Oracle volta a atacar o Android por causa do Java
A dependência do Java no mundo Android é elevada. Este é um dos componentes mais usado e sem ele o sistema operativo da Google não consegue funcionar de forma correcta.
Na tentativa de obter o que entende ser seu por direito, a Oracle voltou aos tribunais, apresentando novas provas da utilização indevida que o Android faz do Java.
A Oracle, empresa que detém e desenvolve o Java, tem há muitos anos processos em tribunal contra a Google. As novas informações que a empresa agora apresentou no tribunal alegam que todas as versões do Android estão a usar indevidamente e de forma abusiva as APIs do Java, sem a autorização da Oracle.
Segundo a Oracle, não é apenas a versão Froyo (2.2) do Android que está indevidamente e sem autorização a usar as API's do Java, mas todas as versões seguintes do sistema operativo da Google, ou seja, o Gingerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4) e Lollipop (5.0).
A batalha legal tem durado já vários anos, sempre com a Google a conseguir ganhar alguma margem para continuar a usar o Java sem ter de pagar qualquer valor à Oracle.
As pretensões da Oracle são agora mais intensas e a empresa quer ver a sua parte no sucesso do Android. A Google e o Android fazem uso das APIs do Java, alegando que estas são do domínio público, sendo essenciais para a comunicação com os sistemas e com os softwares, e que não podem ter qualquer registos de patente ou direitos intelectuais associados.
Se, inicialmente, os pareceres dos tribunais, que deram como certo que as APIs não podem ter qualquer direito associado, iam no sentido das pretensões da Google, que quer o Java aberto, existiram mudanças recentes que passam agora a dar razão à Oracle e que permitem que exista controlo legal sobre a utilização destas APIs.
A somar à questão da utilização das APIs do Java, a Oracle tem ainda em cima da mesa acusações de utilização de código protegido por copyright.
Para a Oracle há ainda terceiro ponto em que a Google está a lesar a empresa. O sucesso do Android, que é por demais evidente nos últimos anos e que já ultrapassa o mundo dos smartphones, está a conseguir ofuscar o próprio Java, relegando-o para segundo plano e tirando-lhe a visibilidade que merece.
Esta é uma batalha que vai continuar a desenrolar-se nos tribunais e que dificilmente terá uma solução breve e rápida.
Se na maioria dos casos os problemas do Android estão relacionados com questões de patentes e a sua utilização sem as devidas autorizações ou pagamentos aos seus detentores, no caso do Java a questão é menos técnica e mais do foro legal.
É certo que o Android depende do Java para poder funcionar e dificilmente este pode ser substituído, mas a Google não irá deixar que o seu sistema operativo seja lesado com estas questões.
Do lado da Oracle, a empresa pretende apenas acesso ao que entende ser seu por direito, fruto do Java estar a servir de base ao Android.
Pode o Android sobreviver sem o Java ou terá a Google de pagar à Oracle para o usar?
Este artigo tem mais de um ano
” está a conseguir ofuscar o próprio Java, relegando-o para segundo plano e tirando-lhe a visibilidade que merece.”
Como? Até incentiva à programação de apps em Java, dando mais visibilidade à linguagem de programação.
Em relação ao caso em si em que é que isto difere de uma empresa fazer um qualquer sistema em Java e vender aos seus clientes? Aqui é só em larga escala correcto?
Não, eles copiaram as API
ESPERO QUE ANDROID DEIXE DE USAR JAVA!!!!!!
Seria uma migração muito complicada com o que Google ja investiu, mas também gostaria de ver isso
+1 Acabava-se logo com as coisas de que o iOS é melhor. Mas muito dificilmente isso vai acontecer.
Ui!
Tão fácil!
Lol, se fosse só isso…
para já uma miragem, infelizmente…
Se calhar, se calhar era a altura da Microsoft aproveitar a deixa e acenar com o C#. Sintacticamente é linguagem parecida, mas acima de tudo a filosofia da plataforma é semelhante. Em contrapartida a Microsoft ganharia acesso directo a um ecosistema vastíssimo.
Podem dizer que iam-se livrar de uns, para ficar presos noutros. No entanto, a Microsoft tem mostrado abertura à standardização e, mais importante, era tudo uma questão de negociação.
Xamarin
Está mais que na altura da Google comprar o Java à Oracle, tem sido a empresa que tem feito mais pelo Java nos últimos anos.
Ou pagar o que é devido à Oracle, e tirar as patas do que é da Oracle.
+1
Mt bem visto. A oracle enterroubem o java desde q pegou nele.
Se as APIs são lançadas é para serem utilizadas digo eu?
ou esperam que so as usem em projectos falhados? isso da uma grande imagem que a linguagem só é usada em projetos da treta
á a questão do copy right em uso comercial =)
simplesmente a Google devia estar a pagar royalties á Oracle como paga á Microsoft por exemplo, e não paga.
A htc, a motorola, a smasung, a alcatel OT, a LG.
todos usam o AOSP e ninguem da nada à google
Tudo depende do licenciamento da API.
Sim e não.
A ideia da API do Java ser publica é, obviamente que a usem, mas, e esta é a parte importante, dentro do ambiente Java, coisa que o Android não é.
Ou dito doutra forma, imagina um dicionário. Tu podes consultá-lo à vontade, é para isso que ele foi feito. Mas se o usares apenas para obter uma lista de palavras e fazeres um dicionário teu mudando só as definições, isso já não podes fazer.
A API do Java é de acesso público, qualquer um pode ler.
