecimento,no PC também é preciso ter atenção, neste momento não uso no meu enquanto não mudar a massa térmica.
Pelo BOINC, eu utilizo o SETI@Home e o Einstein@home há anos. http://boinc.berkeley.edu/
folding@home da Universidade de Stanford
Boas, provavelmente ‘doa’ mais dados que CPU, enfim. Outros meritos no campo do ‘modo’ sleep do telemovel há coisas como
tap.unicefusa.org
que para quem estiver interessado um simulador do firefox OS é mais que suficiente 🙂