Opera Mini 7.0 para Android – o Browser mais económico
Ninguém passa sem um Browser no seu dispositivo móvel. Em Android a escolha é alargada, desde o Browser de origem, passando pelo Dolphin, Firefox, Maxthon ou até o Chrome Mobile. No entanto há um que se preocupa essencialmente com o consumo de tráfego: o Opera Mobile.
O preço versus tráfego na rede móvel continua pouco interessante e tudo o que permita economizar no tráfego é bem-vindo. A par disso existem melhorias muito interessantes nesta versão 7.0.
Esta nova versão do Opera Mini, lançada há dois dias, promete maior controlo sobre o tráfego de dados utilizado, conseguindo processar e minimizar de tal forma a dimensão dos conteúdos que economiza uma percentagem considerável de tráfego. Tudo isto é feito recorrendo a um servidor proxy que, após o pedido de acesso à página, o servidor proxy obtêm-a e devolve ao utilizador uma página de "peso" muito mais reduzido. É possível uma redução de até 90% do tamanho original da página Web.
A suavidade de todos os movimentos na página foi também bastante melhorada, estando agora, a meu ver, muito próximo do desempenho do Chrome Mobile Beta já aqui apresentado.
Agora a página Speed Dial suporta mais de 9 ligações, permitindo colocar no ecrã inicial o número de ligações rápidas que bem entender, adequando assim o Browser ao seu "estilo".
Esta aplicação é usada mensalmente por 160 milhões de utilizadores. A vantagem na contenção do tráfego é excelente e única, permitindo poupar recursos quer de tráfego, quer de processamento no dispositivo móvel.
Este artigo tem mais de um ano
É um browser muito muito útil…
No entanto nesta última versão quando pesquiso algo na barra do google… rebenta…
Simply Opera…
No texto fala-se no Mobile, este é o que uso em tablets, suporta flash.
No phone uso o Mini e é o 7.0 já com 17 ligações, mas este não suporta flash.
Este tipo de ligações já o Opera Mobile tem há bastante tempo na versão 12.
Não conhecia esta questão da poupança. Agora mais gosto dos Opera Mobile e Mini.
No artigo não fazer referencia ao Opera link é pena. è uma grande funcionalidade para manter os bookmarks coerentes entre vários dispositivos.
Mas desta maneira eles terão nosso histórico inteiro nesse servidor proxy, para não falar de possíveis dados financeiros, meus senhores, este não é o browser mais seguro.
Também foi o que me veio à cabeça. Ter todo o meu tráfego a passar por um proxy …. hummm … sei não! :d
1ª imagem: “Dados Uitilizados”
E existem mais um ou dois que notei. Nada grave, mas se não os tivesse era melhor.
Esta actualização acabou por substituir o Chrome nos meus Androids. A inclusão de Hardware Acceleration por OpenGLES tornou todas as transições e movimentos 100% suaves e sem qualquer “encravanços”. Sem dúvida o melhor browser mobile que já usei.
Dolphin Browser Mini.
Aqui o Pplware tem as páginas com um fundo azul escuro. Com qualquer browser se quero, num artigo com muitos comentários, ir até aos últimos rapidamente conforme o desloco com o dedo verificam-se cortes no mesmo, onde se vêm bocados do fundo azul escuro. O que me irritava.
Testei vários browsers mas os Opera Mobile e Mini são os únicos que não provocam aqueles cortes. Se calhar é pela razão indicada pelo Francisco, 2 posts antes.
Houve um outro que também não provocava os cortes mas os caractéres levavam muito tempo a ficar bem difinidos. Posto de parte.
Viva meu caro.
Podes especificar sff o erro que te dá na página, não percebi bem o que te acontece mas pode ser que tenhamos de acertar alguma coisa no nosso casqueiro do site. Obrigado.
Olá Vítor
Isso acontece em qualquer site, não há problema. Dei como exemplo o Pplware por ser onde mais se nota com o fundo azul.
Não alteres nada está tudo muito bem.
Cumps.
AA ok, pensei que era um problema no template, é que andamos a corrigir uns bugs e pode ter aparecido algum outro. Obrigado.
Posso estar completamente enganado, mas arrisco em dizer que por haver hardware acceleration acabas por nem notar esses tais “cortes” pois o rendering é feito muito mais depressa do que se fosse feito por software. Nem tudo deve ser acelarado a hardware, mas no caso dos browsers é sem dúvida das melhores coisas que se podiam ter inventado 😉
Não sei para Android, mas para IOS o Opera é muito ruim.
Eu fico-me mesmo pelo Browser nativo e pelo Dolphin HD. Este Opera mini não sei, mas o outro costuma fechar-se algumas vezes quando activo o flash.
Hugo, Opera Mini ou Opera Mobile? Achas que se perde muito com o Mini?
Neste momento acho que se ganha. O Opera Mobile utiliza renderização própria (implica processamento local -> maior consumo energético) e não tem implementada a aceleração por hardware como agora chegou ao Mini, que é fantástica.
No Mini perdem-se também conteúdos HTML5 e flash. Já agora vÊ aqui as diferenças (ainda não actualizado com a versão 7 do Mini mas parece-me que se mantém correcto).
A minha escolha actual é Opera Mini para a generalidade e Dolphin para o resto.
Obrigada pelo esclarecimento 😉 Fiquei elucidada.
eu uso apenas o Dolphin HD e não tenho necessidade de mais nenhum… é completo e até agora não tenho nenhum problema a apontar… e melhora de dia para dia. Vale pelos comandos por gestos, comandos por voz, correr sem mácula flash… tudo.
A versão actual é muita boa sim senhor. Testei-o agora por teres falado nele. Já tinha utilizado outra versão há bastante tempo e não tinha gostado.
Fica de reserva porque gosto e estou habitaudo aos Opera com que continuo.
Gostei de saber isto. Uso o Mobile nos tablets e o Mini nos smartphones.
Eu uso o Boat Browser e parece-me muito leve no sistema.
O Opera será melhor?