Mas tem direitos de autor.
Mesma coisa que um livro numa biblioteca, podes ler, mas não podes copiar.
A Google leu, e copiou.
Java só é usada em projectos falhados?
lol
Anedota do dia…
O
O que eu disse é que parece que a Oracle quer que o Java só seja usado em projetos falhados pq não rendem nem tem relevo
LOL.
A Oracle quer que façam Apps para Java, não quer, não lhe interessa, clones da biblioteca Java.
Sim, custa 300 mil milhões de dólares.
Foi o CEO da Oracle que disse.
Java deve ser a linguagem mais usada no mundo comercial.
Web, Automação, relações comerciais, markting etc. Eu sei disso porque estou dentro.
É simplesmente boa porque é fácil de aprender, fácil de programar, correr em qualquer cenário e é bastante flexível.
O único contra desta “linguagem” é mesmo a maneira como é executado/interpretado. Lento, muito lento…
+1
O facto de ser interpretado dessa. forma e. de ser mais lento do que se fosse pensado para uma arch aapenas.. nao e só por si uma desvantagem..
Java foi pensado para ser compilado para uma linguagem intermédia standard com o objectivo de correr em qualquer lugar, e a verdade é que Java corre em todo o lado…
claro que com verdaatilidaade se perde velocidade..
Mas se o Java fosse limitado a uma arch tipo.. a copia do java vulgo c#.. nao seria a mesma coisa porque estaria limitada a essa arch.. é se a limitassemos ainda mais.. ao SO como a copia do java vulgu C# aainda seria pior..
quem no seu perfeito juízo iria desperdiçar o seu tempo numaa linguagem vedada a uma arch e a um so?
Que é que bebeste ao jantar?
C# limitado a uma arch?
Então os telemóveis, são ARM, ou usam outra coisa que não C#?
Bem se vê que não programas fora os projetos da escola, o C# é uma excelente linguagem, mas o que se destaca do Java são as ferramentas no Visual Studio…
sopurtar 2 arch ou suportar. uma. e quaase. a mesma coisa!
Uma ferramenta. para se dizer multiarch tem que ter suporte de monta a pelo menos umas 4, o que não acontece.. mais o c# nem sequer muti SO quanto nmais multi arch…
Ao jantar, foi água, mas tu regaste te bem..
Isso esta a mudar a passos largos.
E como alguém que programa em ambas, C# e toda a framework .NET são um prazer de usar.
Gastaram milhões a comprar uma empresa que tinha uma linguagem Open Source, agora querem processar.
Se isto são pessoas normais, tenho orgulho em ser troll.
O Android foi lançado em 2008 e o primeiro dispositivo em 2009, a Oracle comprou a Java em 2009, não faz muito sentido o que disseste
O teu comentário refere se ao final. Então o Android para ser lançado é feito no momento? Conta com pelo menos dois anos de início de projeto.
Cheira me que se o Android não tivesse o sucesso que tem de certeza que a Oracle nem ia mexer uma palha. Se existe domínio público é para ser usado de forma gratuita.
Da mesma forma que era ridículo a Apple pagar à empresa que fez o unix, de OpenSource.
Android java? Acho que era o sonho de qqlr utilizador. Java é sinónimo de buracos de segurança.
A Apple não paga a nenhuma empresa que fez o UNIX.
A AT&T é que paga à Apple os iPhones que lhes compra lol
O OS X e o iOS incorporam parte do código de uma distribuição BSD do Unix. Sendo assim, e desde que se utilize uma licença BSD, nada precisa de ser pago à AT&T.
É uma vergonha que isto continue assim!
A Google é uma empresa falhada, que só tem sucesso a comprar o que os outros fizeram, ou a roubar, como é o caso.
As linguagens da Google, Go e Dart? Fail.
Compare-se com a ascensão meteórica do Swift, lançado há um ano apenas!
Ok Apple fan boy. Mesmo que não tenhas android, aposto que usas de alguma forma um serviço providênciado pela Google..
Nada, só uso o YouTube como consumidor, mais uma empresa que foi comprada pela Googl€.
Sim sim, vai ver as contas deles e depois diz se é falhada lol
Sim, nada de especial.
E vem tudo do mesmo: publicidade.
Só digo isto: “MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!”
E que eu saiba os meteoros, meteoritos e afins descem, não sobem (até caírem no chão). Acho que a boca te fugiu para a verdade :/
Deves pensar que és mais fino que os outros…
http://www.etymonline.com/index.php?term=meteor
Meteórico é o o mesmo que astronómico, não tem nada a ver com meteoritos.
– Se usar “Android”, leva com a Google.
– Se usar “Java”, leva com a Oracle.
É tudo sempre “100% gratuito” e “100% livre de usar qualquer fim”, para quem queira desenvolver software… Até que surja o sucesso!
Aí então esquecem esses “slogans” fabricados pelo marketing… E lá surgem as “fees”, “restrições” e “interpretações” escondidas nas licenças dessas tecnologias, sempre cheias de “catches”…
+10000
É que é exactamente isso! open source tem muito que se lhe diga…
http://openjdk.java.net/legal/gplv2+ce.html
http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/terms/license/index.html
boa leitura.
Concordo.
O Java só me trouxe problemas na minha empresa…..
Na tua e na de toda a gente que o usa 🙂
E por isso que é a linguagem mais usada.
Na tua empresa do teu jogo de computador, só pode…
Se o Java só te deu problemas..eu nem quero então imaginar o Windows :S