Conheça a opção que deve ativar no Android Pie para aumentar ainda mais a sua segurança
A segurança no Android é um tema que muitos não gostam de abordar. Este sistema tem melhora ao longo dos anos, tornando-se mais protegido e, principalmente, melhor preparado para lidar com ameaças.
No seu desenvolvimento a Google criou algumas opções que melhoram ainda a segurança deste sistema. Uma delas, que a maioria deve ter desativada, protege o SO da Google contra acessos não autorizados. Vamos conhecer e ativar.
Com a chegada dos novos sensores de segurança biométrica (impressão digital e rosto), a segurança do Android aumentou, mas também foram criadas situações em que é mais simples desbloquear estes equipamentos.
Para evitar estas situações, em que basta colocar o dedo no smartphone ou apontá-lo para o utilizador, o Android tem uma opção que bloqueia temporariamente a sua utilização. Chama-se Bloquear e está no Android Pie
Como ativar a opção Bloquear no Android Pie
Esta medida de segurança está presente apenas na mais recente versão do Android e pode ser encontrada na zona das Definições. O acesso é feito pela zona de Segurança desta versão. A sua localização pode depender do fabricante.
Devem depois aceder aos Métodos de desbloqueio do ecrã, sendo escolhida a opção Bloqueio do ecrã. Ai dentro só precisam de ativar a opção o Mostrar o botão Bloquear com o ecrã desligado.
Como usar o Bloqueio no Android Pie
Depois de ativarem a opção para Bloqueio do ecrã, e sempre que precisarem de uma segurança adicional, devem carregar no botão de ligar/desligar por alguns segundos até surgirem as opções de Reiniciar e Desligar.
Junto destas vai estar uma nova opção, Bloquear, que devem ativar e autorizar. Esta opção leva a que todos os sensores biométricos sejam desativados e apenas o desbloqueio seja possível com os métodos tradicionais definidos (Pin ou Padrão).
Sempre que necessitarem de garantir que apenas contra os dados que conhecem (Pin ou Padrão) o Android Pie será desbloqueado devem invocar esta opção. É a forma que têm de impedir acessos contra a vossa vontade ou em momentos em que podem ser apanhados desprevenidos.
Este artigo tem mais de um ano
Ó,daqui lá chegar o Android Pie (9),ao meu smartphone,o Xiaomi Redmi Note 5.Tenho tanta esperança que chegue. 🙂
Cada um na sua, mas isto não faz sentido para mim!
É uma função inútil, ou se confia nos sensores biométricos ou não.
Se não confiasse nos sensores biométricos não os usava, ponto.
Para mim, o PIN é menos seguro e mais fácil de copiar, por exemplo já aprendi o PIN de 2 colegas meus por estar a olhar quando eles colocam o PIN várias vezes!
Enganar o sensor de impressões digitais já não consigo com essa facilidade.
Suponho que seja para casos em que o utilizador ache que o possam “forçar” a utilizar as biometrias, como apontar o telemóvel para a cara dele (no caso do reconhecimento facial), ou ponham o dedo dele no sensor de impressão digital (p.e. se tiver a dormir).
Ok é uma hipótese mas se for por essas razões extremas, parece-me estranho ter uma opção para isso.
Quanto ao dormir e possível roubo:
– Quando alguém vai dormir confia no ambiente onde está, os casos onde isso não acontece são tão raros que merecem uma opção de destaque desta?
Quanto ao forçar:
– Se alguém for assaltado ou forçado a “dar a cara” ou o “dedo” não será esta opção que irá impedir o criminoso de levar o equipamento ou de intimidar até obter o PIN!
Enfim mais uma vez, para mim não faz sentido que seja uma opção standard naquele sitio!
Acho que são casos tão raros que quem tem essa paranóia/necessidade iria às opções e desabilitava o acesso facial ou do dedo e pronto.
Colocar isso no botão de desligar/ligar é overkill quando há tantos outros cenários que podem acontecer com mais probabilidade e que não há opções para eles!
Precisava mesmo era de poder colocar em modo avião ao pressionar o botão ligar/desligar.
Precisava muito mais de activar o modo “do not disturb” no botão ligar/desligar.
E tenho outras!
Isso sim é que seria MUITO mais útil!
Vocês estão a esquecer-se da quantidade de mulheres e homens que à noite apontam o telemóvel para a cara do parceiro para dar uma vista de olhos…
Houve já quem criasse impressões digitais falsa e desbloqueou o smartphone com esses sensores. Nada bate a password de desbloqueio.
Nada bate as passwords?!
Eu trabalho com 2 colegas e com o convivo do dia a dia, vi tantas vezes a introdução da password que já as sei… Podia entrar nos smartphones deles se eu quisesse.
Não me parece assim tão seguro como as impressões digitais, se usassem impressões digitais não estou a ver como ia facilmente fazer essas tais “impressões faltas”
Just saying…
*queria dizer: “impressões falsas”
Estes burros da Google que são que desenvolve na prática a maior parte do Android, poderia acrescentar BIOMETRIA + código com teclado que apresente os dígitos e outros caracteres em posições aleatórias!
Assim a pessoa poderia utilizar a impressão digital (ou cara, ou amostra de sangue, ou amostra de voz, etc.) mais o código. Assim sim, seria extremamente difícil ultrapassar essa segurança para as pessoas normais.
Exacto isso é que seria muito mais interessante! Biométrico + código… será que ninguém foi capaz de pensar nisto??
eu já pensei nisso.. já há muitos telemóveis com pelo menos dois sensores, então um telemóvel que funcione em conjunto: sensor biométrico + face IR (talvez iris também) + opcionalmente código
se enganar um só segurança ainda leva algum tempo e muitas tentativas, então 3 seguranças.. desistem logo.
Tenho Samsung S9+ e ainda a versão 8… Não me parece receber tão cedo num telemovel recente infelizmente.
Estão a esquecer-se das companheiras/companheiros que pegam nos dedos dos seus entes queridos enquanto estes dormem…